Avançar para o conteúdo principal

Outono

O início do outono acontece todos os anos a 22 ou 23 de setembro. Em 2015 o início do outono em Portugal ocorre às 08h21 do dia 23 de setembro. 

Equinócio do Outono

O início do outono é também conhecido comoequinócio do outono.  Este é o nome que se utiliza na astronomia para o fenómeno que marca o final do verão e chegada da nova estação, o outono.
O equinócio de outono assinala o instante em que o sol, tal como o vemos a partir da Terra, cruza o plano do equador celeste, o que se verifica em setembro no hemisfério norte e em março no hemisfério sul. O outono do hemisfério norte é o "outono boreal" enquanto o outono do hemisfério sul chama-se "outono austral".

Datas do início do Outono

A estação das folhas caídas, o outono, começa nas seguintes datas do calendário nos próximos anos:
  • 2015: Dia 23 de setembro às 08:21 horas;
  • 2016: Dia 22 de setembro às 14:21 horas;
  • 2017: Dia 22 de setembro às 20:02 horas.

Fim do Outono

O outono termina a 21 ou 22 de dezembro. Em 2015 o outono termina a 22 de dezembro, dando lugar ao inverno precisamente às 04h48.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Noite de Natal...

Noite de Natal, Noite especial Missa do galo, Nascimento de Cristo Tanta gente, tantos familiares Tantas pessoas de fé. Em momentos de ternura, Olhei para uma família reunida, As saudades apertaram As lágrimas encheram os olhos E insistia em cair sem demora... Apesar de neste dia, Estar com as pessoas que gosto Senti em especial falta de duas pessoas... Meu Pai e minha mana… Que no dia de Natal, faziam grande diferença... O meu Pai com a missa de Galo, Bolos e doces típicos de Goa, E o cumprimento das tradições. Fecho os olhos e vejo a estrelinha brilhante, Dentro de mim sempre sorridente. Sempre a dizer que olha por nós, E que devo seguir a vida em paz Como os pais nos ensinaram sempre, A vida é só uma e passageira... Minha mana, sempre ao meu lado, Sempre animada, sempre pronta E nunca se esquece as prendas, Mesmo longe, ela deixou-nos algo no nosso sapatinho... Fecha os olhos e sente o meu abraço virtual... Que mesmo longe dos olhos, Os nossos corações estão unidos Pela unidade da a...