Dizem que o mundo pode acabar já no dia 28...
A Lua Vermelha prevista para a madrugada do dia 28 traz de volta as profecias do Apocalipse. Mas é muito provável que seja apenas uma oportunidade única de ver uma Super Lua e um eclipse lunar em simultâneo
Fenómenos astronómicos sempre deram azo a catstróficas profecias e a Lua Vermelha que ocorrerá na madrugada do próximo dia 28 de Setembro não é exceção.
Mas que base têm estas teorias? Tudo que precisa de saber sobre a lua vermelha que fará uma aparição no final do mês de Setembro:
- O que é uma lua de sangue?
Fãs da saga Twilight estarão familiarizados com o termo, mas não se deixem enganar, não tem nada a ver com vampiros.
Uma lua de sangue é uma mera designação que descreve a coloração avermelhada que a Lua adquire durante o eclipse total. É um sinal causado pela reflexão da luz do sol na atmosfera terrestre - que a olho nu é vermelha. A lua de sangue adquire uma cor dourada, cobre e vermelho sujo dependendo da posição do sol - costuma estar baixo no céu ou perto do horizonte.
Este ano, o fenómeno poderá ser ainda mais impressionante porque o eclispe ocorrerá em dia de Super Lua
- O que é a profecia da lua de sangue?
A hipótese foi levantada pelos famosos ministros cristãos John Hagee e Mark Blitz - quatro eclipses lunares consecutivos, que começaram em Abril de 2014, com seis luas cheias no meio - é o indicador do fim do mundo, alegadamente descrito na Bíblia Sagrada.
A teoria da lua de sangue é interpretada pelo Book of Joel que diz: "o sol transformar-se-á em escuridão, e a lua em sangue, antes do grande e terrível dia do Senhor chegue."
Alguns dizem que assinala um evento celestial, outros preveem que um asteroide catastrófico irá atingir a terra e provocar uma explosão que a destruirá por completo.
Efrain Rodriguez é um dos profetas autoproclamados que está convencido que recebeu uma mensagem de Deus - ele tinha tanta certeza que até escreveu para a NASA para lançar um alerta.
- O mundo poderá mesmo acabar dia 28?
Segundo Rodriguez podemos começar a gritar já e a preparar o kit de sobrevivência. Ele diz que um asteroide com uma largura de cerca de 40 quilómetros atingirá Porto Rico, originará um terramoto com magnitude 12 e destruirá o resto do mundo como o conhecemos.
Se Rodriguez tiver algum fundo de razão o resultado seria para lá de desastroso. O terramoto mais poderoso alguma vez registado matou 4,485 pessoas e deixou 2 milhões sem casa no Chile em 1960. Alcançou 9.5 na escalda de Richter.
- Então quando é que é provável que isto aconteça?
Não existe data certa, mas o "fim do mundo" está agendado para o período entre os próximos dias 21 e 28.
- O que dizem os cientistas?
Se não sabe no que acreditar e teme, nem que seja um bocadinho, que a profecia se torne verdade, não está sozinho.
Tanta é a histeria à volta deste fenómeno que a NASA sentiu-se obrigada a fazer uma declaração para clarificar o assunto: "Não existe nenhuma prova que um asteroide ou outro objeto celestial esteja numa trajetória que irá impactar com a Terra," disse Paul Chodas, do departamento de objetos perto da terra da NASA. "Na verdade, nem um objeto conhecido tem uma hipótese credível de atingir o nosso planeta no próximo século. Não há bases científicas, nem um traço de provas, que um asteroide ou outro objeto celestial atingirá a Terra nessas datas.
Sem comentários:
Enviar um comentário