Avançar para o conteúdo principal

Sociedade Ponto Verde



Existem metas para a reciclagem das embalagens usadas

Sim, a União Europeia, criou a Directiva de Embalagens e Resíduos de Embalagens (Directiva 94/62), que foi transposta para a legislação nacional com o objectivo de reduzir o impacte dos resíduos de embalagens no ambiente.

A prioridade máxima foi dada à prevenção da produção das embalagens usadas, ou seja, todos temos de fazer um esforço para reduzir as quantidades destes resíduos que produzimos diariamente. No entanto, como sabemos, na sociedade actual torna-se inevitável a redução até níveis ambientalmente aceitáveis, portanto a legislação obriga a que sejam tomadas medidas que, do ponto de vista ambiental, permitam a sustentabilidade dos ecossistemas. Assim, estabeleceu metas que os Estados Membros têm que cumprir em termos de reutilização e valorização das embalagens, nomeadamente através da reciclagem.

Em 2011 Portugal terá de atingir as seguintes metas:
Prazo: 31.12.2011
Valorização: 60%
Reciclagem:
Global: 55-80%
Vidro: 60%
Papeis: 60%
Metais: 50%
Plástico: 22,5%
Madeira:15%

Nota:
Valorização - Qualquer das seguintes operações aplicadas sobre resíduos de embalagens: reciclagem, valorização energética e reciclagem orgânica.

O que é a Sociedade Ponto Verde?

A Sociedade Ponto Verde é uma entidade privada sem fins lucrativos que foi licenciada oficialmente para dar cumprimento à legislação relativa à gestão integrada de embalagens e resíduos de embalagens não reutilizáveis a nível nacional.

A legislação (Decreto-Lei N.º 366-A/97) refere que os embaladores, os responsáveis pela colocação de produtos no mercado nacional e os industriais de produção de embalagens ou matérias-primas para o fabrico de embalagens são responsáveis pela gestão e destino final dos seus resíduos de embalagens, podendo transmitir a sua responsabilidade a uma entidade gestora.

Em Portugal a entidade gestora dos resíduos de embalagens é a Sociedade Ponto Verde. Esta entidade visa a promoção da recolha selectiva, a retoma e a reciclagem de resíduos de embalagens.

Linha ponto Verde: 808 500 045
http://pontoverde.pt/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...