sábado, 12 de novembro de 2016

Homenagem a Alfredo Bruto da Costa

Quando no dia 11 de novembro, deste mes dedicado aos nossos parentes e amigos que já estão no Paraiso, fiquei muito chocado ao ler nos nossos diários que o meu grande amigo Alfredo Bruto Da Costa, também estava já no Céu junto dos seus pais que me eram muito conhecidos em Margão: o inesquecivel advogado e politico António Anástasio Bruto da Costa.
Numa das minhas visitas ao venerando ancião, ele contou-me este incidente quando fora a Lisboa e tivera um encontro com Salazar. Em longa conversa, expos-lhe todos os aspectos negativos do seu governo em Goa. Ao despedir-se Salazar lhe disse: “Senhor Doutor Bruto da Costa! Conto com o seu apoio à União Nacional!!” E ele lhe respondeu logo:
“Senhor Presidente! Conte sempre comigo na primeira linha de oposição ao seu governo”!!
Estou certo que nem um outro goes lhe responderia assim !mas Bruto da Costa já se tornara célebre quando toda a Goa gargalhou em surdina: no próprio Palacio do Cabo, ele derrubara com um um tabefe na cara de um Governador Geral (cujo nome prefiro não revelar pois é de todos sabido)
Conheci o Alfredo muito bem desde que estive em Lisboa em 1960 e portanto era um amizade já mais de cincoenta anos. Eu tinha o seu e-mail e foi com grande pena que o delitei pois muita correpondencia tivemos. Na sua residencia em Lisboa estivemos, eu e a minha mulher ainda em 1996. enfim era um grande amigo como há poucos! E quando viesse a Goa, não deixava de nos visitar nesta casa.A sua vida poderia ser sumarizada assim:
Licenciado em Engenharia pelo IST Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, ocupou o cargo de Ministro da Coordenação Social e dos Assuntos Sociais no V Governo Constitucional da então Primeira Ministra Maria de Lurdes Pintassilgo.
Foi aluno do “Loiola High School” dos Jesuitas em Margão e depois aluno do “St. Xavier’s College” em Bombaim. Quando foi feito Ministro, o Pe John Correia Afonso s.j. era o Reitor desse College e deu a noticia com uma sua foto no “Times of India” Foi o 203.º Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa de 1974 a 1980.
Doutorou-se em Ciências Sociais pela University of Bath,Inglaterra, com a sua tese intitulada “O Paradoxo da Pobreza-Portugal, 1980-1989”, com equivalência ao Grau de Doutor em Sociologia, pela Universidade Nova de Lisboa
Numa entrevista em 2007 dissera: Discordo da frase ‘não dês o peixe, dá a cana’. Se só deres o peixe, ele só comerá hoje. Se, além do peixe, deres a cana, ele comerá hoje e o resto da vida. Não vale de nada dar uma cana a alguém que está com tanta fome que não pode sequer levantar-se para chegar ao rio para pescar.”
Seria tão trágica a situação dos pobres em Portugal? Se não fosse, ele não o teria dito Estou certo também que no regime de Salazar esta tese NAO seria permitida pois nos revela um aspecto muito negativoda existencia e da da situação dos pobres em Portugal
Exerceu funções de docência universitária na Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
Foi Presidente da CNJP Comissão Nacional Justiça e Paz desde 2008 até finais de 2014.

Foi membro do Conselho de Estado entre Setembro de 2014 e Janeiro de 2016, em substituição de António José Seguro, que renunciou ao cargo quando perdeu as eleições internas do PS.

Sem comentários: