Avançar para o conteúdo principal

Animal do Dia: Pangolim

Nome cientíco: Common pangolin (Manis temminckii), giant pangolin (Manis gigantea), tree pangolin (Manis tricuspis)
O gentil e solitário pangolim tem uma língua maior que o seu próprio corpo e enrola-se todo, parecendo uma bola, quando ameaçado. Mas a sua maior ameaça atualmente é a extinção ─ ele é o mamífero mais traficado no mundo, sobretudo na China e no Vietname, onde a carne dos pangolins é considerada uma iguaria, e as escamas deles são conhecidas por terem propriedades medicinais.
A espécie é muito antiga, com representantes fósseis datando do Eoceno na Europa (Eomanis, do Eoceno Médio alemão, em Messel), América do Norte (Patriomanis) e Ásia (Cryptomanis gobiensis, do Eoceno superior da Mongólia).
Na China e na India há muito tempo que chamam o pangolim de peixe da floresta, pois a sua aparência é muito estranha para um mamífero.
É quase completamente coberto de grandes escamas córneas, ligadas à pele como se fossem unha e dispostas umas sobre as outras como telhas num telhado. É o único mamífero com este tipo de protecção, tão dura que chega a arranhar alguns metais. Lentos e desajeitados, os pangolins seriam presa fácil http://www.saudeanimal.com.br/imagens/pangolim2.jpgpara os carnívoros se a sua armadura não fosse bastante resistente para protegê-los. O pangolim pode enrolar-se totalmente e assim fica protegido dos predadores.
Existem 7 espécies desse estranho mamíferos, 4 na Africa e 3 na Ásia, todas elas semelhantes em aparência e hábitos. O pangolim- de- cauda- comprida é essencialmente arborícola e vive nas planícies do sul e leste da África. O pangolim-de-cauda-curta, também chamado de pangolim-indiano, vive em pares na Índia e em Sri Lanka.
É um animal sossegado. Dorme numa toca profunda durante o dia e alimenta-se à noite, principalmente de formigas, que apanha com a sua língua comprida e pegajosa. Sem nenhum dente na boca, o pangolim armazena pedras no estômago que o ajudam a moer a comida.
Apesar de ser um animal notável, poucos já ouviram falar sobre o pangolim. E o motivo é que eles raramente sobrevivem em cativeiro. Apenas seis jardins zoológicos no mundo ─ e somente um na Europa, em Leipzig, na Alemanha, têm um exemplar desta espécie.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal no Guiness com a maior bandeira humana...

PORTUGUESE FEMALE POWER On 20 May 2006 we had the pleasure of spending 48 hours in Portugal adjudicating an attempt on the Guinness World Record for the Largest Human National Flag. The record to beat was set in Scotland earlier this year when 13,254 fans formed the Saltire, the Scottish national flag, at a Scotland v France Six-Nations game at Murrayfield Rugby Club. Held at Lisbon's national stadium, the event was organized by a company called Realizar who had plenty of experience having organized seven other successful Guinness World Records attempts. These include the Largest Hockey Stick, a staggering 56 ft 7 in ( 17.25 m) long, the Largest Human Logo made up of 34,000 people (part of Portugal's successful bid to host the Euro 2004 soccer championships) and the Largest Football with a whopping diameter of 19 ft 10 in (6.06 m)! But the focus this time was once again on mass participation. The record attempt was part of a larger celebration organized by Banco Espirito Santo,...