Avançar para o conteúdo principal

Penacova

No distrito de Coimbra existe uma bonita e charmosa vila portuguesa, denominada Penacova, que possui 3200 habitantes. O município de Penacova possui oito freguesias: Penacova, Sazes do Lorvão, Carvalho, Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego, Figueira de Lorvão, São Pedro de Alva e São Paio do Mondego, Friúmes e Paradela da Cortiça. A vila integra o distrito e bispado de Coimbra e situa-se no centro de Portugal, na margem do Rio Mondego, rodeada pelas Serras do Buçaco e do Roxo, um local detentor de grande beleza natural.
A data de nascimento de António José de Almeida, antigo Presidente da República, marca o feriado municipal, que é celebrado no dia 17 de julho.
Penacova é conhecida como a capital da lampreia.
A floresta ocupa 70% do concelho de Penacova e é considerado o mais importante recurso primário. Para além disso, existe uma forte produção de frutos vermelhos, cogumelos e kiwis. A água das Caldas de Penacova é uma das mais importantes empresas da região.
Penacova tem muitas atrações a visitar, desde o Pelourinho de Carvalho, a Igreja Matriz e os Moinhos de Penacova, as Praias Fluviais do Reconquinho e Vimieiro, Mirante Emídio da Silva, Pelourinho de Penacova, Livraria do Mondego, Panoramas da Serra do Roxo, Barragem da Aguieira e Coiço, Foz do Canoeiro e o Mosteiro de Santa Maria de Lorvão.
Gastronomia de Penacova destaca a lampreia, que atrai todos os anos visitantes de Portugal e de outros países. Para além deste prato típico, o serrabulho e o arroz de míscaros são duas das principais iguarias da região.

O património

Penacova tem muito orgulho no seu património, com muitas atrações para todos os que queiram visitar a vila, cujas paisagens são deslumbrantes e convidativas. A sua variante ligada à tradição rural é demonstrada no Museu Etnográfico de Penacova. Uma visita aos moinhos é obrigatória. Ou seja, existe muito para ver e explorar na zona.
No verão refresque-se nas margens do Mondego, na Praia Fluvial do Reconquinho, que se destaca pela sua beleza natural e verdejante. Esta praia, que se encontra encerrada no inverno, tem biblioteca no verão, uma área de piquenique, parque de estacionamento e, o mais importante, é uma praia com bandeira azul, com boas condições para nadar.
Destaca-se, ainda, a ponte pedonal, construída em madeira, que permite a ligação à outra margem do Rio Mondego. A Praia Fluvial do Reconquinho fica a cerca de 1,5 km de Penacova.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal no Guiness com a maior bandeira humana...

PORTUGUESE FEMALE POWER On 20 May 2006 we had the pleasure of spending 48 hours in Portugal adjudicating an attempt on the Guinness World Record for the Largest Human National Flag. The record to beat was set in Scotland earlier this year when 13,254 fans formed the Saltire, the Scottish national flag, at a Scotland v France Six-Nations game at Murrayfield Rugby Club. Held at Lisbon's national stadium, the event was organized by a company called Realizar who had plenty of experience having organized seven other successful Guinness World Records attempts. These include the Largest Hockey Stick, a staggering 56 ft 7 in ( 17.25 m) long, the Largest Human Logo made up of 34,000 people (part of Portugal's successful bid to host the Euro 2004 soccer championships) and the Largest Football with a whopping diameter of 19 ft 10 in (6.06 m)! But the focus this time was once again on mass participation. The record attempt was part of a larger celebration organized by Banco Espirito Santo,...