Meus outros blogs:

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Gripe A já matou 816 pessoas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta segunda-feira que já foram confirmados 134.503 casos de infectados pelo vírus da gripe A no mundo, dos quais 816 morreram.

Estes são os primeiros dados oficiais divulgados pela OMS desde que, no dia 6 de Julho, decidiu não informar diariamente sobre novos casos. No entanto, a agência coloca os dados à disposição, mas mudou a maneira de divulgá-los, já que, até o momento, dava os casos por país e hoje dividiu por zonas geográficas.

A América é a mais afectada, com 87.965 casos e 707 mortes, seguida pela região do Pacífico, com 21.577 infectados e 30 óbitos. Depois vem a Europa, com 16.556 casos e 34 mortes; o Sudeste Asiático, com 7.358 infectados e 44 vítimas fatais; o Mediterrâneo Oriental, com 890 doentes e 1 óbito; e África com 157 casos.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Noticias macabras de bebés

1.Bebé arrancado do útero da mãe encontrado vivo
A polícia de Worcester, em Massachussets, nos EUA, anunciou esta quarta-feira que encontrou vivo o bebé que tinha sido tirado do útero da mãe que não resistiu ao ataque violento de que foi alvo no próprio apartamento. A polícia já tem uma suspeita do crime macabro, alegadamente, uma amiga da mãe da menina.

De acordo com o sargento Kerry Hazelhurst, citado pela «BBC», o estado de saúde da menina é «razoavelmente bom». O bebé foi encontrado com uma mulher, Julie Corey, de 35 anos num abrigo da cidade de Plymouth, no estado de New Hampshire. Corey foi de imediato detida pela polícia.

Segundo informações do jornal «Union Leader», os funcionários do abrigo suspeitaram do comportamento da mulher e chamaram a polícia. Julie Corey estava acompanhada inicialmente por um homem que foi interrogado pela polícia, mas não foi indiciado.

Corey era amiga da mãe da menina, Darleye Haynes, de 23 anos que foi encontrada morta esta segunda-feira, enrolada em lençóis e dentro de um armário do apartamento onde morava. O corpo foi descoberto depois de os vizinhos terem se queixado de um forte mau cheiro.

A autópsia confirmou que a mulher estava grávida de oito meses e que sofreu ferimentos na cabeça. Ainda não se sabe, porém, qual a causa da morte. Darlene foi vista pela última vez na passada quinta-feira, quando deixou a filha de um ano e nove meses em casa de um ex-namorado. De acordo com o jornal «Boston Herald», Darlene era ainda mãe de duas meninas, de 4 e 3 anos, que moravam com a bisavó.

2.Bebé nasce com gripe A
As autoridades sanitárias da Tailândia informaram esta terça-feira que um bebé nascido no país contraiu o vírus da nova gripe H1N1 enquanto estava no útero, noticia a EFE.

O bebé nasceu prematuramente no sábado. Os médicos decidiram realizar uma cesariana à mãe, que estava no sétimo mês de gravidez. A mulher, com 24 anos, está infectada com o vírus.

«O bebé está estável. Nós agora analisamos como foi infectado. Este caso de infecção de um bebé antes do parto é o único que identificamos», disse a médica Suriya Coohahrat, autoridade sanitária da província de Ratchaburi, onde a grávida foi internada. Segundo as autoridades, a mãe ainda continua muito doente no hospital.

3.Matou o filho e comeu-lhe o cérebro
Uma mulher norte americana confessou este domingo ter apunhalado e decapitado o filho recém-nascido, afirmando que o fez por «ordem do diabo». Segundo a agência «Associated Press», a criança, de apenas 3 semanas e meia, foi depois desmembrada pela mãe, usando uma faca e duas espadas.

A mulher, de 33 anos terá mesmo comido partes do corpo da criança, incluindo o cérebro. Depois, esfaqueou-se a ela própria no tronco e na garganta. A mulher encontrava-se em estado crítico com feridas no peito e na barriga, quando a polícia chegou à casa. Foi depois levada para uma clínica próxima, onde admitiu que tinha decapitado a criança, porque «o diabo tinha ordenado».

A mulher está internada num hospital sob prisão e só será libertada se pagar a fiança de um milhão de dólares.

Segundo a «Associated Press», o marido tinha saído de casa há uma semana e a mulher ficou sozinha com os filhos. Na casa estavam a irmã da agressora e as duas filhas, de 5 e 7 anos, mas não foram feridas. A família adianta que a mulher tem problemas psiquiátricos e foi internada numa clínica nos últimos meses várias vezes.


4.Recém-nascido encontrado vivo no lixo
Um bebé recém-nascido foi encontrado por um transeunte, em Mirandela, junto a um caixote do lixo, entre várias caixas de cartão. «O bebé, com poucas horas de vida, encontrava-se desidratado e com muita fome e tinha ainda parte do cordão umbilical, que tinha sido arrancado, mas não apresentava hemorragia», disse à agência Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

As autoridades receberam o alerta por volta das 14h e deslocaram, de imediato, uma ambulância com Suporte Imediato de Vida, que levou o bebé para o Hospital de Bragança.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Lindo...

terça-feira, 28 de julho de 2009

Necessidade de um abraço



Não era assim, nem tão pouco de abraços.
Quando são pessoas familiares, dou á vontade.
Quando não são, existe uma pequena distância.
Dizem que sou simpática e que gosto de sorrir muito.
Mas há dias assim e não lembra nem ao Diabo
O que um abraço pode fazer por nós.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Escondo-me na escuridão para te amar com razão…

Quero aproveitar os melhores momentos
Talvez não irei sentir assim novamente.
Assimilo cada milissegundo desta aventura
Olho-te meigamente
Decoro cada pedacinho de ti
Sinto “o fogo que arde” do teu calor
E abraço-te suavemente, enquanto dormes
Sob a minha cama, sob os meus lençóis…
Realizo o meu único sonho de sempre
De amar e ser amada,
Nem que seja por breves momentos
Que me deixes feliz
Que me deixes marcada,
Para o resto da minha vida.
Acordas no limiar da noite para o dia,
Olhas-me como nunca alguém me olhou,
Beijas-me como nunca alguém me beijou.
Mas no amor também se sente dor
E está na hora de enfrentar, a crua e dura realidade.
Amo-te, como tu me amas,
Inigualável, inevitável e do tamanho do mundo,
Eu não te mereço, tal como tu não me mereces.
Eu não mereço esse teu receio, esse teu medo,
De não saberes como enfrentares o mundo,
Por não saberes como hás-de ficar comigo.
Tu não me mereces, pela minha eterna e sofrida beleza exterior
Em que todos tem a curiosidade de ver…
E ninguém tem coragem de ver mais além
Á beleza interior, aonde tudo brilha sobre ouro.
Esta é razão de estarmos no limiar
Do sol e da lua, do consciente e do inconsciente,
Amarei-te na escuridão e olharei para ti
Sob aquele longínquo horizonte entre o mar e o céu.

domingo, 26 de julho de 2009

Vicios e Curas

Qualquer tipo de vício é devido aos nossos defeitos psicológicos, nossos eus.
Esses eus se mantêm vivos e alimentam-se cada vez que cedemos ao vício, seja fumando um cigarro, ingerindo álcool ou utilizando algum outro tipo de entorpecente ou substância alucinógena.
Embora não seja especificamente tratado aqui, outros vícios como o jogo, a prostituição, o fumo, etc., têm a mesma causa, efeito e solução.

O mais grave é que sempre que é alimentado o ego vai ficando mais forte e com isso tem maior poder de controle sobre o viciado, agindo em sua psique e sobre seu organismo, obrigando essa pobre pessoa a voltar a cair no vício e assim tornar a alimentar esse defeito.

É fácil concluir que isso vai se tornando uma “bola de neve”, um problema que inicialmente era pequeno se transforma em algo totalmente sem controle.
Por esse motivo é que as pessoas tornam-se viciadas apenas experimentando poucas quantidades no inicio, pois crêem que podem largar o vício tão logo queiram.
Isso é um grande erro, pois mesmo com essas pequenas quantidades o defeito psicológico já é criado e alimentado e, muito lentamente, vai se robustecendo e evolvendo sua vítima até que tenha o controle sobre essa pessoa.
Quando a pessoa se dá conta do problema o vício já está muito forte.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Reencontro das manas

Fiquei de boca aberta....

Acreditas que o homem foi à Lua?
Se as fotos são provas de que o Homem esteve na Lua, há muitas contradições:

http://www.afraudedoseculo.com.br/
Este site, está muito bem explicado, dá que pensar.

Após 40 anos, chegada do homem à Lua ainda alimenta teorias conspiratórias

Depois de ler e ver nas fotos, acredito numa coisa. Na lua supostamente deveriamos ver mais estrelas do que vemos na Terra. Nas fotos não acontece....

O atentado das torres Gémeas terá sido provocado pelos os americanos(em que morreram milhares de americanos e não só), para entrar na guerra, acusando aos árabes de ter sido eles....
Apesar de ter a consciencia de que foi mais do que atentado.

Zinhores... isto está de mal a pior...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Signo de Leão


O signo de Leão simboliza a criatividade e os prazeres. O leonino é generoso, dramático, idealista e orgulhoso. Possui magnetismo pessoal, é vaidoso e às vezes pode passar uma imagem de arrogância.

São optimistas, generosos, de boa índole. Nunca ficam sem amigos. Esperam ser encarados como líderes. É activo, jovial, tem medo de ser ridicularizado.
Afectuoso, gosta de demonstrar seus sentimentos. A paciência
não é a sua qualidade mais forte.

Gosta de ser lisonjeado, mas não se deixa pressionar. É criativo e exuberante. Pensa e sonha alto. Generoso, alegre, vaidoso, orgulhoso, exclusivista e corre atrás do que quer. Sendo corajoso, tende a subestimar o quanto pode conseguir. É orgulhoso para pedir auxílio. Ficará feliz se alguém cuidar para ele
de detalhes muito triviais. Nasceu para ser amante da vida e aproveitá-la.

Um leonino zangado se torna triste e um pouco de admiração genuína e amor é tudo que precisa ter para
voltar a ser confiante e optimista. Pessoa dramática, tem necessidade de ser aceito. Gosta de aprovação.
Poderá se sentir atraído por empreendimentos arriscados e tem apreciação pelos jogos

O MUNDO DA CRIATIVIDADE - divertimentos, namoros, jogos, especulações; procriações: filhos, obras, etc.

Representa a individualidade, a identidade, a auto-suficiência, a força interior, a criação e a sexualidade.

Condimento: Pimenta e mostarda.
Erva: Angélica.
Metal: Ouro.
Animal: Leão e todos os tipos de gatos.
Cristal: Rubi.
Árvores: Loureiro, Palmeira, Nogueira e Laranjeira.
Flores: Girassol e Malmequer.
Elemento: fogo
Planeta regente: Sol
Princípio: activo
Parte do corpo: coração
Frase: "Eu seria perfeito se não fosse modesto."
Cor: Amarelo Dourado e Laranja
Pedra: Rubi

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Eclipse Solar Total


Um eclipse solar assim chamado, é um raríssimo fenômeno de alinhamentos que ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol ocultando completamente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é notada no ponto onde a ponta o cone de sombra risca a superfície do nosso Planeta. Por ser raro, esse é um dos fenômenos celestes que mais tem contribuído para o conhecimento humano.

Há quatro tipos de eclipses solares:
O eclipse solar parcial: somente uma parte do sol é ocultada pelo disco lunar.
O eclipse solar total: toda a luminosidade do Sol é escondida pela Lua.
O eclipse anular, eclipse anelar ou eclipse em anel: um anel da luminisodade solar pode ser vista ao redor da lua, o que é provocado pelo fato do vértice do cone de sombra da Lua não estar atingindo a superfície da Terra, o que pode acontecer se a Lua estiver próxima de seu apogeu. Isso é similar à ocorrência do eclipse penumbral da lua.

Eclipse anular: O eclipse híbrido, quando a curvatura da Terra faz com que o eclipse seja observado como anular em alguns locais e total em outros. O eclipse total é visto nos pontos da superfície terrestre que estão ao longo do caminho do eclipse e estão fisicamente mais próximos à Lua, e podem, assim, serem atingidos pela umbra; outros locais, menos próximos da Lua devido à curvatura da Terra, caem na penumbra da lua, e enxergam um eclipse anular.
Eclipses solares podem ocorrer apenas durante a fase de Lua nova, por ser o período em que a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol.

O eclipse solar com o maior tempo de duração na fase de total escuridão em um eclipse total do Sol, no século XXI, acontecerá em 22 de julho de 2009, com 6m39s.

Eclipse Solar Total: 22 Julho 2009
Eclipse Lunar Parcial: 31 Dezembro 2009

terça-feira, 21 de julho de 2009

Mata do Estádio Nacional transformada em campo de golfe?!

Quando foi criado, nos anos 40 do século passado, pretendia-se que o Complexo Desportivo do Jamor fosse «um grande parque, sem luxo, de relvados frescos e árvores copadas, onde a gente de Lisboa brinque, ria, jogue, tome o ar puro, e verdadeiramente se divirta em íntimo convívio com a natureza», e «um lugar de recreio e escola de desportos para todos, mesmo para os que queiram utilizá-lo sem objectivos de competição».

Neste momento, assiste-se à destruição do coberto vegetal no espaço circundante ao Estádio Nacional para a construção de ( mais ) um campo de golfe que servirá apenas alguns e impedirá todos os outros de usufruirem do espaço. Esse campo de Golfe ocasionará a destruição da pista de corta mato e a ocupação de mais de metade da zona do vale que deixará de ser pública.

Um conjunto de cidadãos accionou já uma providência cautelar que foi aceite e obriga à paragem imediata das obras, a título provisório, até que a referida providência seja julgada.

Também a Quercus fez exposições à Secretaria de Estado do Desporto e CMO. Mas a defesa do Estádio Nacional é um dever de todos, independentemente de sermos ou não utilizadores do mesmo.

Deixo aqui uma petição que circula na Net sobre o assunto e apelo a todos os que concordem com ela que a assinem e divulguem por todos os meios ao vosso alcance.

http://www.peticao.com.pt/golfe-no-jamor
http://amigosestadionacional.blogspot.com/

segunda-feira, 20 de julho de 2009


Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo e primeira a pousar na Lua, em 20 de Julho de 1969. Tripulada pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins, a missão cumpriu o objectivo final do Presidente John F. Kennedy, que, num discurso ao povo norte-americano em 1962, estabeleceu o prazo do fim da década para que o programa espacial dos Estados Unidos realizasse este feito. Neil Armstrong, comandante da missão, foi o primeiro ser humano a pisar na superfície lunar.

Composta pelo módulo de comando Columbia, o módulo lunar Eagle e o módulo de serviço, a Apollo 11, com seus três tripulantes a bordo, foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, às 13:32 UTC de 16 de julho, na ponta de um foguete Saturno V, sob o olhar de centenas de milhares de espectadores que enchiam estradas, praias e campos em redor do Centro Espacial Kennedy e de milhões de espectadores pela televisão em todo o mundo, para a histórica missão de oito dias de duração, que culminou com as duas horas de caminhada de Armstrong e Aldrin na Lua.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Saudades, Pai


hoje senti saudades de ti ... pai ...
saudades de te ter , de te abraçar,
hoje senti saudades de ti ...
saudades de te ver sorrir ...
saudades da tua face e teus olhos...
hoje senti saudade de te olhar...
saudades da tua voz...
mas senti saudades de te ouvir falar,
hoje senti saudades de ti ...
de te ver a trabalhar,
de te ouvir rir, pena não te ver envelhecer ...
ver-te chegar a casa, era uma casa cheia...
hoje olhei-me ao espelho, pensei em ti...
no castanho de meus olhos vi saudade,
vi-te dentro do meu olhar, fiquei ali...
e fiquei nos meus olhos à vontade ...
pedi então a Deus p'ra adormecer
que pudesse ver-te, ainda que a sonhar....

quinta-feira, 16 de julho de 2009

quarta-feira, 15 de julho de 2009

A ÚLTIMA REALIZAÇÃO

"O passado já é passado
Não tente recuperar.

O presente não fica
Não tente tocá-lo.

Momento a momento
O futuro não veio
Não pense nisto
Antes.

Tudo que vem ao olho,
Deixe que seja
Não há nenhuma ordem
A ser mantida,
Não há nenhuma sujeira
A ser limpa.

Com a mente realmente vazia
Penetrado, o dharma
Não tem nenhuma vida.

Quando puder estar assim,
Você completou
A realização última."

P'ang Yün

Enviada: O.D.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Cronofobia


Queria que algo no passado fosse presente…
queria que algo no futuro fosse passado…
queria que algo no presente fosse futuro…
o que dizer do tempo, esse incoerente,
que me faz confuso, inseguro e dasavisado,
e me faz sentir num buraco escuro
onde meus olhos não vêem, nem meu tato sente
onde em mil coisas terei já tropeçado,
andes de encontrar, ao fim, talvez um muro…
ou nada!


by Junquera, R.

domingo, 12 de julho de 2009

Christian, o Leão Europeu

Christian foi um leão encontrado em 1969 por dois australianos que moravam em Londres, John Rendall e Anthony 'Ace' Bourke (erroneamente citado num artigo do Daily Mail como Ace Berg) na loja de departamentos Harrods. Eles o encontraram, a venda, no departamento de animais exóticos e, comovidos com suas condições e futuro, decidiram comprá-lo.

Rendall, Bourke e suas namoradas Jennifer Mary e Unity Jones cuidaram do leão até que ele tivesse um ano de idade. O tamanho cada vez maior de Christian e o custo para mantê-lo fizeram com que eles percebessem que não poderiam mantê-lo em Londres por muito tempo. A solução veio quando Bill Travers e Virginia McKenna, estrelas do filme Born Free, visitaram a loja de móveis de Rendall e Bourke, onde Christian passava seus dias. Travers e McKenna sugeriram, então, que eles pedissem a ajuda de George Adamson, um conservacionista Kenyano que, justamente com sua esposa Joy, foi o assunto de seu filme. Adamson concordou em ajudá-los na adaptação de Christian para a vida selvagem na Reserva Nacional de Kora.

Adamson gradualmente apresentou Christian a um leão mais velho - 'Boy' - e, subsequentemente, para a filhote fêmea Katiana, na tentativa de formar o núcleo de um novo bando. No entanto, alguns infortúnios assolaram este novo bando: Katiana foi, provavelmente, devorada por crocodilos enquanto bebia água. Outra fêmea foi morta por leões selvagens. Os eventos atingiram 'Boy' de forma tal que ele perdeu sua habilidade de socializar-se com outros leões e humanos. Ele acabou sendo baleado no coração por Adamson, depois de ferir um homem fatalmente. Desta forma, Christian acabou sendo o único sobrevivente do bando original. Adamson continuou seu trabalho, e, após um ano o bando estabeleceu-se na região de Kora, tendo Christian como o líder do bando iniciado por 'Boy'.

Quando Rendall e Bourke foram informados por Adamson do exitoso resultado em 1971, eles viajaram para o Kenya para visitar Christian. A visita foi filmada e transformou-se no documentário Christian, The Lion at World's End. De acordo com este documentário, Adamson alertou Rendall e Bourke para a possibilidade de Christian não recordar-se deles, mas o filme mostra um leão, inicialmente cauteloso, correndo ao encontro dos dois homens, envolvendo os braços em torno dos seus ombros e lambendo seus rostos. O documentário também mostra as fêmeas Mona e Lisa, e um filhote chamado Supercub saudando os dois homens, devido à influência de Christian.

Rendall conta de um encontro final, ocorrida em 1974. Nesta época, Christian já estava a frente de seu próprio bando, tinha filhotes seus e era quase duas vezes maior do que no vídeo do encontro de 1971. Adamson avisou-os de que a viagem poderia ser em vão, porque ele não via o bando de Chirstian há 9 meses. Entretanto, eles descobriram, ao chegar em Kora, que Christian e seu bando haviam retornado para o complexo de Adamson no dia anterior a sua chegada.

Rendall descreve a visita que ele. Bourke e George Adamson fizeram: "Nos o chamamos, ele levantou e começou a caminhar em nossa direção, lentamente. Então, como se tivesse se convencido de que eramos nós mesmos, ele começou a correr ao nosso encontro, pulando sobre nós e nos abraçando, como ele costumava fazer, colocando suas patas sobre nossos ombros."

O reencontro durou até o dia seguinte, pela manhã, quando todos foram dormir. De acordo com Rendall, esta foi a última vez que alguém viu Christian.

sábado, 11 de julho de 2009

Arrepios

Arrepio é uma função corporal humana em resposta ao frio. Quando a temperatura interna do corpo diminui, o reflexo de arrepio é disparado. O grupo de músculos em volta dos órgãos vitais começam a tremer em pequenos movimentos na tentativa de criar calor gastando energia.

Outras respostas observadas em pessoas com frio (por exemplo, nadadores saindo de uma piscina em um dia de vento frio), são dançar sem sair do lugar, abraçar a si mesmo com os braços ao redor do torso, aconchegar-se e usar isolantes térmico como toalhas.

O arrepio protege o corpo das baixas temperaturas. O ar é um dos melhores sistemas de isolamento térmico. Em baixas temperaturas, ocorre o arrepio. Os pêlos levantados fazem com que uma camada de ar fique parada sobre a pele, funcionando como isolante térmico.

O músculo eretor do pêlo é o responsável pelo arrepio.

Ao mesmo tempo, o corpo provoca a vasoconstrição (diminuição do calibre dos vasos que percorrem a pele), reduzindo o volume de sangue que passa por ela. Desta forma, diminui a quantidade de sangue esfriado, o que evita uma maior perda de calor do corpo.

Comentário da Internet:
Uma sensação que sempre me intrigou muito, desde pequena, é o arrepio. Isso porque nunca consegui definir bem se ficar arrepiado é uma sensação boa ou ruim. Eu sei, a maioria das pessoas vai dizer que, certamente, arrepiar-se é algo bom. É bom, mas é ruim, sabe? Dá vontade de rir, de sentir de novo, mas também dá vontade de escapar, de bloquear o que está causando o arrepio.

Acho uma das sensações mais estranhas e interessantes que o ser humano pode ter. “Foi tão lindo, que fiquei toda arrepiada”, “Oh, chego a me arrepiar todo só de ouvir”. Acredito que esta minha incerteza quanto ao arrepio seja decorrente do fato de que eu fico arrepiada com coisas estranhas. Exemplo: é verão, o carro está estacionado sob o sol forte há duas horas. Se eu entrar nesse carro, fico arrepiada. Não tem erro. Uma reportagem, uma cena de filme, alguma edição que misture cenas e trilha sonora bonita já é suficiente pra me arrepiar. Para se ter idéia, meu braço ficou todo eriçado ao assistir a algumas cenas dos Jogos Pan-Americanos, que mostravam os atletas emocionados, acompanhadas de uma música clássica forte, bonita. Não é tão freqüente, mas acontece.

Pensando bem, até que eu gosto de arrepios. O arrepio é algo, digamos, sublime, que exterioriza uma forte emoção, uma mistura de sentimentos, algo indefinido. Por um instante, parece que não pensamos em nada, a mente fica em branco; o corpo estremece, sentimos como se não pudéssemos controlá-lo até o arrepio passar; parece que a alma abandonou o corpo, que não somos mais nós mesmos; paramos o que estamos fazendo, respiramos fundo, o arrepio passa.

E o melhor é que por mais que já tenhamos nos arrepiado milhões de vezes, parece sempre ser uma sensação nova, desconhecida, nunca perde o valor. Não se torna sem graça, não deixa de nos chamar a atenção.

PS: estranhamente, fiquei arrepiada escrevendo estes dois últimos parágrafos.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Visionário do início do Século XX

Nikola Tesla foi um importante visionário, génio, inventor, criativo, cientista, pioneiro, imaginativo, e engenheiro do início do século XX.
Contribuiu para a electricidade, magnetismo, comunicação sem fios por rádio (foi Tesla e não Marconi. Poderia ter tido o Prémio Nobel. Marconi usou vários inventos do Tesla. Edison fez o mesmo), transmissão de electricidade sem fios, robótica, corrente alternada, controlo remoto (para TVs ou até satélites), motor de indução, lâmpada fluorescente, radar, raios-X (que lhe poderia dar o Prémio Nobel da Física, em vez de Röntgen), “raio mortal” (laser a longas distâncias), energia solar, radiação cósmica (que lhe poderia dar um Prémio Nobel, em vez de Penzias e Wilson), etc.

No entanto, é mal conhecido, e popularmente é visto como um cientista louco (ele próprio dava a entender isso, por exemplo quando dizia que recebia mensagens de Marcianos), uma ideia que foi aproveitada pela pseudo-ciência, por ovniologistas, e até por Hollywood, para criar a noção que ele tinha conhecimentos extraterrestres e paranormais, o que o levava a trabalhar em experiências de teleportação, invisibilidade, telepatia, máquina do tempo, em Tunguska, projecto HAARP, e até em tecnologia que iria acabar com o mundo!
O filme intitulado “Experiência de Filadélfia” é um exemplo do que se pensa que ele esteve envolvido, apesar de na verdade ele já estar morto na altura.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Surto de gripe A

Uma pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pandemia pode começar quando se reúnem estas três condições:
O aparecimento de uma nova doença à população.
O agente infecta humanos, causando uma doença séria.
O agente espalha-se fácil e sustentavelmente entre humanos.
Uma doença ou condição, não pode ser considerada uma pandemia somente por estar difundido ou matar um grande número de pessoas; deve também ser infeccioso. Por exemplo, câncer é responsável por um número grande de mortes, mas não é considerada uma pandemia porque a doença não é contagiosa (embora certas causas de alguns tipos de câncer possam ser).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu um plano de preparação de gripe global que define as fases de uma pandemia, esboços no papel da OMS, e faz recomendações para medidas nacionais antes e durante uma pandemia. As fases são:

Período de Interpandemia
Fase 1: Nenhum novo subtipo de vírus de gripe foi descoberto em humanos.
Fase 2: Nenhum novo subtipo de vírus de gripe foi descoberto em humanos, mas uma doença, variante animal ameaça os humanos.

Períodos de alerta de Pandemia
Fase 3: Infecção (humana) com um subtipo novo mas nenhuma expansão de humano para humano.
Fase 4: Pequeno(s) foco(s) com transmissão de humano para humano com localização limitada.
Fase 5: Maior(es) foco(s) mas expansão de humano para humano ainda localizado.

Período de Pandemia
Fase 6: Pandemia: aumenta a transmissão contínua entre a população geral.

A "primeira" pandemia de gripe surgiu na África em 1510 e se espalhou pela Europa.
Gripe Asiática (1889–1890) - foi detectada em maio de 1889 em Bukhara, Rússia. Em outubro, tinha chegado a Tomsk e no Cáucaso. Espalhou-se rapidamente pelo oeste e atingiu a América do Norte em dezembro de 1889, América do Sul entre fevereiro e abril de 1890, Índia entre fevereiro e março de 1890 e Austrália entre março e abril de 1890. Era causada pelo subtipo H2N8 do vírus influenza e teve uma taxa de mortalidade muito alta.
Gripe espanhola (1918–1919) - identificada no começo de março de 1918 em tropas dos Estados Unidos que treinavam no Acampamento Funston, Kansas. Em outubro de 1918 tinha espalhado-se para se tornar uma pandemia mundial, atingindo todos os continentes. Extraordinariamente mortal e violenta, quase terminou tão depressa quanto começou, desaparecendo completamente dentro de 18 meses. Em seis meses, 25 milhões de pessoas estavam mortas (algumas estimativas que esse número seja duas vezes maior). Calculou-se que 17 milhões de pessoas morreram na Índia, 500.000 nos Estados Unidos e 200.000 no Reino Unido. O vírus foi reconstruído recentemente por cientistas do CDC que estudavam restos de cadáveres preservados pelo permafrost no Alaska. Eles identificaram isto como um tipo de vírus H1N1.
Gripe asiática (1957–1958) - o vírus H2N2 causou aproximadamente 70.000 mortes nos Estados Unidos. Identificado na China em fevereiro de 1957, a gripe asiática espalhou-se para os Estados Unidos em junho de 1957.
Gripe suína refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endémicas[2]. Em 2009 todas estas estirpes são encontradas no vírus da gripe C e nos subtipos do vírus da gripe A. tambem conhecida como Influenza A H1N1

Surto de gripe A (H1N1) de 2009
Gripe suína é o nome dado a uma doença causada pelo vírus H1N1, uma combinação das cepas dos vírus aviário e humano. A contaminação se dá de um humano contaminado ou objetos contaminados para outro humano. Não há riscos no contato entre porcos e humanos, nem no consumo da carne de porco.Em 2009, em meio a um surto da doença, o governo mexicano anunciou 150 mortes ate o dia 29/04/09 causadas pelo H1N1 o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar que a doença tem grandes chances de se tornar uma pandemia. No dia 30 de Abril de 2009 a OMS aumentou o nível pandêmico da gripe AH1N1 para fase 5.
O nome Gripe Suína foi alterado pela OMS para Gripe A, pois o nome poderia afetar o comércio suíno. No dia 11 de junho de 2009 a OMS aumentou o nível para 6, caracterizando uma pandemia. No momento do decreto eram registrados 27.737 casos de gripe A no mundo e 141 mortes.

Comentário: O Expresso percorreu a ruas da capital argentina para ilustrar o medo perante o inimigo invisível da gripe A.
Quando ainda faltam pelo menos três semanas para atingir o momento mais agudo da epidemia, a fazer fé nas estimativas dos especialistas argentinos, a gripe A já fez 87 mortes. O número surge das 70 vítimas fatais confirmadas pelo Ministro da Saúde, Juan Manzur, somadas às mortes anunciadas pelos governos provinciais nas últimas horas. Sob suspeita, outras 62 mortes. Refugiados em casa, bares e restaurantes abandonados...
Em Portugal, já são 61 casos confirmados, sendo 8 casos nos Açores...
Um colega disse-me são 61 casos confirmados e divulgados, fora os que ainda ninguém sabe, ou que estão fora do alcance de um hospital...
Já começa a ser critico.. No meu trabalho, já entregaram o folheto informativo da Gripe A. Sintomas, o que, como e prevenções.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Peter Pan


Peter Pan é um personagem criado por J. M. Barrie para sua notória peça de teatro intitulada Peter and Wendy, que originou um livro para crianças e de várias adaptações destes. O personagem é um pequeno rapaz que se recusa a crescer e que passa a vida a ter aventuras mágicas.

Desenho animado preferido do mickael Jackson.

Peter pan, não queria crescer, ser eterna criança, rodeada de magia, divertimento...

domingo, 5 de julho de 2009

Melhores amigos

Se os beijos fossem água, te daria um oceano.
Se os ABRAÇOS fossem plantas,te daria um quintal.
Se a VIDA fosse um planeta,te daria uma galáxia.
Se a AMIZADE fosse a vida,te daria a minha.
Esta é a semana dos 'MELHORES AMIGOS DO MUNDO'

sexta-feira, 3 de julho de 2009

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Açafrão


O açafrão é uma das especiarias mais caras e valorizadas na gastronomia. A produção limitada desse pó dourado de aroma inebriante exige precisão, paciência e um intenso trabalho manual.
Cultivado deste a Antiguidade em diversas regiões da Ásia, teve papel fundamental em rituais religiosos; e nas cozinhas da civilização grega, onde também era utilizado como cosmético.
Na Roma, a aristocracia costumava beber o açafrão, fazendo infusões em caldos de carne, galinha ou carneiro, sendo considerado um afrodisíaco. Sua cor vibrante também tonalizava as túnicas de monges budistas. Durante o período das grandes Cruzadas, os árabes levaram para Espanha o az-zafaran, que significa amarelo. Desde então, a especiaria conquistou cozinheiros franceses, italianos, espanhóis e ingleses.
O açafrão é a mácula, ou stigma, seca da flor crocus sativus. Hoje, o cultivo é feito, principalmente, em áreas isoladas da Espanha, Marrocos e no Oriente Médio. As delicadas flores de cor púrpura florescem somente na escuridão, antes do amanhecer. A colheita deve ser feita no mesmo dia para assegurar que os fios estejam vermelhos, conservando seu sabor intenso e a deliciosa fragrância.

Essência da flor
Cada flor contém, em média, três máculas, que devem ser retiradas a mão, utilizando os dedos polegares e indicador.
As crocus sativus são muito frágeis para serem colhidas com máquinas. Após a retirada da mácula das flores com rapidez, o açafrão passa trinta minutos sobre o fogo indirecto. O processo é utilizado para tostar as pontas dos stigmas, retirar o excesso de humidade e, principalmente, intensificar seus aromas. O calor também controla o nível de amargor desse tempero.
Duzentas horas de trabalho são necessárias para produzir 460g de açafrão; e, para obter 1kg, são utilizadas 180 mil crocus sativus. Pelo peso, a especiaria é a mais cara. Em certas ocasiões, o preço por quilo supera o do ouro. A temporada ocorre no final de Outubro. Na minha food trip em busca do melhor açafrão do mundo, tive a oportunidade de conhecer dois terroirs sensacionais com longas histórias de produção. Além de uma cultura em torno desse tempero, que é de tirar o fôlego.

O terroir do açafrão
Hoje, a Espanha é responsável por 70% da produção de açafrão, considerado o melhor e o mais perfeito. O terroir espanhol em volta do Rio Jiloca se destacou pela qualidade e a especiaria passou a ser chamada pelos nativos de “o ouro do homem pobre”. Com invernos rígidos e longos e verões quentes, o clima da região é ideal para cultivar as crocus.
Nessa viagem, conheci Jose Antonio Sanchez, coordenador do projecto Slow Food Presidium, que tem como objectivo preservar a cultura alimentar tradicional. Sanchez, produtor no Vale do Jiloca, explicou sobre as dificuldades desse cultivo devido às mudanças climáticas nos últimos anos. Em 2007, a colheita foi 60% menor que em 2006. Ao relatar a produção nos últimos trinta anos, ele lembrou com tristeza o facto de que muitos agricultores deixaram de cultivar as flores.
Em 1970, o terroir de Teruel - situado ao lado das montanhas Cuenca, na região de Aragon, a 200km de Valência - era famoso por suas trufas e pelo açafrão, tendo dois mil hectares plantados. Hoje, a área possui menos de 5 hectares. É surreal saber que a economia local já foi totalmente dependente da agricultura da crocus sativus.

O museu do açafrão
O Museo del Azafran - localizado no pequeno vilarejo de Monreal de Campo, a 55km de Teruel - é um marco histórico. O local possui a biblioteca mais completa dedicada ao tempero com sua história e lendas, o comércio, as rotas e os instrumentos usados na produção. Nessa comunidade, o açafrão teve papel central, tendo sido utilizado como moeda de troca.
Com o apoio da Fundação Slow Food para Biodiversidade, o Museo del Azafran, está desenvolvendo um projeto para promover o açafrão de Jiloca entre os consumidores da Espanha e ao redor do mundo. Desde a Idade Média, o tempero foi ameaçado por imitações de qualidade inferior. Apesar da facilidade de reproduzir a cor de ferrugem intensa, os carotenóides e óleos essenciais, que compõem todas as notas de sabor, estão somente presentes na verdadeira crocus.

Açafrão marroquino
Embora a Espanha responda pela maior parte da produção, o açafrão marroquino apresenta alta qualidade. É considerado por alguns como o mais aromático disponível no mercado. Seu intenso perfume possui aroma de mel e sabor forte, que lembraria um néctar de frutas amargas.
A pequena aldeia marroquina de Taliouine, localizada a 400 km ao sul de Marrakesh, é uma comunidade de produção de açafrão. Para chegar ao local é preciso atravessar a cadeia de montanhas Altas, situada a 400 metros acima do nível do mar. Taliouine é um vilarejo muito pobre. Os pequenos agricultores da região produzem um pouco do melhor açafrão do mundo e o comercializam por gerações. Eles ainda usam velhas balanças para pesar e vender seu precioso ingrediente. Em breve, o açafrão de Taliouine se juntará ao Açafrão de Jiloca através do Slow Food Presidium.

Luxo acessível
O açafrão é insubstituível nas cozinhas de muitas culturas. É essencial no Arroz Pilaus, o Biryanis, e nos pudins e doces da Índia e Oriente Médio. Na cozinha Marroquina é utilizado, frequentemente, nas preparações de doces. Tagine, um dos pratos mais populares do Marrocos é à base desse tempero. Também é ingrediente-chave em risottos no norte da Itália; na sopa de peixe de Marseilles; nos frutos do mar da Provence; e nas paellas célebres da Espanha. Como nunca é usado em grandes quantidades, o preço do açafrão por quilo não o faz um produto caro ou inacessível.
É bom lembrar que o seu alto valor de mercado é temperado pela sua intensidade. Somente uma pitada é necessária para trazer sabor, luxo, apelo visual e novas dimensões às receitas.

Italiano: zafferano, Espanhol: azafrán

O tempo...

O tempo cura feridas abertas,
Cura as desilusões de amores e desamores,
Cura a dor que sentimos profundamente no nosso coração
Cura as saudades que carregamos dentro de nós

Mas não cura a ilusão de poder amar sem ser amada.
Estranho seria estar aonde não te vejo.
A arma branca da alma será pequena na noite escura
A arte do pecado surge no local mais obscura da vida

Um dia, os nossos olhares, hão-de cruzar…
Na esquina mais próximo, no mistério da situação,
Nessa pauta dos caminhos longos e tortuosos, sem fim…

A vontade e o desejo de amar sem limite
Irá acontecer quando menos esperamos
E o medo de enfrentar essa ilusão irá desaparecer…

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Traumatizada pelas dentaduras...

Uma mulher de 38 anos, moradora de Galati, na Romênia, foi parar no hospital depois de engolir uma das partes da dentadura de seu namorado.
Segundo matéria publicada no site Ananova.com, ela deu entrada no pronto-socorro reclamando de dores no estômago e dizendo que tinha engolido um objeto - mas não tinha coragem de dizer o que era.

Os médicos ficaram embasbacados quando o raio X mostrou a dentadura dentro do estômago da paciente. A mulher, que não teve seu nome divulgado, admitiu ter engolido a perereca quando aplicava um “tipo especial de beijo apaixonado” em seu namorado.

Depois de passar dois dias sentindo dor e vergonha no hospital, a romena expeliu os dentes pelas vias naturais.

E outras aventuras que ja presenciei e que ja me contaram:
dentadura no chão do autocarro;
dentadura na praia proveniente do mar (ha e mar e mar, a ir e voltar);
dentadura num copo de água;
Ai, Zinhores...