Avançar para o conteúdo principal

Animal do Dia: Pangolim

Nome cientíco: Common pangolin (Manis temminckii), giant pangolin (Manis gigantea), tree pangolin (Manis tricuspis)
O gentil e solitário pangolim tem uma língua maior que o seu próprio corpo e enrola-se todo, parecendo uma bola, quando ameaçado. Mas a sua maior ameaça atualmente é a extinção ─ ele é o mamífero mais traficado no mundo, sobretudo na China e no Vietname, onde a carne dos pangolins é considerada uma iguaria, e as escamas deles são conhecidas por terem propriedades medicinais.
A espécie é muito antiga, com representantes fósseis datando do Eoceno na Europa (Eomanis, do Eoceno Médio alemão, em Messel), América do Norte (Patriomanis) e Ásia (Cryptomanis gobiensis, do Eoceno superior da Mongólia).
Na China e na India há muito tempo que chamam o pangolim de peixe da floresta, pois a sua aparência é muito estranha para um mamífero.
É quase completamente coberto de grandes escamas córneas, ligadas à pele como se fossem unha e dispostas umas sobre as outras como telhas num telhado. É o único mamífero com este tipo de protecção, tão dura que chega a arranhar alguns metais. Lentos e desajeitados, os pangolins seriam presa fácil http://www.saudeanimal.com.br/imagens/pangolim2.jpgpara os carnívoros se a sua armadura não fosse bastante resistente para protegê-los. O pangolim pode enrolar-se totalmente e assim fica protegido dos predadores.
Existem 7 espécies desse estranho mamíferos, 4 na Africa e 3 na Ásia, todas elas semelhantes em aparência e hábitos. O pangolim- de- cauda- comprida é essencialmente arborícola e vive nas planícies do sul e leste da África. O pangolim-de-cauda-curta, também chamado de pangolim-indiano, vive em pares na Índia e em Sri Lanka.
É um animal sossegado. Dorme numa toca profunda durante o dia e alimenta-se à noite, principalmente de formigas, que apanha com a sua língua comprida e pegajosa. Sem nenhum dente na boca, o pangolim armazena pedras no estômago que o ajudam a moer a comida.
Apesar de ser um animal notável, poucos já ouviram falar sobre o pangolim. E o motivo é que eles raramente sobrevivem em cativeiro. Apenas seis jardins zoológicos no mundo ─ e somente um na Europa, em Leipzig, na Alemanha, têm um exemplar desta espécie.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Noite de Natal...

Noite de Natal, Noite especial Missa do galo, Nascimento de Cristo Tanta gente, tantos familiares Tantas pessoas de fé. Em momentos de ternura, Olhei para uma família reunida, As saudades apertaram As lágrimas encheram os olhos E insistia em cair sem demora... Apesar de neste dia, Estar com as pessoas que gosto Senti em especial falta de duas pessoas... Meu Pai e minha mana… Que no dia de Natal, faziam grande diferença... O meu Pai com a missa de Galo, Bolos e doces típicos de Goa, E o cumprimento das tradições. Fecho os olhos e vejo a estrelinha brilhante, Dentro de mim sempre sorridente. Sempre a dizer que olha por nós, E que devo seguir a vida em paz Como os pais nos ensinaram sempre, A vida é só uma e passageira... Minha mana, sempre ao meu lado, Sempre animada, sempre pronta E nunca se esquece as prendas, Mesmo longe, ela deixou-nos algo no nosso sapatinho... Fecha os olhos e sente o meu abraço virtual... Que mesmo longe dos olhos, Os nossos corações estão unidos Pela unidade da a...