Avançar para o conteúdo principal

Penacova

No distrito de Coimbra existe uma bonita e charmosa vila portuguesa, denominada Penacova, que possui 3200 habitantes. O município de Penacova possui oito freguesias: Penacova, Sazes do Lorvão, Carvalho, Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego, Figueira de Lorvão, São Pedro de Alva e São Paio do Mondego, Friúmes e Paradela da Cortiça. A vila integra o distrito e bispado de Coimbra e situa-se no centro de Portugal, na margem do Rio Mondego, rodeada pelas Serras do Buçaco e do Roxo, um local detentor de grande beleza natural.
A data de nascimento de António José de Almeida, antigo Presidente da República, marca o feriado municipal, que é celebrado no dia 17 de julho.
Penacova é conhecida como a capital da lampreia.
A floresta ocupa 70% do concelho de Penacova e é considerado o mais importante recurso primário. Para além disso, existe uma forte produção de frutos vermelhos, cogumelos e kiwis. A água das Caldas de Penacova é uma das mais importantes empresas da região.
Penacova tem muitas atrações a visitar, desde o Pelourinho de Carvalho, a Igreja Matriz e os Moinhos de Penacova, as Praias Fluviais do Reconquinho e Vimieiro, Mirante Emídio da Silva, Pelourinho de Penacova, Livraria do Mondego, Panoramas da Serra do Roxo, Barragem da Aguieira e Coiço, Foz do Canoeiro e o Mosteiro de Santa Maria de Lorvão.
Gastronomia de Penacova destaca a lampreia, que atrai todos os anos visitantes de Portugal e de outros países. Para além deste prato típico, o serrabulho e o arroz de míscaros são duas das principais iguarias da região.

O património

Penacova tem muito orgulho no seu património, com muitas atrações para todos os que queiram visitar a vila, cujas paisagens são deslumbrantes e convidativas. A sua variante ligada à tradição rural é demonstrada no Museu Etnográfico de Penacova. Uma visita aos moinhos é obrigatória. Ou seja, existe muito para ver e explorar na zona.
No verão refresque-se nas margens do Mondego, na Praia Fluvial do Reconquinho, que se destaca pela sua beleza natural e verdejante. Esta praia, que se encontra encerrada no inverno, tem biblioteca no verão, uma área de piquenique, parque de estacionamento e, o mais importante, é uma praia com bandeira azul, com boas condições para nadar.
Destaca-se, ainda, a ponte pedonal, construída em madeira, que permite a ligação à outra margem do Rio Mondego. A Praia Fluvial do Reconquinho fica a cerca de 1,5 km de Penacova.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Carta de Portugal à Goa

A alguns filhos e netos de Goa: Hoje, dia 18 Dez 15, passa-se mais um aniversário em que Goa deixou de ser uma colónia qualquer. Nesse remoto dia 18 de Dez, Goa acordou cedo, descalçou os  sapatos de salto alto e sentiu nos pés a frescura da terra, despiu-se de roupas, à moda europeia, de cores escuras e tristes, num impulso irresistível de ser ela própria. Vestiu um sari alegre e descalça, sentou-se no balcão, sempre bela, e ficou expectante, no meio do turbilhão de ideias e imagens que mais uma vez, depois de séculos, a fez sentir insegura. O futuro dos seus filhos, uns ali em seu redor e  outros tantos espalhados pelo mundo ? Naquele momento de ansiedade, só precisava de um abraço apertado da sua Mãe. Será que ela a perdoava?   De facto, não sei se a perdoou ou não. Mas há meses atrás, também eu, perdida na estrada sinuosa da vida, tive saudades dela, do seu abraço, e escrevi o poema que envio em anexo e que vos dedico no dia de hoje Para ti Goa Fui à tua procura ...