sábado, 8 de março de 2008

Poda das Macieiras

Poda é limpar ou cortar a rama ou braços inúteis das videiras, árvores, etc.. tem por objetivo regularizar a produção e melhorar a qualidade dos frutos.~

A importância de se podar varia de espécie para espécie, assim poderá ser decisiva para uma, enquanto que para outra, ela é praticamente dispensável. Com relação à importância, as espécies podem ser agrupadas em:
• Decisiva: Videira, pessegueiro, figueira, nespereira.
• Relativa: Pereira, macieira, caquizeiro, oliveira.
• Pouca importância: Citros, abacateiro, mangueira, nogueira, pecã.

OBJETIVOS DA PODA

Os sete objetivos principais da poda são:
1º- Modificar o vigor da planta;
2º- Produzir mais e melhor fruta;
3º- Manter a planta com um porte conveniente ao seu trato e manuseio;
4º- Modificar a tendência da planta em produzir mais ramos vegetativos que frutíferos ou vice-versa;
5º- Conduzir a planta a uma forma desejada;
6º- Suprimir ramos supérfluos, inconvenientes, doentes e mortos;
7º- Regular a alternância das safras, de modo a obter anualmente colheitas médias com regularidade.

Macieiras
Grande parte das macieiras só deve ser podada depois de ter atingido a maturidade e com intervalos de 4 a 5 anos.
Objectivo: suprimir os ramos supérfluos, mortos e doentes. No entanto, e de maneira a que os frutos cresçam saudáveis e saborosos, convém ir desbastando a árvore - só eliminado os ramos mais densos é que conseguimos fazer chegar a luz necessária ao amadurecimento de todos os frutos. Como fazê-lo?
Antes de tudo, a melhor altura do ano é o Verão – durante o Inverno, a poda pode estimular a formação de novos rebentos.
Alguns pontos são essenciais:
• elimine os ramos verticais, os que tiverem doentes e os que já se encontram mortos;
• elimine os ramos mais salientes da copa e/ou aqueles que se encontram mais próximos do chão;
• conserve os ramos que crescem na horizontal e aqueles necessários para a manutenção da forma da árvore;
• não corte as pontas dos ramos, nem faça cortes nos rebentos laterais.
Importante é, ainda, tornar os frutos acessíveis. Para isso, corte um ou mais ramos principais e conserve os ramos horizontais mais baixos.
O essencial é, no fundo, facilitar o acesso à árvore e, ao mesmo tempo, garantir a sua forma harmoniosa.

7 comentários:

estrela disse...

Nasceu um pé de macieira em frente a nossa casa .
Ficamos tão felizes e começamos a cuidá-la com mto amor.
Já está com três metros de altura , com mtos galhos e já é o segundo ano que dá frutos. Em 2007 dcolhemos duas minis maçãs e agora em 2008 num total de sete. Embora mto pequenas são saborosas.
Com o desejo de conservar esta planta gostaríamos de saber se devemos podá-la e como proceder.
Aguardamos resposta.
Atenciosamente,
Vilton e Mafalda.

Sabrina nabriSa disse...

Oi, Parabens pelo artigo, muito rico em informações, tenho uma macieira na minha chacrinha onde moro que está bem bonito com muitas ramas verticas e algumas começaram a seguir a horizontal,porem não faço ideia de como cuidar para que ela produza frutos pois moro em Brasília. Se vocês tiverem mais informações pesso que me mandem por email: sabrinafal@hotmail.com. Vou ficar muuuuuito feliz. Obrigada.

Anónimo disse...

Eu plantei na minha casa um pé de maça , deve ter uns tres meses que eu plantei , ela esta com um metro e meio de altura , so não sei como cuidar devidamente dela , como faço para cuidar dela ? estou muito feliz e estou cuidando do pouco geito que sei dela , e amo muito meu pezinho de maça , eu águo de manha e anoite , eu queria uma explicação de como cuidar devidamente dela , nas pontas do caule estava tipo que se estivese queimado as folhas , eu queria saber oque deve ser ! beijos e abraços aguardando resposta , anteciosamente , Marcela Ferreira .

marcia vieira disse...

Oi Larita ,paz pra vc. Bom um dia comendo uma maçâ me deparei com uma semente ja nascendo,então cuidei em planta -la e deu certo.J á tem dois anos de idadekk tem dois metros de altura.Um galho central esse com 2 metros e tres galhos menores de 40 centimetro,todos estão crescendo na vertical. Ja posso poda-los? nunca adubei mas ela ta linda,por favor me dê dicas obg.marci_nha_v@hotmail.com

renatopiresmofati 15 disse...

Como nos comentários citados, eu tenho no meu quintal dois pés de maçã, estas mudas eu comprei em um horto na minha cidade, que é bem quente e baixa altitude. Já tem uns 03 anos de idade, ano passado apareceu uma flores branquinhas, ai certo dia vi uma maçã pequenina e verde, foi motivo de fotos e curiosidade, já que por aqui não vejo isso!Agora em 2012 mes de janeiro, retirei mais 05 maças que estavam todas juntas na ponta do pé que esta muito alto e comprido. Devo poda-lo, corta a guia principal para ele espalhar na horizontal. Moro em Mimoso do Sul - E/S

cleo disse...

OI minha querida,estou muito feliz por saber que posso conta com sua ajuda.ganhei de presente duas mudas de macieira,quase morri de alegria em saber que podia ter a fruta em meu pomar.SO que eu não entendo nada gostaria de receber orientações sobre Como cuida,adubar,e podar desde ja agrsdeço.DEUS a bençoi beijos. ]Éis meu email]cleogalletti2.0@hotmail.com

Anónimo disse...

Gente, a polinização de macieira é cruzada, ou seja, é necessário duas plantas geneticamente diferentes para que haja polinização e produção de frutos em grande quantidade.
Esse fenômeno é denominado de auto-incompatibilidade, e é um processo evolutivo para aumentar a recombinação dentro da espécie e consequentemente a variabilidade, favorecendo a adaptação da espécie à diversos ambientes.