sexta-feira, 10 de julho de 2009

Visionário do início do Século XX

Nikola Tesla foi um importante visionário, génio, inventor, criativo, cientista, pioneiro, imaginativo, e engenheiro do início do século XX.
Contribuiu para a electricidade, magnetismo, comunicação sem fios por rádio (foi Tesla e não Marconi. Poderia ter tido o Prémio Nobel. Marconi usou vários inventos do Tesla. Edison fez o mesmo), transmissão de electricidade sem fios, robótica, corrente alternada, controlo remoto (para TVs ou até satélites), motor de indução, lâmpada fluorescente, radar, raios-X (que lhe poderia dar o Prémio Nobel da Física, em vez de Röntgen), “raio mortal” (laser a longas distâncias), energia solar, radiação cósmica (que lhe poderia dar um Prémio Nobel, em vez de Penzias e Wilson), etc.

No entanto, é mal conhecido, e popularmente é visto como um cientista louco (ele próprio dava a entender isso, por exemplo quando dizia que recebia mensagens de Marcianos), uma ideia que foi aproveitada pela pseudo-ciência, por ovniologistas, e até por Hollywood, para criar a noção que ele tinha conhecimentos extraterrestres e paranormais, o que o levava a trabalhar em experiências de teleportação, invisibilidade, telepatia, máquina do tempo, em Tunguska, projecto HAARP, e até em tecnologia que iria acabar com o mundo!
O filme intitulado “Experiência de Filadélfia” é um exemplo do que se pensa que ele esteve envolvido, apesar de na verdade ele já estar morto na altura.

Sem comentários: