Meus outros blogs:

sábado, 31 de janeiro de 2009

Frase do dia

Dizem os americanos:
"We have Barack Obama, Stevie Wonder, Bob Hope, and Johnny Cash."
Respondem os portugueses:
"We have José Sócrates, No Wonder, No Hope, and No Cash."


"Se eu soubesse que um dia a América seria governada por um de nós, jamais teria mudado de cor."
Michael Jackson

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Polonês constrói casa virada para baixo

O teto no lugar do chão e móveis pendurados sobre a cabeça. É isso o que encontram os visitantes que entram na casa construída de cabeça para baixo. O lugar foi criado pelo empresário polonês Daniel Czapiewski como um símbolo de todas as injustiças contra a humanidade.

"O homem está destruindo o mundo e só o homem pode consertá-lo. Essa casa é um alerta para isso", afirmou Czapiewski. Para enfatizar essa intenção, dentro da casa há uma exposição de pinturas polonesas que ilustram temas como pobreza, terrorismo, desastres naturais, guerra, o comunismo e o fascismo.

Do lado de dentro, os ângulos das paredes deixam os visitantes desorientados. Mesmo assim, a casa invertida tem atraído milhares de turistas.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

As Outras Índias

Curso de introdução à cultura e sociedade da Índia contemporânea

Coordenação: Constantino H. Xavier
Museu do Oriente
Datas: 6 sessões de Janeiro 2008 a Junho 2009 (sessões mensais de 3 horas)
(31 Janeiro, 28 Fevereiro, 21 Março, 18 Abril, 23 Maio e 20 Junho)
Horários: Sábados das 10h00 às 13h00
Local: Piso 4
Público-alvo: Adultos
Preço: € 120 ,00
Nº participantes: mínimo de 25

Actividade sujeita a inscrição prévia e a número mínimo de participantes

Com quase um sexto da população mundial, berço das grandes religiões asiáticas, e uma diversidade cultural ímpar, a Índia sempre suscitou uma imensa curiosidade no Ocidente. Mas em contraste a esta imensa, exótica e histórica Índia espiritual assiste-se agora à emergência paralela de uma nova Índia – moderna, materialista, confiante e competitiva. Este curso introduz os participantes não só a estas duas, mas também, a várias outras Índias contemporâneas que só raramente são abordadas de forma aprofundada em Portugal. Com recurso a uma selecção de leituras e à projecção de materiais audiovisuais, bem como à experiência pessoal de oradores convidados, as seis sessões mensais abordam doze dimensões (duas por sessão) essenciais para compreender as novas tendências sociais, culturais, económicas e políticas que movimentam a Índia de hoje em direcção ao futuro.

Coordenador: Constantino H. Xavier é docente no Departamento de Estudos Políticos da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Instituto Português de Relações Internacionais – IPRI-UNL

Inscrições e mais informações em www.museudooriente.pt ou pelo e-mail dci@foriente.pt
http://www.museudooriente.pt/535/as-outras-indias-.htm

Produção de Eventos Culturais
Direcção de Cultura e Relações Internacionais
Av de Brasília Doca de Alcântara Norte
1350-352 LISBOA
Tel.(351) 213585200 Fax:(351) 213527042
www.museudooriente.pt

Masala Tea

Ingredients:

Water 2 cups
Milk 1 cup
Sugar to taste
Tea leaves 3 tsp.
Black pepper 3-4
Cloves 2
Green cardamom powder 1/4 tsp.
Brown cardamom powder 1/4 tsp.
Ginger 1/2 inch
Aniseed 1/2 tsp.

Method:

1. Heat water in a pan.
2. Add sugar and tea masala (black pepper, cloves, green cardamom powder, brown cardamom powder, crushed ginger, aniseed) and bring it to boil.
3. Reduce the heat. Let it boil for another 5 minutes on low heat with pan partially covered.
4. When the bubbles start coming up, add tea leaves and milk.
5. Bring 3-4 boils and then switch off the gas.
6. Strain into the cups. Masala tea is ready to serve.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Namasté

Namasté ou Namaskar (Sânscrito) é um cumprimento ou uma saudação falada bastante comum no Sul da Ásia. Namaskar é considerado uma forma ligeiramente mais formal do que Namaste mas ambas as expressões expressam um grande sentimento de respeito.

Utiliza-se na India e no Nepal por Hindus, Sikhs, Jainistas e Budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação verbal ou escrita. Contudo, o gesto feito com as mãos dobradas é feito sem ser acompanhado de palavras quando se despede. No yoga, namaste é algo que se dirá ao instrutor e que, nessa situação, significa “sou o seu humilde criado”.

Literalmente significa “curvo-me perante ti”. A palavra provém do Sânscrito (namas): "curvar-se, saudação reverencial", e (te): “para ti”.

Quando dito a outra pessoa, é normalmente acompanhada de uma ligeira vénia feita com as duas mãos pressionadas juntas, as palmas tocando-se e os dedos apontando para cima, no centro do peito. O gesto também pode ser realizado em silêncio, contendo o mesmo significado. É a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro.

Quando dito a outra pessoa, também poderá significar: "O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti".

A palavra Namaste (pronuncia-se Namastê) é composta de duas palavras sânscritas: Nama (reverência, saudação) e Te, que significa você. Em síntese é saúdo a você, de coração, ao que deve ser retribuído com o mesmo cumprimento. Pelos meios esotéricos acabou ganhando o significado um pouco mais floreado de "O Deus que habita em mim saúda o Deus que há em você".
O gesto do Namaste, conhecido pelos budistas como Anjali mudra, consiste no simples ato de juntar as palmas das mãos ante o coração (ou mais precisamente o chakra do coração), e inclinar levemente a cabeça. Falando de forma metaforica, os cinco dedos da mão esquerda representam os cinco sentidos de karma, enquanto os da direita representam os cinco órgãos do conhecimento. Significa então que mente e coração devem estar em harmonia, para que nosso pensar e agir estejam de acordo com o Dharma. Também é um reconhecimento da dualidade que existe no mundo e sugere um esforço de nossa parte para trazer essas duas forças unidas em equilíbrio.

Contando os dedos, temos um total de dez é alcançado. O número dez é símbolo da perfeição, da unidade, em todas as tradições antigas: Senão vejamos: . As dez Sephiroth na Árvore da Vida, os dez Mandamentos, e, no sistema de Pitágoras é o símbolo da criação e ainda, o número do equilíbrio perfeito para os antigos Chineses.

A mitologia por trás deste gesto é no mínimo curiosa: conta que o Deus Krishna escondeu as roupas de algumas moças que se banhavam no rio Yamuna. Ao perceber, elas suplicaram de todas as formas a ele para devolvê-las, mas Krishna permaneceu irredutível (sacana, não?). Somente quando elas fizeram o gesto do Namastê (na realidade saudarom-no reconhecendo nele uma grande Autoridade), só então é que ele ficou satisfeito e devolveu as roupas.

Usos na cultura Sul-Asiática
Ainda quando saudação, um "namaste" pode ser dito com as mãos juntas em frente ao tórax com uma ligeira curvatura. Para indicar profundo respeito, pode-se colocar as mãos em frente a testa, no caso de reverencia à um deus ou santidade, coloca-se a mão completamente acima da cabeça.

Namaste é também usado como um cumprimento na comunicação escrita, ou geralmente entre pessoas que se conhecem.

Em algumas partes da India (por exemplo, área onde se fala a língua Punjabi), Namaste é usado não somente para cumprimentar Hindus mas para todo mundo. As saudações completas para Muslims são Assalamu Alaikum e para Sikhs é Sat Sri Akaal. Mas "namaste" é aceitado em todas religiões.

Entretanto, no Sri Lanka, esta comumente tem um significado diferente. O gesto é usado para saudar (bem como se despedir) de pessoas com o verbo "Aayubowan". Aayubowan significa de forma aproximada, "que você tenha uma longa vida". Quando usado em funeráis para cumprimentar os convidados, a parte verbal é geralmente omitida. O gesto aayubowan é também um símbolo cultural do Sri Lanka e da hospitalidade cingalesa. Este também é usado por comissários de bordo cingaleses para cumprimentar os passageiros e em outros sinais de hospitalidade.


Significados na cultura global
Namaste é uma das algumas palavras Sanskritas comumente reconhecidas por aqueles que não falam Hindu. No ocidente, ela é usada para indicar a cultura sul-asiática em geral. "Namaste" é particularmente associada geralmente à aspectos da cultura sul-asiática como vegetarianismo, yoga, e Hinduísmo.

Recentemente, e mais globalmente, o termo "namaste" foi associado especialmente ao yoga e à meditação. Neste contexto, ele foi visto em uma grande variedade de termos com significados complicados e poéticos que se ligam com as origens espirituais da palavra. Alguns exemplos:

"Eu honro o Espírito em você que também está em mim." -- atribuída ao autor Deepak Chopra
"Eu honro o local em você em que o Universo inteiro reside, eu honro o lugar em você que é de Amor, de Integridade, de Sabedoria e de Paz. Quando você está neste lugar em você, e eu estou neste lugar em mim, nós somos um."
"Eu saudo o Deus dentro de você."
"Seu espírito e meu espírito são um." -- atribuida à Lilias Folan, ensinamentos compartilhados de sua jornada à Índia.
"O divino em mim cumprimenta o divino em você."
"A Divinidade dentro de mim compreende e adora a Divinidade dentro de você."
"Tudo que é melhor é mais superior em mim cumprimenta/saúda tudo que é melhor e mais alto em você"
"O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você."

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sem palavras....

A polícia polonesa flagrou o motorista Hieronim Kapuscinski levando um cavalo dentro de um Fiat Uno. (Foto: Reprodução/Daily Telegraph)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Mulher dá à luz óctuplos na Califórnia

Uma mulher deu nesta segunda-feira à luz óctuplos mediante cesariana na cidade de Bellflower, na Califórnia e, segundo fontes hospitalares, a mãe, os seis meninos e as duas meninas estão em bom estado de saúde.

Segundo o diário "Los Angeles Times" é a segunda vez que nascem óctuplos nos Estados Unidos.

Fotos

"Ficamos felizes de informar que os oito recém-nascidos estão em condição estável", disse ao canal local televisão "KCAL9" um porta-voz da clínica Kaiser Permanente.

Segundo ela, os bebês pesam entre pouco mais de meio quilo e um quilo e meio e dois deles precisaram ser ajudados com um pulmão artificial.

"As crianças gritavam e choravam muito vigorosamente. Sua mãe se encontra muito bem. As expectativas são boas", assinalou ao canal de TV Harold Henry, um dos médicos da Kaiser Permanente. A mãe tem planos de amamentar todos os oito bebês, o seu médico disse.

Segundo o porta-voz, os médicos do hospital têm esperança de que os oito bebês sobrevivam, embora tenham esclarecido que as próximas 72 horas serão cruciais.

"Teremos que prestar muita atenção e ter muito cuidado nos próximos dias", frisou.

Segundo o "Los Angeles Times", o primeiro parto de óctuplos nos EUA ocorreu em Houston, no Texas, em 1998. Na ocasião, foram seis meninas e dois meninos. Uma das crianças morreu uma semana depois.

---------------------------------------------------------------------
O maior grau de gemelidade em que todos os bêbes nasceram e se conservaram vivos é oito (óctuplos); no mundo inteiro, até agora, só foram registrados dois grupos de óctuplos. Existe também conhecimento de que em 1971, em Sydney, uma mulher deu à luz nove bebés, no entanto, nenhum deles sobreviveu mais de seis dias.[2] Existem vários relatos documentados no mundo. As gravidez de mais de dois conceptos representam 1% de todas as gravidezes gemelares. Podem ser idênticos, fraternos ou uma combinação dos dois tipos, meninos ou meninas.
Gêmeos - 1 em 85.
Trigêmeos - 1 em 7.225.
Quádruplos - 1 em 614.125.
Quíntuplos - 1 em 52.200.625.
Sêxtuplos - 1 em 4.437.053.125.
Sétuplos - 1 em 377.149.515.625.
Óctuplos - 1 em 32.057.708.828.125.

Signo chinês - Boi/ Bufalo

1901 Fev 19 a 1902 Fev 07
1913 Fev 06 a 1914 Jan 25
1925 Jan 25 a 1926 Fev 12
1937 Fev 11 a 1938 Jan 30
1949 Jan 29 a 1950 Fev 16
1961 Fev 15 a 1962 Fev 04
1973 Fev 03 a 1974 Jan 22
1985 Fev 20 a 1986 Fev 08
1997 Fev 07 a 1998 Jan 27
2009 Jan 26 a 2010 Fev 23

Cor: Verde claro, Cor-de-rosa
Sabor: Incenso
Alimento: Doce
Bebida: Chá forte
Flor: Lavanda
Árvore: Pereira
Metal: Cobre
Instrumento Musical: Ágata, Esmeralda
Dia do Mês: 12
Números: 1, 3, 5, 12, 15, 33, 35, 51 e 53
Compatibilidades entre Signos
Maior: Serpente, Galo, Rato
Media: Búfalo, Dragão, Coelho, Macaco e Porco
Pior: Cavalo, Cão e Cabra

O Búfalo é honesto, sensível, forte e tenaz. Os que nascem sob este signo possuem integridade, são de confiança e verdadeiros para os seus amigos e família. Reservados e pensativos, fazem bons amigos e companheiros. Podem ser rezingões, por vezes, mas percebem as coisas. São leais aos seus companheiros. Os seus pais permanecem importantes pela sua vida inteira. O Búfalo é muito organizado e não aprecia mudanças. São muito afectuosos para com os outros e preocupam-se com o seu bem-estar.
Um Búfalo é um perdedor terrível, tende a culpar outros pelos seus erros, e nunca perdoa. Não se deixa influenciar por rumores e considera todos os pontos de vista numa situação.


Amor
Durante todo o ano te sentirás fortemente atraído por situações intrigantes, por pessoas que não estão livres ou pouco dispostas a construir uma relação sólida. Especialmente em verão sentirás exclusivamente uma atracção física pelas pessoas que encontrarás. Atendimento a não confundir teu momento de deslumbramento por amor verdadeiro, já que poderias sofrer inevitáveis desilusões.
Trabalho
Janeiro e Fevereiro poderiam resultar fadigosos trazendo-te inquietudes e susceptibilidade. No entanto, com inteligência e perspicácia conseguirás impulsionar as situações que te interessam. Em inverno deverás poupar um pouco para defrontar a gastos imprevistos. Evita também de postergar a resolução de alguns problemas trabalhistas: fazer hoje também o de manhã, deverá ser teu lema existencial!
Saúde
Se perfila um ano de considerável bem-estar psicofísico. Cuida a qualidade energética de tua casa para que harmonize com tuas vibrações. Para teu bem-estar, em inverno perfuma-te com água de rosas; em primavera privilegia o aroma do jasmim; em verão com o aroma da madressilva e em inverno com as fragrâncias místicas do sândalo.

domingo, 25 de janeiro de 2009

sábado, 24 de janeiro de 2009

Mulheres...

As mulheres são verdadeiramente espantosas…
Carregam fardos e dificuldades, mantendo um clima de felicidade, amor e alegria.
Sorriem quando querem gritar.
Cantam quando querem chorar.
Choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas.
Lutam por aquilo em que acreditam e não aguentam injustiças.
Não aceitam um "não" quando acreditam que existe uma solução melhor.
Prescindem de tudo para dar à família.
Vão com um amigo assustado ao médico.
Amam incondicionalmente.
Ficam radiantes quando nasce um bebé ou quando alguém se casa.
Choram quando os seus filhos são os melhores e aplaudem quando um amigo ganha um prémio.
Ficam devastadas com a morte de alguém querido, mas mantêm a força além de todos os limites.
Sabem que um abraço e um beijo podem curar qualquer desgosto.
Existem mulheres de todos os formatos, tamanhos e cores. O coração de uma mulher mantêm este mundo a andar.
As mulheres têm coisas vitais a dizer e tudo para dar.
Dão apoio moral à família e amigos.
Trazem alegria, esperança e amor.

No entanto, existe um defeito nas mulheres…
É que se esquecem constantemente do seu valor!
Por isso, passo-te este e-mail para te lembrar o quão espantosa és!
Um brinde a nós, à vida e ao universo!

Nota: Uma das mulheres que mais admiro, a sua força, a sua vontade de fazer tudo. E depois do que escreveste, mais te admiro. tu, miga, O.D. (cardaminha)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

fotografias tiradas em Goa

Jesus Never Fails

O artista que se segue na Sala do Cinzeiro, pela mão do comissário João Pinharanda, é António Júlio Duarte. O autor apresenta uma série de fotografias tiradas em Goa. Até 15 de Março no Museu da Electricidade, em Lisboa.
"Jesus Never Fails" reúne uma série de 30 imagens tiradas em Goa. Já anteriormente apresentada no ano passado, esta versão da série, agora apresentada, inclui novas imagens e conta com a edição de um catálogo. Não podemos esperar de "Jesus Never Fails", "a Goa das recordações pós-coloniais", aqui "Goa" passa a "designação abstracta e universal", nas palavras do curador João Pinharanda.

TELEFONE: 210028120
LOCAL: Lisboa, Museu da Electricidade - Avenida Brasília - Edifício Central Tejo
HORARIOS: De 23-01-2009 a 15-03-2009
Terça a domingo das 10h00 às 01h00
PREÇO: Entrada livre.
OBSERVAÇÕES: Fotografia. Inaugura 23/1 às 19h.
ARTISTA/S: António Júlio Duarte

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

As 27 as maravilhas de origem portuguesa no mundo

Passam a ser 27 as maravilhas de origem portuguesa no mundo que podem ser votadas a partir deste sábado. A lista oficial das Sete Maravilhas vai ser divulgada esta tarde, mas a TSF antecipa já as escolhidas.

Depois de algumas críticas de historiadores, a empresa que organiza a votação decidiu introduzir profundas alterações na lista de monumentos que os portugueses deixaram em vários continentes.

As novas Sete Maravilhas de Portugal no mundo, em vez de 22 monumentos na votação serão 27 tendo caído da lista, já conhecida, as duas Missões dos Jesuítas no Brasil, os monumentos referenciados no Senegal, Gâmbia e no Sri Lanka.

Após consulta a especialistas foram seleccionados dez novos monumentos em Angola, Cabo Verde, Quénia, Brasil, Índia e Península Arábica, tudo para fazer crescer a alma do país como adiantou à TSF Luís Segadães, presidente das novas Sete Maravilhas de Portugal.

«O nosso objectivo é fazer uma grande divulgação do património português espalhado pelo mundo e elevar a auto-estima dos portugueses», sublinhou o presidente.

A votação vai estar disponível na Internet e começa já no próximo dia 13 de Dezembro e até 30 de Maio.

Os resultados finais da votação vão ser conhecidos a 10 de Junho, Dia de Portugal.

Luís Segadães acredita num sucesso maior que o das anteriores Sete Maravilhas seleccionadas no continente em Julho, de 2007.

«Somos mais experientes, é uma organização já rodada. Nós tivemos muita gente a votar no ano passado, em Portugal votaram mais de 350 mil pessoas, a nível mundial votaram mais de 100 milhões de pessoas, portanto é um projecto de grande impacto», adianta o responsável.

As 27 Maravilhas:
África:
- Angola – Luanda – Convento do Carmo
- Cabo Verde – Cidade Velha de Santiago
- Etiópia – Gorgora Nova
- Gana – S. Jorge da Mina
- Marrocos – Cidade Fortificada de Mazagão
- Marrocos – Fortaleza de Safi
- Moçambique – Ilha de Moçambique
- Quénia – Mombaça – Fortaleza de Jesus
- Tanzânia – Forte de Quiloa

América:
- Brasil – Congonhas – Santuário do Bom Jesus de Matosinhos
- Brasil – Olinda – Mosteiro de S. Bento
- Brasil – Ouro Preto – Igreja de S. Francisco de Assis da Penitência
- Brasil – Recife – Convento de Sto. António e Ordem Terceira
- Brasil – Rio de Janeiro – Mosteiro de S. Bento
- Brasil – Rondónia – Fortaleza de Príncipe da Beira
- Brasil – S. Salvador da Baía – Mosteiro e Ordem Terceira de S. Francisco
- Uruguai – Centro Histórico e Colónia do Sacramento

Ásia:
- Bahrain – Fortaleza de Qal’at al-Bahrain
- China – Macau – Ruínas de S. Paulo
- Índia – Cidade de Baçaim
- Índia – Cidade de Damão Grande
- Índia – Fortaleza de Diu
- Índia – Goa – Basílica do Bom Jesus
- Índia – Goa – Sé
- Irão – Fortaleza de Ormuz
- Malásia – Centro Histórico de Malaca
- Oman – Fortificação de Mascate

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

SANTO EXPEDITO O SANTO DO IMPOSSÍVEL


Santo Expedito amo-te e preciso de ti,
estás no meu coração,
abençoa-me
e abençoa a minha família,
meu lar, meus amigos
e inimigos (porque com eles também aprendí),
guarda meus bens espirituais, meus sonhos e projectos,
sê meu advogado
e exerce a tua sabedoria
para defenderes-me dos problemas que padeço.
Protege-me dos males que me cercam
e afasta de mim aqueles que só querem a minha perdição.
Hoje te peço que me concedas a graça de ....... (dizer o pedido)
e comprometo-me a difundir o teu Nome
e a tua capacidade de ouvires.
Em nome de Jesus....

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

María Amelia: A bloguista mais velha do mundo

Chama-se María Amelia, é natural de Muxía, Espanha, tem 97 anos e é a bloguista mais velha do mundo. A aventura na web começou em Dezembro de 2006 quando no dia do seu aniversário o neto a presenteou com um blogue. Dois anos depois, a idosa é uma verdadeira estrela da blogosfera, com mais de 400 visitantes diários.

Sob um fundo cor-de-rosa, os textos de María Amelia são escritos em tom descontraído e falam desde a sua vida a temas da actualidade. A auxiliar nas novas tecnologias está permanentemente o neto, que põe por escrito as dissertações da avó e ajuda a responder às dezenas de e-mails que a idosa recebe diariamente.

Vindos de países tão distintos como Espanha, México, Japão, Canadá, Austrália e Reino Unido, cerca de um milhão e meio de internautas já visitaram o blogue. "A minha vida mudou... agora posso comunicar com o mundo inteiro", explica María Amelia na apresentação da página.

A fama é tanta que em Fevereiro de 2008 a bloguista foi convidada a conhecer pessoalmente o primeiro-ministro Espanhol, José Luís Zapatero. Socialista assumida desde os 16 anos, Amelia descreveu com emoção o encontro na sua página: "Foi encantador. O povo quere-lo por causa da sua transparência e forma de comunicar. Gostava de ter falado mais com ele mas a emoção era tanta que fiquei sem palavras. Foi um orgulho ser alvo desta delicadeza".

Sobre o objectivo do seu blogue, María Amelia explica que "serve para se entreter, comunicar com o mundo e animar todos os idosos que utilizem a Internet". E deixa o desafio: "Os familiares dos idosos podiam fazer um esforço para ensiná-los. Assim estes poderiam conhecer gente diferente e aprender coisas novas todos os dias. A mim tirou-me vinte anos de cima."

Blog da María Amelia

Barack Obama

Barack Hussein Obama II (Honolulu, 4 de agosto de 1961) é um político dos Estados Unidos da América, sendo o 44º e atual presidente de seu país, pelo Partido Democrata. Sua candidatura foi formalizada pela Convenção do Partido Democrata em 28 de agosto de 2008. Tomou posse a 20 de janeiro de 2009. Até então, era senador pelo estado de Illinois. Obama foi o primeiro negro (afro-americano no contexto estadunidense) a ser eleito presidente estadunidense,[1][2]. Foi também o único senador afro-americano na legislatura anterior.

Piada: O Presidente dos EUA recebeu um cão de água algarvio que se chama "Barraca Abana".

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Signo do boi começou a reger o ano 2009


Diferentemente do calendário gregoriano, em que o Ano Novo é comemorado na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro, os chineses comemoram a chegada de um novo ano segundo o calendário lunar, e essa passagem é um dos períodos mais importantes para a sociedade chinesa. Assim como os ocidentais, as festividades ficam reservadas para a véspera e com direito a muitos fogos de artifício.

O Ano Novo Chinês, que começa esta segunda-feira, e será regido pelo signo do boi, que resumidamente pede para que todos trabalhem muito, sem desistir, apesar das dificuldades financeiras. Mesmo sendo mera coincidência, as características do signo animal — que nunca dorme e só trabalha — caiu como uma luva para a atual situação em que o mundo inteiro vive com o ápice de uma crise na economia. Reservado e introspectivo, o Boi esconde suas emoções, com a intenção de transparecer cautela e ponderação, mas ocultando, na verdade, sua necessidade de auto-afirmação e sua carência afetiva, que ele teima em negar. Exigente e ambicioso, o Boi está sempre desafiando seus próprios limites.

Na juventude, o Boi trabalha arduamente, já que busca amadurecer em segurança. Isso, porém, o impede de viver o presente e de, inclusive, viver seu lado emocional. No sexo, como estão sempre preocupados com a própria imagem, tendem a ser amantes pacientes e que atendem às necessidades do sexo oposto, a quem procuram demonstrar por meio das sensações físicas aquilo que não consegue verbalizar.

VIRTUDES: o alto senso de responsabilidade faz do Boi um signo à parte no Horóscopo Chinês, pela perseverança e dedicação ao trabalho

DEFEITOS: pode ser mesquinho e avarento, além de irritadiço. Se for provocado, pode premeditar o mal e se vingar. A ironia e o sarcasmo são armas poderosas

SAÚDE: possíveis problemas com garganta, dentes e cordas vocais, furúnculos e abcessos

Anos que correspondem ao signo boi:
Para que vocês entendam os anos abaixo são os quais o signo do Boi corresponde, então todas as pessoas nascidas entre essas datas são respectivamente do signo de boi.

19/02/1901 a 07/02/1902
06/02/1916 a 25/01/1914
25/01/1925 a 12/02/1926
11/02/1937 a 30/01/1938
29/01/1949 a 16/02/1950
15/02/1961 a 04/02/1962
03/02/1973 a 22/01/1974
20/02/1985 a 08/02/1986
08/02/1997 a 28/01/1998

Tigre (meu signo chinês): O Tigre simboliza o poder, a paixão e audácia. Eles inspiram admiração mas também temor. Personalidade vivaz e impulsiva, as pessoas nativas de tigre adoram ser o centro das atenções. As vezes eles tomam decisões precipitadas, mas isso se deve basicamente a sua natureza desconfiada e impaciente.
Todo Tigre é um humanitário, se envolve intensamente e dá tudo de si quando está empenhado num projeto. É um otimista em busca de novos desafios.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Orquídeas - Parecem borboletas....

Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais.






sábado, 17 de janeiro de 2009

80 anos de Popeye... Senhor dos espinafres..

O sucesso de Popeye foi tão grande, que nos anos 30 discutiu popularidade com o rato Mickey, quando a banda desenhada ganhou vida em curtas-metragens animadas que passavam nos cinemas.

Quando se pensa em Popeye vem logo à memória os espinafres que o marinheiro devora para ficar mais forte e confiante. O sucesso da personagem foi tanto que o consumo de espinafre nos Estados Unidos aumentou, na altura, 30 por cento. A força de Popeye era o argumento mais utilizado pelas mães para convenceram as crianças a comer legumes.

Com Popeye surgiram também outras personagens memoráveis como o eterno inimigo Brutus, Wimpy e a namorada Olivia Palito.

Oitenta anos depois, o simples desenho publicado num jornal continua o legado. Depois da banda desenhada e do Cinema, Popeye chegou, recentemente, ao mundo dos videojogos. Veja um vídeo antigo do Popeye:

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Tamarilho, nós chamamos Tomate da India, ihihih!

O tamarilho, também conhecido como tomarilho, tomate inglês, japonês, francês e, ainda, brasileiro é um fruto pertencente à família Solanaceae. O tamarilho nasce numa árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no Inverno. Propaga-se por semente e por estacas dos ramos.

O tamarilho é um fruto rico em potássio e muito rico em vitamina A e C, este facto torna-o indicado para controlar o colesterol. O seu formato é semelhante ao de um ovo, a casca é vermelha e a polpa tem textura semelhante à da ameixa. Os caroços são vermelhos escuros, numerosos e comestíveis, tem um sabor agridoce sendo apreciado ao natural mas, também, é explorado com sucesso na confecção de sumos, geleias ou compotas, saladas de frutas e legumes e molhos para acompanhar carnes.
Este fruto é nativo dos Andes, na América do Sul. É comercialmente cultivada na Nova Zelândia, Califórnia e Portugal. No Brasil, a fruta é cultivada em quintais, principalmente nos estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo. Na Bahia recebe o nome de “tomatão” e em São Paulo de “tomate francês”. Na região sul de Minas Gerais é popularmente conhecida como “tomate de árvore”. Em Portugal (continental), também, é conhecida como “tomate brasileiro”, no entanto é um fruto muito comum na ilha da Madeira, sendo conhecido pelo nome de “tomate inglês”.
Ao comprar, devem preferir-se os frutos maiores, rijos e de pele lustrosa e sem manchas. Se ainda estiverem verdes devem deixar-se amadurecer à temperatura ambiente. Quando maduros, exalam um agradável perfume e a polpa cede ao toque. Nessa altura, poderão conservar-se no frigorífico (4°C), dentro de um saco de plástico, durante cerca de 10 dias.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Flor do Maracujá é conhecida como "flor-da-paixão"

Se me perguntarem que flor eu gosto, que flor eu admiro, é esta: flor de maracuja, passionflora, passion flower, Flor da paixão. Acho a flor mais bonita de todas as que já vi.


Sua flor é considerada como a flor da paixão devido à sua forma: coroa de espinhos, cinco chagas, três pregos com que Jesus Cristo foi crucificado. É crença geral, que o maracujá foi criado por Deus para perpetuar a lembrança do sacrifício do calvário. Esta flor de extraordinária beleza tem a singularidade de apresentar num simbolismo caprichoso da natureza, os principais instrumentos da Paixão de Cristo: coroa, açoites, cravos, chagas, etc.


Esta flor de maracujá, fotografada neste ângulo parece uma figura extraterrestre.

Devido as suas propriedades terapêuticas, o maracujá possui grande valor medicinal: as folhas e o suco contêm passiflorina, um sedativo natural e o chá preparado com as folhas tem efeito diurético. Seu uso principal, no entanto, está na alimentação humana, na forma de sucos, doces, geléias, sorvetes e licores. É rico em vitamina C, cálcio e fósforo.

Maracujá - bloqueador natural de gordura
A casca da fruta, transformada em farinha, diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos, fazendo você perder peso.E não tem contra-indicação!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Pitanga - vermelho

A pitanga - Eugenia uniflora Berg., família Myrtaceae - é o fruto da pitangueira. Drupa globosa, carnosa, vermelha (a mais comum), amarela ou preta, e bastante saborosa, rica em cálcio, a pitanga é nativa da Mata Atlântica brasileira, onde é encontrada na floresta estacional semidecídua do planalto, desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Ocorre também nas restingas. Também pode ser encontrada na ilha da Madeira, Portugal.

A palavra "pitanga" vem do tupi-guarani, e significa "vermelho". A planta é cultivada tradicionalmente em quintais domésticos. Dá-se bem em terrenos arenosos junto às praias e os frutos são ótimos atrativos para pássaros. É também usada como árvore ornamental em várias cidades brasileiras. Nos sistemas agroflorestais multiestrato e em reflorestamentos heterogêneos, é planta importante na recuperação de áreas degradadas.

