terça-feira, 31 de maio de 2016

As Crianças de Huang Shi

As Crianças de Huang Shi (título original: The Children of Huang Shi; em chinês: 黄石的孩子) é um filme de 2008. O filme passa-se na China em 1937. Estreou a 3 de abril de 2008 na Ásia e a 23 de maio de 2008 nosEstados Unidos. O filme é centrado na história de George Hogg e os sessenta órfãos que ele levou por toda a China em um esforço para salvá-los do serviço militar obrigatório durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa.
George Hogg é um jovem jornalista britânico, que vem de St. George's School, em Harpenden. Em 1938, durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa, ele chega furtivamente à China, fingindo ser uma ajuda da Cruz Vermelha, mas na realidade está lá para fotografar as atrocidades aos trabalhadores por parte dos japoneses. Um japonês descobre e decide matá-lo, mas é salvo por Hogg Chen Hansheng (Chow Yun-Fat), uma resistente e lutador do comunismo chinês. Embora na companhia dos comunistas, Hogg vê a partir de uma posição escondida, a execução de dois colegas seus pelo japonês. Chocado com isto, ele expõe-se. No tiroteio que se segue, Hogg é ferido. Para tornar-se útil, enquanto recuperava, ele é enviado para um orfanato com 60 meninos em Huangshi para ajudar Lee Pearson (Radha Mitchell), uma efermeira americana. Logo após a chegada dos rapazes, ele é selvaticamente atacado por eles com paus, sendo salvo por Lee.
Instruído a fazê-lo por Lee, Hogg ajuda os rapazes a superar a timidez e a tratá-los dos piolhos. Lee teve de se ir embora por dois meses e Hogg fica relutantemente para evitar que os meninos fiquem abandonados. Hogg ganha o respeito deles.
Fugindo dos nacionalistas que querem tornar os meninos em soldados, eles lutam contra os japoneses, fazendo uma viagem de três meses pela neve em torno das montanhas Liu Pan-Shan, na segurança da orla do deserto mongol, fazendo os primeiros 900 km a pé. Para seu alívio, a última parte da viagem é feita de caminhão.
No destino, é-lhes fornecido um edifício que transformaram num novo orfanato. Em 1945, Hogg morre de tétano.
O filme apresenta a Violação de Nanking[2] e os Sanko Sakusen,[3] e termina com alguns trechos breves de entrevistas com orfãos sobreviventes daquela época.

Sem comentários: