Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2024

MÓDULO BÓNUS - WORKSHOP COMO CRIAR VÍDEOS EFICAZES E DE SUCESSO

O DESAFIO SURPRESA consiste na realização de um VÍDEO TESTEMUNHO (com menos de 3 minutos) da sua jornada no programa ESCRITA EM AÇÃO®.  Deverá, por favor, procurar responder às seguintes questões: como era a sua vida e a sua escrita ANTES de frequentar o ESCRITA EM AÇÃO®? como está a sua vida e a sua ESCRITA AGORA, após frequentar este programa? o que diria a alguém que esteja interessado em frequentar este programa no futuro? Data limite: 23h59, de domingo, 28 de abril.  Feito.

Som da Liberdade

Num fim de semana em que se fala do 25 de Abril em Portugal, escravatura, tortura, submissão e da liberdade. Vimos um filme que tivemos de alugar, pois não passou no cinema, nem passa na televisão. Um filme que me marcou, primeiro por ser com crianças pequenas e pobres, segundo por ser verídico e ainda é a realidade de hoje e terceiro por ter o ator a falar no fim para divulgação deste filme/história. Começa numa casa, com uma menina bonita, de cabelos pretos e compridos, com um sorriso lindo, a tocar tambor numa caixa de madeira, com o sonho de ser conhecida.  Uma senhora bate na porta a fazer propaganda para realização dos sonhos, ouvindo os tambores. Com autorização do pai, Rocio e o seu irmão Miguel são levados para a cidade de Honduras, para uma audiência de fotos.  As crianças entram para uma sala e o pai tinha de regressar no final do dia para vir buscá-los.  São raptados e levados para o porto de Cartagena, via marítima, num contentor com mais meni...

Liberdade

A frase era do desafio de David Roque: Liberdade e aproveitei para continuar... Frase: “O ser, agir, abrir, viver, crescer, libertar, revoltar e celebrar o dia, em massa de revolução à luz dos cravos vermelhos por caminhos de Portugal “. "Com o cravo na lapela do casaco, comemoro a Liberdade. O ser livre, livre das prisões injustas. O agir sem medo das torturas. O viver em liberdade, como pássaro solto. O crescer com opiniões diferentes e de sermos diferentes uns dos outros. O libertar das palavras, na arte escrita e das cenas proibidas, na arte visual (o cinema e o teatro). O revoltar contra as coisas erradas, os assuntos tabus, as maldades. O celebrar, não a liberdade da política, mas sim a liberdade do povo. O comemorar este dia com todas pessoas em liberdade pelos caminhos de Portugal. "                                          ...

Reencontro da criança

Estava em Sintra para um almoço de colegas de trabalho. Levei uma sobremesa de natas e uma entrada de atum feita por mim. Entrei numa vivenda com um belo jardim e uns enormes cães brincalhões e velhotes. Entrei e havia crianças por todo o lado, a brincar, a saltar, a correr, entravam e saiam dos castelos insufláveis. Uns corriam para aqui e para ali. Eu deliciei-me a vê-las a correr de um lado para o outro. Cumprimentei alguns dos meus colegas que estavam de pé, de olhos postos nas suas crianças, principalmente as mães. Reparei que falavam de uma criança em especial e eu ouvi sem querer: — “Ela é sossegada demais. Quando fala, não se percebe o que diz ou não se ouve bem. E parece não ouvir, pois não responde quando a chamamos. Por vezes faz coisas com esperteza como se fosse uma miúda normal… Não me parece autista, mas deve ter uma deficiência qualquer.” Para saber mais... De Lara Fernandes

MÓDULO 5 - COMO EDITAR UM MANUSCRITO

Este é um dos conteúdos mais importantes para o ofício da escrita: a edição e a revisão. Lembre-se sempre: escrever é reescrever. Desafios Espera-nos uma semana repleta de aprendizagens! PENSAMENTO DA SEMANA «No texto inicia-se a obra, na revisão conclui-se.» Luiza Gosuen                                                                                                                                                            TEMA: “OLHOS DE LINCE!”

Aniversário de 3 em 1.

Hoje é o aniversário dos meninos: Loira faz 8 anos e está connosco à sete. Olhos amendoados e meigos, adora e é adorada pelas crianças.  Seis anos de Ginger, gato de cor laranja, parecido com o Garfield. O apaixonado de Loira e sempre armado em lince na zona.  E cinco anos de Cookies, o pacholas do sítio que não faz mal a ninguém. Ele conversa connosco com miado e é a companhia e aquecedor desta menina.  Vieram todos de Abril. Loira foi apanhada na rua cheia de carraças, no dia 8 de Abril. O Ginger apanhado numa quinta com 3 semanas no final de Abril. E o Cookies, tinha sido atropelado, foi cozido duas vezes, tem uma perna deslocado e veio para um  alojamento temporário em Agosto com 4 meses. Logo fazem todos anos em Abril e no mesmo dia, para não haver tantos docinhos, que eles adoram. E sim, eles nos fazem companhias e nós somos a companhia deles. 

Desafio extra "by night"

Eu e o meu companheiro estávamos a fazer uma mega viagem de autocaravana. Uma mistura de carro com casa. Tinha a parte de frente para condução e atrás uma mesa, uma pequena cozinha, uma cama de casal com mesinhas e uma mini casa de banho com chuveiro. Eu tinha saído de Portugal a conduzir, depois era a vez, conduzia melhor durante a noite. Deitei-me na minha cama e quando despertei estava num coreto de uma cidade desconhecida. Já estávamos estacionados, com a janela aberta e a vista era excelente. Um coreto pintado de verde, com o sol a bater de lado, rodeados de flores, plantas e bancos de jardim.   O meu nariz estava a sentir um cheiro muito agradável. Abri a porta do quarto e na mesa estava um belo pequeno-almoço, feito pelo o Sid. Uma caneca de leite com chocolate, croissants e manteiga. E falamos. Estávamos nos Países Baixos e que paramos ali porque era um bom sítio para visitar, caminhar e tirar uns diazinhos de férias. Queria também embebedar até cair para os lados e ni...

No meu quintal

MÓDULO 4 – STORYTELLING. ESCREVER COM O CORAÇÃO

NESTA SEMANA VAIS MERGULHAR NO MUNDO DO STORYTELLING E APRENDER A CRIAR UMA HISTÓRIA IRRESISTÍVEL. Desafios PENSAMENTO DA SEMANA:  “O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco.” - Júlio Dantas PENSAMENTO DA SEMANA: «Escrever é um ócio muito trabalhoso.» Johann Goethe   TEMA: “ESCREVER COM CORAÇÃO” 

Espectacular pintura de parede

Dançar, Zumbar...

Desde menina que adoro dançar, bailar... Cada vez que ouvia música punha os pés em cima dos pés do meu pai e dançava, rodava, voava... E assim, fiz ballet, danças tradicionais e folclore de Goa:  https://www.youtube.com/watch?v=7_kMIfvnbcE&t=28s  e danças contemporâneas.  Aprendi Salsa e Kizomba, aonde já percorremos tantas salas de danças. E conheci amigos e ficaram até hoje. E quase todos os anos, lá íamos nos para o andanças.  E zumba. 

Incompreensivel

 As forças da natureza estão revoltadas. Temos ciclos de tempos em tempos de serem caóticas e maiores do que é costume. O homem constrói algumas coisas, mas com falta de refúgios de água ou outros sistemas. Agora temos pessoas revoltadas em tempos difíceis. Sei que a vida está cara e o trabalho é escasso.  Mas matar? Assaltar? Parecem que os relatos passados na CMTV e TVI, mexe com algumas cabeça, para ter tendência de criarem histórias sem sentido. Como assaltos e homicídios, por causa dos documentos.   Assaltos com armas falsas e acabam por serem mortos pela pessoa que foi assaltada.