Árvore de porte médio - no máximo 12 m - a pitangueira é de desenvolvimento moderado, e medianamente rústica. A copa globosa é dotada de folhagem perene. A presença de licopeno (poderoso antioxidante) em sua composição é responsável pela coloração vermelha intensa da fruta. Mais recentemente, tem sido apontado que esta frutinha também possui propriedades afrodisíacas.
Conforme análise físico-química de 100 gramas de polpa de pitanga foram constatadas 38 calorias, 0,3g de proteína, 10mg de cálcio, 20mg de fósforo, 2,3mg de ferro 0,03mg de vitamina B2 e 14mg de vitamina C.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Araça

O araçá (Psidium cattleyanum Sabine) é um arbustro pertecente à família das mirtáceas, que são encontradas em estado silvestre, no Brasil, desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, bem como na região nordeste do Uruguai. É uma espécie nativa que ocorre em grande proporção
Seu porte pode variar, sendo arbustivo ou arbóreo, com caule tortuoso e de casca lisa, folhas persistentes e coriáceas.
Os frutos são do tipo baga, com casca de coloração amarela, vermelha ou roxa, com polpa de cor esbranquiçada e com muitas sementes. A polpa do fruto tem o seu sabor lembrando um pouco o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e de perfume mais acentuado. É uma fruta pequena, arredondada, com sementes, cuja polpa varia de cor segundo a espécie, predominando o alaranjado e o amarelo-claro.

Tal espécie possui alta potencialidade de utilização comercial, em face de apresentar alto teor de vitamina C de seus frutos, óptima aceitação para consumo in natura ou industrialização na forma de doces em pasta, geleias ou cristalizados, e baixa suscetibilidade a pragas e doenças, sendo usado também no preparo de sorvetes e refrescos e também de um doce muito parecido com a goiabada.

O araçazeiro apresenta grande potencial para exploração econômica, em virtude das características dos seus frutos, da boa aceitação para consumo e pelo teor de vitamina C, proporcionalmente quatro vezes maior que os frutos cítricos. A produção de mudas de araçazeiro é comumente realizada por meio de sementes, sendo preferida por sua facilidade de germinação. Existem vários tipos de araçá, sendo os mais comuns o araçá-vermelho, o araçá-de-cora, o araçá-de-praia, o araçá-do-campo, o araçá-do-mato, o araçá-pêra, o araçá-rosa e o araçá-piranga.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Beleza Escondida - physalis

Camuflada em folhas secas, saboreada pura ou coberta de chocolate, delicada e deliciosamente ácida, a physalis faz sucesso no Brasil.

A physalis é uma fruta que tem tudo para ser considerada exótica: nome, aparência e preço. Apesar disso, no Norte e Nordeste do país é comum nos quintais e é conhecida por nomes que não podiam ser mais brasileiros: camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã e mata-fome. Desponta selvagem nas paisagens do Norte e do Nordeste. Popular nos quintais das casas do interior da Bahia. No Pará, cresce em abundância. O costume local sugere o uso das raízes da planta (homônima) no tratamento da hepatite e da malária. Os índios da Amazônia batizaram a physalis de camapu. Essa variedade nativa é a Physalis angulata, da família das solanáceas, a mesma do tomate, da batata, do pimentão e das pimentas.

Originária da Amazônica e dos Andes, a physalis possui variedades cultivadas na América, Europa e Ásia. Na Colômbia, é conhecida como uchuva e no Japão, como hosuki. É uma planta arbustiva, que pode chegar aos dois metros de altura.

Parece exótica, mas não é. Na verdade, é filha brasileira. Possui irmãs na América, Europa e Ásia, dividindo-se em cerca de oito variedades. Pende de arbustos que chegam a medir 2 metros de altura. Integra a grande família das solanáceas, da qual ainda fazem parte a batateira, o tomateiro, o pimentão e as pimentas. Nos países europeus e nos asiáticos, a physalis surge em deliciosas receitas, como a britânica gooseberry fool, um creme que combina a fruta com chantilly. A refrescante sobremesa é feita com uma physalis esverdeada, apelidada de limão do norte. Os australianos a transformam em conserva. Pouca gente sabe, mas o tomatillo, produto de destaque na culinária mexicana, é na verdade uma physalis cultivada e consumida desde os tempos dos astecas e indispensável no preparo da típica salsa verde. A variedade nativa no Brasil se chama Physalis angulata. Utilizam-na para fins terapêuticos.

É rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides. Purifica o sangue, fortalece o sistema imunológico, alivia dores de garganta e ajuda a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado. Estudos científicos recentes em andamento e ainda não concluídos revelaram forte atividade como estimulante imunológico combatendo alguns tipos de câncer além de efeito antiviral contra os vírus da gripe, herpes, pólio e HIV tipo 1. Mais recentemente cientistas da Fundação Oswaldo Cruz do Ceará descobriram uma substancia chamada "physalina" que atua no sistema imunológico humano evitando a rejeição de órgãos transplantados. A FioCruz e seus cientistas estão requerendo a patente desta descoberta.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

No Pants! '09 - 10 de Janeiro - 15h00

Todos estão convidados para o Sem Calças! '09 Lisboa, que se vai realizar no dia 10 de Janeiro às 15h00. O No Pants! é uma missão pública que é realizada anualmente em várias cidades do mundo; a primeira decorreu no Metro de Nova Iorque em 2002. Todos podem participar, sem aviso nem inscrição. Basta aparecer, vestido normalmente. Tudo o que é preciso saber está neste post: lê-o com cuidado. *Isto é uma missão participativa. Não apareças se não tens intenção de tirar as calças.*

DETALHES
Quando: Dia 10 de Janeiro, às 15h00 (em ponto!)
Onde: Jardim de Telheiras, ao lado do metro. (R. Francisco Gentil)
Trazer: Um bilhete/passe de metro.
Não trazer: Câmaras de nenhum tipo, por favor.
Vestir: Roupas normais de Inverno (e calças, claro)
Facebook: Se tens Facebook, podes registar e divulgar este evento.
After Party: Depois da missão haverá uma after party informal. Quem chegar sem calças tem direito a uma bebida!

Necessário:
- Disposição para tirar as calças no Metro.
- Capacidade de manter a compostura enquanto o fazes. (i.e.: Não rir.)
- Em princípio, devem trazer-se cuecas ou boxers opacos por baixo. Nada de fios dentais: não tragas nada que mostre mais que um fato de banho. Viajar sem calças não é proibido, mas incomodar os passageiros com a nudez alheia é.
- Trazer kilts, saias, calções, vestidos e collants não conta.
- Podes trazer roupa interior especial, mas por favor nada que transmita a mensagem "Vesti esta roupa interior porque estou a fazer uma cena bué marada e parva!". O objectivo é os passageiros verem que são pessoas normais, apenas sem calças.
- Se quiseres traz também alguma coisa que costumes usar para passar o tempo no Metro: um livro, um jornal, uns auscultadores, etc.

O No Pants! do ano passado reuniu 900 pessoas em Nova Iorque, e quase 2000 em todo o mundo. A reportagem do evento do ano passado está aqui e recomenda-se: No Pants! '08

Já é da praxe: espalhem isto pelos vossos amigos, familiares, colegas e vendedores de gelados. Tragam amigos convosco no dia (especialmente amigas, que ficam sempre relutantes nestas coisas).

Até lá!
Agente Somos,
ImprovLisboa


O ImprovLisboa é um grupo informal urbano centrado em Lisboa. O nosso objectivo é causar situações inofensivas de caos e alegria, despertando sorrisos no dia cinzento da cidade. A última grande missão pública foi o Pillow Fight Club, uma guerra de almofadas amigável que reuniu mais de 200 pessoas na Alameda Afonso Henriques.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Tintim, o repórter aventureiro que não envelhece, faz oitenta anos

Celebra oitenta anos no sábado, mas continua a ser o jovem repórter belga que correu mundo (e a Lua) em aventuras destemidas acompanhado pelo fox terrier Milu. Tintim surgiu pela primeira vez a 10 de Janeiro de 1929.

Ainda hoje uma das mais populares personagens da banda desenhada mundial, Tintim foi criado pelo desenhador e argumentista belga George Remi (Hergé) e apareceu pela primeira vez no suplemento juvenil Le Petit Vingtième, do jornal Le Vingtième Siècle, a 10 de Janeiro de 1929.
Na estreia, Tintim é apresentado como um jovem jornalista do Petit Vingtième enviado à antiga União Soviética, onde se envolve em várias cenas de pancadaria.
Com um traço ainda imaturo e tosco e uma narrativa frágil, Hergé - na altura com 22 anos - desenhou Tintim numa história a preto e branco no "país dos sovietes", com referência a Moscovo como "um pardieiro infecto", numa alegada ridicularização do regime comunista.

Ao longo dos tempos, Hergé moldou-lhe uma personalidade mais altruísta, defensor da justiça, em 23 álbuns, como "Os charutos do Faraó", "A estrela misteriosa", "As jóias de Castafiore", "Tintim no Tibete", que venderam mais de 230 milhões de exemplares em todo o mundo.
A profissão de jornalista ficou quase sempre relegada para segundo plano perante aventuras passadas no Oriente, em África, no oeste americano e até na Lua, ao lado de uma galeria de personagens como o capitão Haddock, Dupond e Dupont, o professor Tournesol e, esporadicamente, o português Oliveira da Figueira. Para o público português, Tintim surgiu pela primeira vez em 1936, na publicação "O Papagaio".

Adolfo Simões Muller, director daquela revista, foi responsável por Portugal ter sido o primeiro país em todo o mundo a publicar as aventuras de Tintim a cores em "Tim-Tim na América do Norte". Hergé morreu em 1983, aos 76 anos, deixando incompleto "Tintin e Alpha-Art" e, apesar de não terem surgido mais histórias originais, Tintim e o inteligente cão Milu continuam a ser reconhecíveis em todo o mundo, independente da língua e da cultura. Da banda desenhada, as histórias de Tintim saltaram para a televisão e para o cinema e a imagem do rapaz de poupa loira e gabardina foi amplamente reproduzida, de relógios a selos, de canecas a calendários, de moedas a material escolar, reforçando a imortalidade do herói.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Diamante...

Agora a moda é, em vez de ser enterrado em um caixão, ou ser cremado, virar diamante após a morte.

Ao custo de alguns milhares de euros e graças a uma sofisticada transformação química, uma empresa suíça agora garante ao falecido reservar seu lugar na eternidade sob a forma de um diamante humano.
Na Suíça, a empresa Algordanza recebe a cada mês entre 40 e 50 urnas funerárias procedentes de todo o mundo. Seu conteúdo será pacientemente transformado em pedra preciosa.
'Quinhentos gramas de cinzas bastam para fazer um diamante, enquanto o corpo humano deixa uma média de 2,5 a 3 kg depois da cremação', explica Rinaldo Willy, um dos co-fundadores do laboratório onde as máquinas funcionam sem interrupção 24 horas por dia. Ou seja, cada defunto pode gerar uns 5 diamantes, ou mais, dá para distribuir para toda família.
Os restos humanos são submetidos a várias etapas de transformação. Primeiro, viram carbono, depois grafite. Em seguida são expostos a temperaturas de 1.700 graus, finalmente se transformam em diamantes artificiais num prazo de quatro a seis semanas. Na natureza, o mesmo processo leva milênios.
'Cada diamante é único. A cor varia do azul escuro até quase branco. É um reflexo da personalidade', comenta Willy. A personalidade pela cor? Que coisa doida!
Uma vez obtido, o diamante bruto é polido e talhado na forma desejada pelos familiares do falecido para depois ser usado num anel ou num cordão.
Já pensou poder levar seu ente querido, depois da morte, em um colar ou anel? Se perguntarem sobre o falecido você vai poder dizer: 'Ele é uma jóia'.
Se roubarem o diamante é que é o problema, você vai ter que gritar: 'Roubaram o defunto, pega ladrão'!
O preço desta alma translúcida oscila entre 2.800 e 10.600 euros, segundo o peso da pedra (de 0,25 a um quilate), o que, segundo Willy, vale a pena, já que um enterro completo custa, por exemplo, 12.000 euros na Alemanha.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Goiaba

A goiaba, fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae. O fruto é constituído de uma baga, carnoso, casca verde ou amarelada ou roxa, com superfície irregular, cerca de 8 centímetros de diâmetro.
Em seu interior há uma polpa rosada ou branca ou dourada, contendo dezenas de pequenas sementes duras, mas que podem ser ingeridas sem problemas. Somente as variedades de polpas brancas e vermelhas são comercializadas.

As 4 sépalas da flor estão normalmente presentes em uma das extremidades da goiaba.
Existem duas variedades: a branca, de casca esverdeada e interior amarelo-esverdeado pálido e a vermelha, de casca amarelada e interior rosado. Algumas moscas utilizam a goiaba para depósito de seus ovos. As larvas dessas moscas são popularmente chamadas de bicho-da-goiaba.

As goiabas são consumidas principalmente in natura ou em forma de doce, chamado goiabada. Compotas, geleias e sucos também são comuns. São muito ricas em vitamina C, com de 180 a 300 miligramas de vitamina por 100 gramas de fruta (mais do que a laranja ou o limão).

Italiano: Guava, Espanhol: guayaba

domingo, 4 de janeiro de 2009

Autismo

O que é?
É uma alteração "cerebral" / "comportamental" que afecta a capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia.

Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, algumas apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes atrasos no desenvolvimento da linguagem.Alguns parecem fechados e distantes e outros parecem presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.

O autismo é mais conhecido como um problema que se manifesta por um alheamento da criança ou adulto acerca do seu mundo exterior encontrando-se centrado em si mesmo ou seja existem perturbações das relações afectivas com o meio.

A maioria das crianças não fala e, quando falam, é comum a ecolalia (repetição de sons ou palavras), inversão pronominal etc..O comportamento delas é constituído por actos repetitivos e estereotipados; não suportam mudanças de ambiente e preferem um contexto inanimado.

O termo autismo se refere às características de isolamento e auto-concentração das crianças.O autista possui uma incapacidade inata para estabelecer relações afectivas, bem como para responder aos estímulos do meio.É universalmente reconhecida a grande dificuldade que os autistas têm em relação à expressão das emoções.

Características comuns do autista:
Tem dificuldade em estabelecer contacto com os olhos;
Parece surdo, apesar de não o ser;
Pode começar a desenvolver a linguagem mas repentinamente ela é completamente interrompida;
Age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros;
Por vezes ataca e fere outras pessoas mesmo que não existam motivos para isso;
Costuma estar inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas;
Não explora o ambiente e as novidades e costuma restringir-se e fixar-se em poucas coisas;
Apresenta certos gestos repetitivos e imotivados como balançar as mãos ou balançar-se;
Cheira, morde ou lambe os brinquedos e ou roupas;
Mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente
Etc.

Causas:
A nível médico as causas são desconhecidas apesar das investigações e estudos feitos.

Tratamentos:
Poucos são os tratamentos actualmente existentes uma vez que os resultados são muito pequenos e morosos. Os tratamentos passam por uma estimulação constante e por um apoio constante como forma de estimular e fazer com que a criança interaja com o ambiente, com as pessoas e com outras crianças.

Causas:
A observação e trabalho com crianças autistas (bem como com crianças disléxicas, hiperactivas e outras) mostra que as crianças autistas têm uma compressão demasiado grande ao nível da cabeça. Isto pode equivaler a ter a cabeça colocada num torno.

O sofrimento que se consegue sentir quando se toca na cabeça destas crianças costuma ser imenso. E quanto maior o sofrimento maior a compressão dos tecidos. A maneira como se reage ao sofrimento é muitas vezes contraindo o corpo e os tecidos.

Nota: Gostei do "caso de vida" sobre um miudo autista, que deram na televisão, na TVI. Mostrou ump pouco a realidade destes miudos autistas.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

2009

2009 é o próximo ano do calendário gregoriano. Irá começar e acabar numa quinta-feira. Não sendo um ano bissexto, o ano terá 365 dias.
O ano foi designado como:
• o Ano Internacional da Astronomia, pela ONU
• o Ano Internacional das Fibras Naturais, pela ONU
• o Ano Internacional da Reconciliação, segundo a ONU
• o ano do boi, segundo o horóscopo chinês.
• o Ano Internacional da Aprendizagem sobre Direitos Humanos, segundo a ONU
• o Ano Internacional do Gorila, segundo a ONU
• o ano de José María Morelos, Servo da Nação, segundo o Governo do México
Janeiro
• 1 de Janeiro - A Eslováquia irá adotar o Euro como moeda oficial.
• 20 de janeiro - Fim do mandato de George W. Bush como presidente dos Estados Unidos da América e início do mandato de Barack Obama como novo presidente.
• Está prevista a inauguração do metro na cidade brasileira de Salvador.
Fevereiro
• 17 de Fevereiro - Canais de Televisão analógica se encerrarão nos Estados Unidos, requerendo que todas as estações enviem seus sinais digitais.
Março
• 28 de Março - Earth Hour 2009.
• Está prevista a inauguração da primeira de duas torres no Centro Comercial Colombo, a Torre Oriente, em Benfica, Lisboa (Torres de Colombo).
• 29 de Março - Início da temporada 2009 de Formula 1.
Abril
• 14 de Abril - Data de encerramento do suporte do Windows XP da Microsoft, entrando no suporte estendido.
Maio
• 12 de Maio a 16 de Maio - Realização do 54º Festival Eurovisão da Canção, em Moscovo na Rússia.
• 27 de Maio - Realização da final da Liga dos Campeões da Europa da UEFA (UEFA Champions League).
Junho
• 1 de Junho a 6 de Junho - Realiza-se a XII edição dos Jogos dos Pequenos Estados da Europa no Chipre.
• 14 de junho a 28 de junho - Acontecerá a Copa das Confederações, na África do Sul, como preparação para a Copa do Mundo de 2010.
• 30 de Junho - Abertura do Burj Dubai, em Dubai, Emirados Árabes Unidos.
Julho
• 22 de Julho - Maior Eclipse solar total do século XXI.
Agosto
• Inauguração da expansão da Linha Vermelha (Alameda - São Sebastião), do Metro de Lisboa.
Outubro
• 2 de outubro - Escolha da cidade-sede das Olimpíadas de 2016 feita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
• A Linha 4 do Metropolitano de São Paulo entra em operação experimental.
Dezembro Data desconhecida
• A nova norma culta da Língua Portuguesa entrará em vigor.
• Realização do Fórum Social Mundial, em Belém do Pará, Brasil.

2009 em outros calendários
Calendário gregoriano: 2009 MMIX
Ab urbe condita: 2762
Calendário arménio: 1458
Calendário chinês: 4705 – 4706
Calendario hebraico: 5769 – 5770
Calendários hindus
- Vikram Samvat: 2064 – 2065
- Shaka Samvat: 1931 – 1932
- Kali Yuga: 5110 – 5111
Calendário persa: 1387 – 1388
Calendário islâmico: 1430 – 1431
Calendário rúnico: 2259