domingo, 4 de janeiro de 2009

Autismo

O que é?
É uma alteração "cerebral" / "comportamental" que afecta a capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia.

Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, algumas apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes atrasos no desenvolvimento da linguagem.Alguns parecem fechados e distantes e outros parecem presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.

O autismo é mais conhecido como um problema que se manifesta por um alheamento da criança ou adulto acerca do seu mundo exterior encontrando-se centrado em si mesmo ou seja existem perturbações das relações afectivas com o meio.

A maioria das crianças não fala e, quando falam, é comum a ecolalia (repetição de sons ou palavras), inversão pronominal etc..O comportamento delas é constituído por actos repetitivos e estereotipados; não suportam mudanças de ambiente e preferem um contexto inanimado.

O termo autismo se refere às características de isolamento e auto-concentração das crianças.O autista possui uma incapacidade inata para estabelecer relações afectivas, bem como para responder aos estímulos do meio.É universalmente reconhecida a grande dificuldade que os autistas têm em relação à expressão das emoções.

Características comuns do autista:
Tem dificuldade em estabelecer contacto com os olhos;
Parece surdo, apesar de não o ser;
Pode começar a desenvolver a linguagem mas repentinamente ela é completamente interrompida;
Age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros;
Por vezes ataca e fere outras pessoas mesmo que não existam motivos para isso;
Costuma estar inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas;
Não explora o ambiente e as novidades e costuma restringir-se e fixar-se em poucas coisas;
Apresenta certos gestos repetitivos e imotivados como balançar as mãos ou balançar-se;
Cheira, morde ou lambe os brinquedos e ou roupas;
Mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente
Etc.

Causas:
A nível médico as causas são desconhecidas apesar das investigações e estudos feitos.

Tratamentos:
Poucos são os tratamentos actualmente existentes uma vez que os resultados são muito pequenos e morosos. Os tratamentos passam por uma estimulação constante e por um apoio constante como forma de estimular e fazer com que a criança interaja com o ambiente, com as pessoas e com outras crianças.

Causas:
A observação e trabalho com crianças autistas (bem como com crianças disléxicas, hiperactivas e outras) mostra que as crianças autistas têm uma compressão demasiado grande ao nível da cabeça. Isto pode equivaler a ter a cabeça colocada num torno.

O sofrimento que se consegue sentir quando se toca na cabeça destas crianças costuma ser imenso. E quanto maior o sofrimento maior a compressão dos tecidos. A maneira como se reage ao sofrimento é muitas vezes contraindo o corpo e os tecidos.

Nota: Gostei do "caso de vida" sobre um miudo autista, que deram na televisão, na TVI. Mostrou ump pouco a realidade destes miudos autistas.

Sem comentários: