Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2024

Trilogia dos aperitivos

Ouvi na Rádio Comercial e achei que era um bom tema para o dia de hoje. Referiram muito nomes de aperitivos sejam em tamanhos normais ou miniaturas. No fim, ficaram três. As chamussas sejam de legumes ou de carne com uma pitada de picante, bem feitas e bem fritas, é uma delícia. Também saborosos, os croquetes de carne, bem feitos e acabados de fazer. Aqueles suaves e moles que na primeira trinca explodem na boca mil paladares e sabores. E no fim, os rissóis de camarão, de leitão. Também famosos pelo seu cremoso recheio. As minhas preferidas serão as chamussas.

Dores! Saudades!

S into-me nostálgica. Sinto a tua falta, Pai. Tu eras o chefe da família, e nunca te engrandeceste por isso. Não davas nem de mais, nem de menos, apenas exigias que cumpríssemos as regras básicas. Conversavas com todos, fossem ricos ou pobres, sábios ou ignorantes, de qualquer clube ou religião. Ainda hoje falam de ti, pela grandiosidade que carregavas como homem. Desde que partiste, já não temos um chefe. O que temos é um "galo" com mania de líder ou uma dona de casa que manda em todos, em qualquer lugar que esteja. Às vezes, sinto vontade de me afastar. Eu não sou assim, e não quero guerrear por coisas sem sentido. Critico quem julga os outros pelo olhar ou pela vida que levam, sem saberem pelo que já passaram. Há cicatrizes visíveis e outras escondidas. E ainda há as emocionais, as que mais nos marcam. Somos todos humanos, diferentes, com opiniões e experiências únicas. E por sermos diferentes, seremos postos de lado? Sempre quis uma família mais presente, mas tenho uma f...

MÓDULO 3 - PLANEAR ANTES PARA ESCREVER MELHOR DEPOIS

Neste módulo vais descobrir o grande segredo de todos os escritores de sucesso: a planificação. Vais adquirir técnicas para combater a procrastinação, evitar as distrações e manter o foco na tua escrita. Vais aprender a evitar os erros que matam a tua credibilidade. Vais ainda aprender a estruturar o teu texto e garantir que tens definido tudo o que necessitas para colocares a tua escrita em ação. Desafios Módulo 3                                                                                TEMA:” NADA SE CONSEGUE SEM ESFORÇO” 

Paisagem

C heguei à clínica, às 21:30, com o misto de receio, ansiedade e cansaço. Olhei para a porta e para o relógio e fiquei uns segundos em suspense. Não havia campainha, bati a porta enquanto apanhava o telemóvel para ligar, entretanto chegou uma senhora. Apresentou-se e mostrou-me o quarto aonde iria passar a noite. Disse-me para vestir como se fosse dormir. Vinha daqui a vinte minutos, para a monitorização. Olhei para o quarto com WC, uma mesa de escritório, uma cama e uma televisão e um lindo quadro, no lugar da janela. Sentei-me à frente, fiquei a apreciar os montes do Gerês.  

Indignada, que falta de respeito!

P asso a via verde para entrar para o Cacém e vejo um carro a passar a via verde na faixa do lado. Sabendo que pelas regras e pelo sinal posto no chão, esse perde a prioridade perante a minha faixa e mesmo assim, meteu-se sem pisca. Caminhamos lado a lado, uns duzentos metros, numa estrada com uma faixa de carro. Eu consciente das regras e para não ter mais chatices, recuei. E quando ficamos lado a lado, mais à frente para diferentes caminhos, mostrou-me um cartão de” não sei o que”. Apeteceu-me parar ali mesmo. Para quê mostrar o cartão, seja da polícia, seja presidente, não lhe dá o direito de violar as regras de condução. O único que acho que poderá violar estas regras, seria um médico e em 4 piscas, como sinal de urgência. Todos temos os mesmos direitos na condução de estrada.  

Primavera

  No silêncio da manhã, fria e com neblina, chega o dia que supostamente deveria chegar a Primavera, a 20 de Março. Mas o tempo dirá a sua chegada, muito brevemente. A meio da manhã chega ela, radiante nos seus belos raios iluminantes do Sol. Que nos aquece o corpo e nos deixa com os pêlos eriçados. Que nos seca os lugares ainda molhados da chuva e não deixa poças de água. Que clareia o dia, ficando claro que nos deixa ofusca de tanta claridade. Que o cheiro de terra molhada, se sinta pelos campos afora. Os passarinhos que cantam alegremente. Por Guido Gerding

Feliz Dia do Pai!!

Depois de uma semana de festas, senti renovada. Fui a fisioterapia em Sintra. Mas mexeu-me em tantos músculos e articulações, que senti-me ir abaixo. Um cansaço fora de normal e resolvi não ir à aula de Zumba. Mas como somos só duas alunas mais a professora senti na responsabilidade de avisar para que a outra rapariga, pudesse ir ao não à aula. Não é agradável fazer a aula sozinha com a professora, como se perdêssemos o entusiasmo e a vontade, por não ter mais ninguém para representar. E era o Dia do Pai e as saudades apertam-me. Sonhei com ele.  

Meio século...

À beira dos cinquenta, há mistura em mim, De aventuras vividas, um começo e fim. As histórias guardadas em tantas cores, Com risos, batalhas, sossego e dores. Vivências pulsando no peito a vibrar, De guerras vencidas, de sonhos a voar. A escrita aponta para o meu novo caminho, Nas folhas e letras, preparo o meu ninho. Talvez um livro consiga criar, Dos anos vividos, do que há por sonhar. Ansiosa, mas calma, imagino o essencial, A vida madura, o que é vital. De cabelos brancos, a minha coroa, Sabedoria que o tempo abençoa. Corrijo os meus erros na leitura atenta, Aprendo, evoluo, com alma sedenta. Um firme propósito por vinte e um dias Escrevo as memórias, as histórias e vias. Sobre a família, as lições do passado, As trilhas que cruzei no caminho traçado. Ouço a natureza, vejo a beleza, Sinto as emoções, percebo a leveza. Com versos simples, rotinas recrio, Na prosa e poesia, um eterno rio. Meio século chega, mas não é final, É novo começo, uma jornada ideal. Grata à escrita, aos livr...

Escrita!

Terminou a "Semana da Escrita"!  Expectativas : Adorei! Mexeu comigo, ainda escrevi algumas coisas! E começa a "Escrita em acção"! Expectativas: Melhor a escrita, bem e bonito! E quem sabe, o meu livro-rascunho sai!  :)

Raid, um amigo para sempre!

  Cresci com um cão Cocker chamado Raid, que durou 14 anos e foi quase como um irmão. Sempre me acompanhou, sempre esteve no meu lado nos momentos mais difíceis. Olhava para mim, como se percebesse de tudo o que eu dizia e que só faltava falar.   Lembro-me de muitas aventuras com ele, nomeadamente a última que tive como ele. Eu tinha sido operada e ainda estava a recuperar no Hospital. E ele em casa, aflito por não me ver e sentir. Fugia de casa para me procurar, mas chegava a rua e.… ficava atrapalhado. E voltava triste.  Os meus pais iam visitar-me ao Hospital e vinham com o meu cheiro nas mãos. Ele cheirava e ficava todo contente, deveria pensar que, "estiveram com ela, ela está bem".  E quando voltei para casa, queria saltar para me cumprimentar, mas acabou por não o fazer, por sentir que não estava bem. Deixou-me sentar no sofá e ele sentou-se ao meu lado, todo direito e olhava para mim com ar de contente. E não saiu de perto de mim, enquanto estive a recuperar ...

Alfama e fado!

 Sai do trabalho e chovia a potes.  Conduzia para ir buscar o meu companheiro e seguimos para a Alfama. Perdidos sem GPS, por causa do transito e perdidos com GPS por causa das ruas fechadas, mas chegamos ao local da Feira da Ladra, dentro da hora combinada.  Estacionamos o carro e olhei para majestoso e grandioso monumento, Panteão Nacional. Aonde está enterrada, a Amália Rodrigues e Eusébio. Seguimos pela rua abaixo e lá encontramos os nossos amigos. Entramos na "Tasca da Bela". Cadeiras diferentes, loiças diferentes, guitarras penduradas na parede. Entre as refeições, lá ouvimos o Fado.  Tocou-nos no coração!