Avançar para o conteúdo principal

As 27 as maravilhas de origem portuguesa no mundo

Passam a ser 27 as maravilhas de origem portuguesa no mundo que podem ser votadas a partir deste sábado. A lista oficial das Sete Maravilhas vai ser divulgada esta tarde, mas a TSF antecipa já as escolhidas.

Depois de algumas críticas de historiadores, a empresa que organiza a votação decidiu introduzir profundas alterações na lista de monumentos que os portugueses deixaram em vários continentes.

As novas Sete Maravilhas de Portugal no mundo, em vez de 22 monumentos na votação serão 27 tendo caído da lista, já conhecida, as duas Missões dos Jesuítas no Brasil, os monumentos referenciados no Senegal, Gâmbia e no Sri Lanka.

Após consulta a especialistas foram seleccionados dez novos monumentos em Angola, Cabo Verde, Quénia, Brasil, Índia e Península Arábica, tudo para fazer crescer a alma do país como adiantou à TSF Luís Segadães, presidente das novas Sete Maravilhas de Portugal.

«O nosso objectivo é fazer uma grande divulgação do património português espalhado pelo mundo e elevar a auto-estima dos portugueses», sublinhou o presidente.

A votação vai estar disponível na Internet e começa já no próximo dia 13 de Dezembro e até 30 de Maio.

Os resultados finais da votação vão ser conhecidos a 10 de Junho, Dia de Portugal.

Luís Segadães acredita num sucesso maior que o das anteriores Sete Maravilhas seleccionadas no continente em Julho, de 2007.

«Somos mais experientes, é uma organização já rodada. Nós tivemos muita gente a votar no ano passado, em Portugal votaram mais de 350 mil pessoas, a nível mundial votaram mais de 100 milhões de pessoas, portanto é um projecto de grande impacto», adianta o responsável.

As 27 Maravilhas:
África:
- Angola – Luanda – Convento do Carmo
- Cabo Verde – Cidade Velha de Santiago
- Etiópia – Gorgora Nova
- Gana – S. Jorge da Mina
- Marrocos – Cidade Fortificada de Mazagão
- Marrocos – Fortaleza de Safi
- Moçambique – Ilha de Moçambique
- Quénia – Mombaça – Fortaleza de Jesus
- Tanzânia – Forte de Quiloa

América:
- Brasil – Congonhas – Santuário do Bom Jesus de Matosinhos
- Brasil – Olinda – Mosteiro de S. Bento
- Brasil – Ouro Preto – Igreja de S. Francisco de Assis da Penitência
- Brasil – Recife – Convento de Sto. António e Ordem Terceira
- Brasil – Rio de Janeiro – Mosteiro de S. Bento
- Brasil – Rondónia – Fortaleza de Príncipe da Beira
- Brasil – S. Salvador da Baía – Mosteiro e Ordem Terceira de S. Francisco
- Uruguai – Centro Histórico e Colónia do Sacramento

Ásia:
- Bahrain – Fortaleza de Qal’at al-Bahrain
- China – Macau – Ruínas de S. Paulo
- Índia – Cidade de Baçaim
- Índia – Cidade de Damão Grande
- Índia – Fortaleza de Diu
- Índia – Goa – Basílica do Bom Jesus
- Índia – Goa – Sé
- Irão – Fortaleza de Ormuz
- Malásia – Centro Histórico de Malaca
- Oman – Fortificação de Mascate

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mãe de 8 gémeos divide americanos...

Tinha tudo para ser uma história feliz, mas está a dividir a América. O parto de oito gémeos, todos vivos, gera ódios à medida que são conhecidos pormenores da vida da mãe dos bebés, já com seis filhos, divorciada e desempregada. Várias ameaças de morte obrigaram Nadya Suleman - a mulher que deu à luz os oito bebés, no final de Janeiro - a esconder-se em "parte incerta", segundo o seu porta-voz. Nadya terá levado consigo os seis filhos, com idades entre dois e sete anos, enquanto os recém-nascidos continuam internados no hospital, onde deverão permanecer nos próximos meses. A mulher e a empresa de comunicação por ela contratada terão sido alvo de uma série de ameaças, através de chamadas telefónicas e mensagens de e-mail, de acordo com o porta-voz, Michael Furtney, citado pela Reuters. São cada vez mais ferozes as críticas contra Nadya, de 33 anos, que apesar de desempregada e divorciada, decidiu fazer um tratamento para a infertilidade, numa altura em que já não tinha condiç...