segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Mulher dá à luz óctuplos na Califórnia

Uma mulher deu nesta segunda-feira à luz óctuplos mediante cesariana na cidade de Bellflower, na Califórnia e, segundo fontes hospitalares, a mãe, os seis meninos e as duas meninas estão em bom estado de saúde.

Segundo o diário "Los Angeles Times" é a segunda vez que nascem óctuplos nos Estados Unidos.

Fotos

"Ficamos felizes de informar que os oito recém-nascidos estão em condição estável", disse ao canal local televisão "KCAL9" um porta-voz da clínica Kaiser Permanente.

Segundo ela, os bebês pesam entre pouco mais de meio quilo e um quilo e meio e dois deles precisaram ser ajudados com um pulmão artificial.

"As crianças gritavam e choravam muito vigorosamente. Sua mãe se encontra muito bem. As expectativas são boas", assinalou ao canal de TV Harold Henry, um dos médicos da Kaiser Permanente. A mãe tem planos de amamentar todos os oito bebês, o seu médico disse.

Segundo o porta-voz, os médicos do hospital têm esperança de que os oito bebês sobrevivam, embora tenham esclarecido que as próximas 72 horas serão cruciais.

"Teremos que prestar muita atenção e ter muito cuidado nos próximos dias", frisou.

Segundo o "Los Angeles Times", o primeiro parto de óctuplos nos EUA ocorreu em Houston, no Texas, em 1998. Na ocasião, foram seis meninas e dois meninos. Uma das crianças morreu uma semana depois.

---------------------------------------------------------------------
O maior grau de gemelidade em que todos os bêbes nasceram e se conservaram vivos é oito (óctuplos); no mundo inteiro, até agora, só foram registrados dois grupos de óctuplos. Existe também conhecimento de que em 1971, em Sydney, uma mulher deu à luz nove bebés, no entanto, nenhum deles sobreviveu mais de seis dias.[2] Existem vários relatos documentados no mundo. As gravidez de mais de dois conceptos representam 1% de todas as gravidezes gemelares. Podem ser idênticos, fraternos ou uma combinação dos dois tipos, meninos ou meninas.
Gêmeos - 1 em 85.
Trigêmeos - 1 em 7.225.
Quádruplos - 1 em 614.125.
Quíntuplos - 1 em 52.200.625.
Sêxtuplos - 1 em 4.437.053.125.
Sétuplos - 1 em 377.149.515.625.
Óctuplos - 1 em 32.057.708.828.125.

Sem comentários: