Avançar para o conteúdo principal

Mulher dá à luz óctuplos na Califórnia

Uma mulher deu nesta segunda-feira à luz óctuplos mediante cesariana na cidade de Bellflower, na Califórnia e, segundo fontes hospitalares, a mãe, os seis meninos e as duas meninas estão em bom estado de saúde.

Segundo o diário "Los Angeles Times" é a segunda vez que nascem óctuplos nos Estados Unidos.

Fotos

"Ficamos felizes de informar que os oito recém-nascidos estão em condição estável", disse ao canal local televisão "KCAL9" um porta-voz da clínica Kaiser Permanente.

Segundo ela, os bebês pesam entre pouco mais de meio quilo e um quilo e meio e dois deles precisaram ser ajudados com um pulmão artificial.

"As crianças gritavam e choravam muito vigorosamente. Sua mãe se encontra muito bem. As expectativas são boas", assinalou ao canal de TV Harold Henry, um dos médicos da Kaiser Permanente. A mãe tem planos de amamentar todos os oito bebês, o seu médico disse.

Segundo o porta-voz, os médicos do hospital têm esperança de que os oito bebês sobrevivam, embora tenham esclarecido que as próximas 72 horas serão cruciais.

"Teremos que prestar muita atenção e ter muito cuidado nos próximos dias", frisou.

Segundo o "Los Angeles Times", o primeiro parto de óctuplos nos EUA ocorreu em Houston, no Texas, em 1998. Na ocasião, foram seis meninas e dois meninos. Uma das crianças morreu uma semana depois.

---------------------------------------------------------------------
O maior grau de gemelidade em que todos os bêbes nasceram e se conservaram vivos é oito (óctuplos); no mundo inteiro, até agora, só foram registrados dois grupos de óctuplos. Existe também conhecimento de que em 1971, em Sydney, uma mulher deu à luz nove bebés, no entanto, nenhum deles sobreviveu mais de seis dias.[2] Existem vários relatos documentados no mundo. As gravidez de mais de dois conceptos representam 1% de todas as gravidezes gemelares. Podem ser idênticos, fraternos ou uma combinação dos dois tipos, meninos ou meninas.
Gêmeos - 1 em 85.
Trigêmeos - 1 em 7.225.
Quádruplos - 1 em 614.125.
Quíntuplos - 1 em 52.200.625.
Sêxtuplos - 1 em 4.437.053.125.
Sétuplos - 1 em 377.149.515.625.
Óctuplos - 1 em 32.057.708.828.125.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Hora em Que a Casa Respira

 O  relógio da sala estava parado às três e dezassete. Não avariado: cansado. Amélia aprendera a medir os dias por ele, e agora imitava-o — ficava sentada, rendida, à espera de que nada acontecesse. A casa cheirava a linho fechado e a ossos fervidos. As paredes tinham a cor dos dentes que já não mordem. Sobre a mesa, três peças de porcelana: duas gastas, uma intacta, branca demais para aquela divisão, como um erro esquecido. Amélia entrou com o pé a arrastar. O soalho gemeu, reconhecendo-a. No espelho do corredor, ajustou o lenço sem se encarar. O reflexo demorou a obedecer. Quando surgiu, o lenço já estava torto — e o reflexo não se apressou a corrigir. Amélia não sorriu. Na cozinha, a chaleira começou a chiar cedo demais, um som curto, aflito. Desligou o gás e pousou a mão no metal quente. O ardor espalhou-se devagar, confundindo-se com o cheiro da sopa esquecida, ambos igualmente antigos, ambos familiares. Sentou-se. Os joelhos estalaram. A porcelana intacta vibro...