quinta-feira, 2 de julho de 2009

Açafrão


O açafrão é uma das especiarias mais caras e valorizadas na gastronomia. A produção limitada desse pó dourado de aroma inebriante exige precisão, paciência e um intenso trabalho manual.
Cultivado deste a Antiguidade em diversas regiões da Ásia, teve papel fundamental em rituais religiosos; e nas cozinhas da civilização grega, onde também era utilizado como cosmético.
Na Roma, a aristocracia costumava beber o açafrão, fazendo infusões em caldos de carne, galinha ou carneiro, sendo considerado um afrodisíaco. Sua cor vibrante também tonalizava as túnicas de monges budistas. Durante o período das grandes Cruzadas, os árabes levaram para Espanha o az-zafaran, que significa amarelo. Desde então, a especiaria conquistou cozinheiros franceses, italianos, espanhóis e ingleses.
O açafrão é a mácula, ou stigma, seca da flor crocus sativus. Hoje, o cultivo é feito, principalmente, em áreas isoladas da Espanha, Marrocos e no Oriente Médio. As delicadas flores de cor púrpura florescem somente na escuridão, antes do amanhecer. A colheita deve ser feita no mesmo dia para assegurar que os fios estejam vermelhos, conservando seu sabor intenso e a deliciosa fragrância.

Essência da flor
Cada flor contém, em média, três máculas, que devem ser retiradas a mão, utilizando os dedos polegares e indicador.
As crocus sativus são muito frágeis para serem colhidas com máquinas. Após a retirada da mácula das flores com rapidez, o açafrão passa trinta minutos sobre o fogo indirecto. O processo é utilizado para tostar as pontas dos stigmas, retirar o excesso de humidade e, principalmente, intensificar seus aromas. O calor também controla o nível de amargor desse tempero.
Duzentas horas de trabalho são necessárias para produzir 460g de açafrão; e, para obter 1kg, são utilizadas 180 mil crocus sativus. Pelo peso, a especiaria é a mais cara. Em certas ocasiões, o preço por quilo supera o do ouro. A temporada ocorre no final de Outubro. Na minha food trip em busca do melhor açafrão do mundo, tive a oportunidade de conhecer dois terroirs sensacionais com longas histórias de produção. Além de uma cultura em torno desse tempero, que é de tirar o fôlego.

O terroir do açafrão
Hoje, a Espanha é responsável por 70% da produção de açafrão, considerado o melhor e o mais perfeito. O terroir espanhol em volta do Rio Jiloca se destacou pela qualidade e a especiaria passou a ser chamada pelos nativos de “o ouro do homem pobre”. Com invernos rígidos e longos e verões quentes, o clima da região é ideal para cultivar as crocus.
Nessa viagem, conheci Jose Antonio Sanchez, coordenador do projecto Slow Food Presidium, que tem como objectivo preservar a cultura alimentar tradicional. Sanchez, produtor no Vale do Jiloca, explicou sobre as dificuldades desse cultivo devido às mudanças climáticas nos últimos anos. Em 2007, a colheita foi 60% menor que em 2006. Ao relatar a produção nos últimos trinta anos, ele lembrou com tristeza o facto de que muitos agricultores deixaram de cultivar as flores.
Em 1970, o terroir de Teruel - situado ao lado das montanhas Cuenca, na região de Aragon, a 200km de Valência - era famoso por suas trufas e pelo açafrão, tendo dois mil hectares plantados. Hoje, a área possui menos de 5 hectares. É surreal saber que a economia local já foi totalmente dependente da agricultura da crocus sativus.

O museu do açafrão
O Museo del Azafran - localizado no pequeno vilarejo de Monreal de Campo, a 55km de Teruel - é um marco histórico. O local possui a biblioteca mais completa dedicada ao tempero com sua história e lendas, o comércio, as rotas e os instrumentos usados na produção. Nessa comunidade, o açafrão teve papel central, tendo sido utilizado como moeda de troca.
Com o apoio da Fundação Slow Food para Biodiversidade, o Museo del Azafran, está desenvolvendo um projeto para promover o açafrão de Jiloca entre os consumidores da Espanha e ao redor do mundo. Desde a Idade Média, o tempero foi ameaçado por imitações de qualidade inferior. Apesar da facilidade de reproduzir a cor de ferrugem intensa, os carotenóides e óleos essenciais, que compõem todas as notas de sabor, estão somente presentes na verdadeira crocus.

Açafrão marroquino
Embora a Espanha responda pela maior parte da produção, o açafrão marroquino apresenta alta qualidade. É considerado por alguns como o mais aromático disponível no mercado. Seu intenso perfume possui aroma de mel e sabor forte, que lembraria um néctar de frutas amargas.
A pequena aldeia marroquina de Taliouine, localizada a 400 km ao sul de Marrakesh, é uma comunidade de produção de açafrão. Para chegar ao local é preciso atravessar a cadeia de montanhas Altas, situada a 400 metros acima do nível do mar. Taliouine é um vilarejo muito pobre. Os pequenos agricultores da região produzem um pouco do melhor açafrão do mundo e o comercializam por gerações. Eles ainda usam velhas balanças para pesar e vender seu precioso ingrediente. Em breve, o açafrão de Taliouine se juntará ao Açafrão de Jiloca através do Slow Food Presidium.

Luxo acessível
O açafrão é insubstituível nas cozinhas de muitas culturas. É essencial no Arroz Pilaus, o Biryanis, e nos pudins e doces da Índia e Oriente Médio. Na cozinha Marroquina é utilizado, frequentemente, nas preparações de doces. Tagine, um dos pratos mais populares do Marrocos é à base desse tempero. Também é ingrediente-chave em risottos no norte da Itália; na sopa de peixe de Marseilles; nos frutos do mar da Provence; e nas paellas célebres da Espanha. Como nunca é usado em grandes quantidades, o preço do açafrão por quilo não o faz um produto caro ou inacessível.
É bom lembrar que o seu alto valor de mercado é temperado pela sua intensidade. Somente uma pitada é necessária para trazer sabor, luxo, apelo visual e novas dimensões às receitas.

Italiano: zafferano, Espanhol: azafrán

4 comentários:

Anónimo disse...

prezada larita caramela.slolicito suas informaçoes,gostaria de obter informaçoes sobre o cultivo do açafrao crocus stavius,se o mesmo pode ser plantado na regiao norte mineira em januaria,tenho interesse de montar um projeto para cultivo e exportaçao,desde ja solicito o seu apoio,cujas informaçoes serao de grande utilidade,atenciosamente.joao moura neto.fundaçao joao moura neto.

Anónimo disse...

agradeço aos autores deste site por sua exibiçao,ao ensejo informo vos que a fundaçao joao moura neto e amigos do sucesso e desnvolvimento,ja cumpriu uma das etapas das aberturas das valetas da rede de agua publica que beneficiara setenta familias na comunidade agua viva em riacho da cruz.januaria.mg.

Anónimo disse...

A FUNDAÇAO JOAO MOURA NETO E AMIGOS DO SUCESSO E DESNVOLVIMENTO .COMUNICA QUE JA CUMPRIU UMA DAS ETAPAS DA REDE DE AGUA NA COMUNIDADE AGUA VIVA EM RIACHIO DA CRUZ,ONDE MSERAO BENEFICIADAS SETENTA FAMILIAS.AGRADEÇO VOS PELA DIVULGAÇAO..ATENCIOSAMENTE,JOAO MOURA NETO

Unknown disse...

Como seria possivel obter umas plantas de açafrão (ou sementes,< ou bolbos) para experimentar na minha pequena horta?