Meus outros blogs:

sexta-feira, 30 de junho de 2006

Sociedade Ponto Verde



Existem metas para a reciclagem das embalagens usadas

Sim, a União Europeia, criou a Directiva de Embalagens e Resíduos de Embalagens (Directiva 94/62), que foi transposta para a legislação nacional com o objectivo de reduzir o impacte dos resíduos de embalagens no ambiente.

A prioridade máxima foi dada à prevenção da produção das embalagens usadas, ou seja, todos temos de fazer um esforço para reduzir as quantidades destes resíduos que produzimos diariamente. No entanto, como sabemos, na sociedade actual torna-se inevitável a redução até níveis ambientalmente aceitáveis, portanto a legislação obriga a que sejam tomadas medidas que, do ponto de vista ambiental, permitam a sustentabilidade dos ecossistemas. Assim, estabeleceu metas que os Estados Membros têm que cumprir em termos de reutilização e valorização das embalagens, nomeadamente através da reciclagem.

Em 2011 Portugal terá de atingir as seguintes metas:
Prazo: 31.12.2011
Valorização: 60%
Reciclagem:
Global: 55-80%
Vidro: 60%
Papeis: 60%
Metais: 50%
Plástico: 22,5%
Madeira:15%

Nota:
Valorização - Qualquer das seguintes operações aplicadas sobre resíduos de embalagens: reciclagem, valorização energética e reciclagem orgânica.

O que é a Sociedade Ponto Verde?

A Sociedade Ponto Verde é uma entidade privada sem fins lucrativos que foi licenciada oficialmente para dar cumprimento à legislação relativa à gestão integrada de embalagens e resíduos de embalagens não reutilizáveis a nível nacional.

A legislação (Decreto-Lei N.º 366-A/97) refere que os embaladores, os responsáveis pela colocação de produtos no mercado nacional e os industriais de produção de embalagens ou matérias-primas para o fabrico de embalagens são responsáveis pela gestão e destino final dos seus resíduos de embalagens, podendo transmitir a sua responsabilidade a uma entidade gestora.

Em Portugal a entidade gestora dos resíduos de embalagens é a Sociedade Ponto Verde. Esta entidade visa a promoção da recolha selectiva, a retoma e a reciclagem de resíduos de embalagens.

Linha ponto Verde: 808 500 045
http://pontoverde.pt/

segunda-feira, 26 de junho de 2006

Oração de Taizé em Linda-a-Velha

Oração de Taizé em Linda-a-Velha,
em todas as ultimas segundas-feiras de cada mês..
Com o bandolim da Ausenda e a guitarra do Helder,
todos a cantar, músicas solenes de taizé...
Com o silêncio da enorme igreja..
os meus olhos fecharam, as minha mãos fechadas sentiam a energia..
Passado uns momentos, já não ouvia musica, mas...
pela primeira vez, senti...
senti a voar como se tivesse asas..
senti.. que não estava ali...senti a pairar..
senti muito longe e de repente, pairava nas montanhas de Taizé.
Senti a natureza, tudo verde em ceu azul.. mas num silêncio,
senti uma tranquilidade que há muito procurava.
Não encontrei nas orações de S.Nicolau, nem nas orações nos Dominicanos,
mas encontrei com as músicas de taizé...
Quando abri os olhos, vi a Nossa Senhora á minha frente,
em que os olhos Dela olhavam para os meus
e os lábios Dela sorriam para mim..
Havia algo, uma mensagem que ainda não descobri o significado...
Mas senti bem.. o tempo dirá o seu significado.
LMCF

domingo, 25 de junho de 2006

VIVA PORTUGAL......




Descrição Heráldica e Considerações Históricas
Os símbolos da Pátria são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional e o Chefe de Estado.
A Bandeira Nacional representa as lutas da fundação, a independência e restauração de Portugal e os descobrimentos marítimos.
No reinado de D. Afonso Henriques a Bandeira era branca com uma cruz azul larga ao centro, simbolizando o emblema do cruzado e o azul, a cor principal das armas da Casa de Borgonha.
Sofrendo várias alterações ao longo dos vários reinados, a Bandeira Nacional com a Implantação da República passa a ser verde e vermelha, sendo composta por um rectângulo de pano cuja altura é igual a dois terços da largura.
É dividida em duas partes, na vertical, sendo a parte que fica junto à haste de cor verde, ocupando dois quintos da superfície e a outra parte de cor vermelha, ocupando três quintos.

Simbologia
Cor Verde - Representa a esperança em melhores dias de prosperidade e bem-estar e também os campos verdejantes.
Cor Vermelha - Representa o valor e o sangue derramado nas conquistas, nas descobertas, na defesa e no engrandecimento da Pátria.
Esfera Armilar - Situa-se no centro da divisão das duas faixas, simbolizando as viagens dos navegadores portugueses pelo Mundo, nos séculos XV e XVI.
"A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio."
Armas de Portugal - Assentam sobre a esfera armilar, sendo compostas por um escudo maior com outro mais pequeno brocante, simbolizando o escudo, a arma de defesa utilizada pelos nossos antepassados nos combates.
Escudo Maior - É vermelho e à sua volta estão representados sete castelos que representam as cidades fortificadas que D. Afonso III tomou aos mouros.
Escudo Pequeno - É branco e encerra cinco escudetes azuis pequenos, fazendo alusão às cinco chagas de Jesus Cristo. Cada um desses escudos contêm cinco besantes de prata que contando duas vezes os da quina do meio, recordam os trinta dinheiros pelos quais Judas vendeu Jesus Cristo e simbolizam o poder régio de cunhar moeda.
"Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo. Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: "Com este sinal, vencerás!". Contando as chagas e duplicando as chagas da quina do meio perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Cristo."

Quartos de finais - Mundial 2006




D:30-06  16H  J9: Vencedor J1: Alemanha  4-2 Vencedor J2: Argentina
D:30-06  20H  J10: Vencedor J5: Italia  3-0 Vencedor J6: Ucrania
D:01-07  16H  J11: Vencedor J3: Inglaterra  - Vencedor J4: Portugal
D:01-07  20H  J12: Vencedor J7: Brasil  - Vencedor J8: França

Ligação da Nª Srª Perpetuo Socorro com Goa

Dezenas de antigos militares prestaram, ontem, homenagem, no Santuário de Fátima, ao tenente-capelão João Ferreira da Silva, o homem que, há 43 anos, em Goa, salvou do fuzilamento cerca de dois mil portugueses. Na celebração eucarística, o padre Francisco Jorge lembrou os militares que, em 1962, "tiveram na sua frente um pelotão de fuzilamento e que, miraculosamente, se salvaram". "Eles salvaram-se e estão aqui para agradecer o dom da vida", sublinhou o capelão que lembrou "Foi devido à fidelidade desse sacerdote que se salvaram dois mil homens. Ele estava ali para morrer por eles".

Numa missa presidida por monsenhor Luciano Guerra, reitor do santuário, e onde pontificava no altar um quadro com a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - que acompanhou sempre um dos ex-prisioneiros -, o padre Francisco Jorge salientou a coragem e a abnegação do capelão João Ferreira da Silva. "Contrariando todas as instruções ele deu um passo em frente e ofereceu-se para morrer em nome dos prisioneiros", referiu. A iniciativa, que incluiu um almoço-convívio, permitiu o encontro de ex-prisioneiros de todo o país, muitos dos quais não contiveram as lágrimas

Festa da Nossa Srª do Perpetuo Socorro


Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando no bom preço que poderia obter por ele, roubou-o e levou-o para Roma. Durante a travessia do Mediterrâneo, o navio que transportava a preciosa carga foi atingido por terrível tempestade, que ameaçava submergi-lo. Os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria. Logo a tormenta amainou, permitindo que a embarcação ancorasse, sendo salva num porto italiano. Algum tempo depois o ladrão faleceu e a Santíssima Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava a pintura em sua casa, avisando que a imagem de Santa Maria do Perpétuo Socorro deveria ser colocada numa igreja.
O milagroso quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e aí permaneceu recebendo a homenagem dos fiéis durante três séculos, até que o templo foi criminosamente destruído. Os religiosos se dispersaram e a santa caiu no esquecimento. Finalmente em 1866 a milagrosa efígie foi conduzida triunfalmente ao seu atual santuário por ordem do Santo Padre, que recomendou aos filhos de Santo Afonso de Ligório: - "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro".
Festa: 27 de junho. Comemora-se todo dia 27.
Dia 25 Junho, a Comunidade Goesa, celebrará na Igreja de Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha. Missa ás 11.30 seguida de almoço e convivio.

sexta-feira, 23 de junho de 2006

Oitavos de Final - MUNDIAL 2006




D:24-06-2006  16H  J1: Alemanha  2-0 Suécia
D:24-06-2006  20H  J2: Argentina  2-1 México
D:25-06-2006  16H  J3: Inglaterra  1-0 Equador
D:25-06-2006  20H  J4: Portugal  1-0 Holanda
D:26-06-2006  16H  J5: Itália  1-0 Austrália
D:26-06-2006  20H  J6: Suíça  0-3 Ucrânia
D:27-06-2006  16H  J7: Brasil  3-0 Gana
D:27-06-2006  20H  J8: Espanha  1-3 França

sábado, 17 de junho de 2006

Saco de Pano

A AAG (associação de Antigas Guias) e os seus amigos protegem o Ambiente.
Já fez contas? 1 saco de pano pode substituir 2 sacos de plástico por compra. Quantos sacos de plástico utiliza todas as semanas?
Faça as contas e dispense os sacos de plástico.
Ao utilizar este tipo de saco nas suas compras vai evitar o consumo de centenas de sacos de plástico. Um saco de pano tem quase todas as vantagens dos sacos de plásticos, guarda-se após a utilização e pode ser reutilizados vezes sem conta.
Use e abuse dee um sacos de pano.

quinta-feira, 15 de junho de 2006

Deus ajuda quem cedo madruga
Quem cedo madruga, dorme à tarde...
Quem dorme à tarde, não dorme à noite...
Quem não dorme à noite, anda na gandaia!!!!!!!
Conclusão: Deus ajuda quem anda na gandaia!!!!!!

quarta-feira, 14 de junho de 2006

Deus é amor.
O amor é cego.
Steve Wonder é cego.
Logo, Steve Wonder é Deus.
Disseram-me que eu sou ninguém.
Ninguém é perfeito.
Logo, eu sou perfeito.
Mas só Deus é perfeito.
Portanto, eu sou Deus.
Se Stevie Wonder é Deus, eu sou Stevie Wonder!!!!
Meu Deus, eu sou cego!!!

terça-feira, 13 de junho de 2006

Imagine um pedaço de queijo suíço, daqueles bem cheios de buracos.
Quanto mais queijo, mais buracos.
Cada buraco ocupa o lugar em que haveria queijo.
Assim, quanto mais buracos, menos queijo.
Quanto mais queijos mais buracos, e quanto mais buracos, menos queijo.
Logo, quanto mais queijo, menos queijo.

segunda-feira, 12 de junho de 2006

Toda a regra tem excepção.
Isto é uma regra.
Logo, deveria ter excepção.
Portanto, nem toda a regra tem excepção.

domingo, 11 de junho de 2006

Existem biscoitos feitos de água e sal.
O mar é feito de água e sal.
Logo, o mar é um biscoitão.

sábado, 10 de junho de 2006

Quando bebemos, ficamos bêbados.
Quando estamos bêbados, dormimos.
Quando dormimos, não cometemos pecados.
Quando não cometemos pecados, vamos para o Céu.
Então, vamos beber para ir pro Céu!

sexta-feira, 9 de junho de 2006

Penso, logo existo.
Loiras burras não pensam, logo, loiras burras não existem.
Meu amigo diz que não é gay porque namora uma loira inteligente.
Se uma loira inteligente namorasse meu amigo ela seria burra.
Como loiras burras não existem, meu amigo não namora ninguém.
Logo, meu amigo é gay mesmo.

quinta-feira, 8 de junho de 2006

Hoje em dia, os trabalhadores não têm tempo pra nada.
Já os vagabundos... têm todo o tempo do mundo.Tempo é dinheiro.
Logo, os vagabundos têm mais dinheiro do que os trabalhadores.

quarta-feira, 7 de junho de 2006

A confusão de línguas existente dentro da UE

"Não é possível melhorar nada, fingindo que tudo está como deve ser" – V S Naipaul

Mesmo para aqueles que não vivem num país membro da UE, deve ser de interesse saber como funciona a colaboração linguística dentro de uma organização internacional.

UE é uma sigla para a União Europeia e, em parte, um órgão de cooperação acima dos governos dos seguintes 15 países europeus: Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Espanha, Inglaterra, Suécia, Alemanha e Áustria. A UE tem portanto 15 países membros, mas apenas onze idiomas oficiais. Isto explica-se pelo facto de alguns dos países membros terem uma língua comum. O processo da colaboração vai muito avançado, e dentro de alguns sectores alguns dos países já abdicaram da sua soberania nacional. Entre outras coisas, doze dos membros já têm uma moeda comum, o euro.........

-110 intérpretes

-Devido à escassez de intérpretes competentes....

-Nem sempre há intérpretes disponíveis
"Devido às nossas deficiências linguísticas, não raro somos obrigados a dizer em inglês aquilo que podemos dizer, em inglês, e não aquilo que queremos dizer".......

-Língua intermédia
Dentro da UE é corrente usarem uma língua intermédia. Isto ignifica que para traduzir do português para o finlandês, por exemplo, o intérprete finlandês escuta a versão inglesa e faz a sua tradução a partir desta.........

-Grandes perdas de informação
Ao fazer-se uma tradução simultânea recorrendo a uma língua intermédia .................

-Erros frequentes.........

-Traduzir leva tempo
Um detalhe que quase sempre é esquecido quando se discutem erros deste género, é que traduzir exige tempo......varia de uma hora até quatro semanas............

http://www.2-2.se/pt/3.html