domingo, 5 de julho de 2015

Spider-Man I,II e III

Homem-Aranha (no original, Spider-Man), é um filme norte-americano de 2002, adaptado do mais popular personagem de Marvel Comics, oHomem-Aranha. Dirigido por Sam Raimi, produzido por Ian Bryce e Laura Ziskin e com roteiro escrito por David Koepp, baseado nos personagens criados por Stan LeeSpider-Man recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som.

Sinopse

Peter Parker (Tobey Maguire) é um jovem muito estudioso que mora com seus tios, Ben (Cliff Robertson) e May (Rosemary Harris), desde que seus pais faleceram. Inteligente e com um grande interesse pela ciência, Peter tem dificuldade em se relacionar com seus colegas, por ser tímido e considerado um "nerd". Até que, em uma visita dele a uma demonstração científica sobre aranhas criadas geneticamente, um acidente inesperado faz com que um desses animais pique Peter. A partir de então seu corpo é quimicamente alterado pela picada da Aranha, fazendo com que Peter possa escalar paredes e tetos, emitir pelos punhos um fluido ultra-resistente semelhante à uma teia de aranha e seja dotado de um "Sentido de Aranha", que o avisa sempre que há perigo por perto. Fica também com super-força e visão ampliada. Inicialmente Peter pensa em usar seus novos poderes para ações egoistas como ganhar dinheiro e adota o nome de "Aranha Humana" para se apresentar em lutas-livres de exibição na TV. Ao anunciá-lo, o apresentador se confunde e o chama de "Homem-Aranha". Porém, ao permitir que um ladrão fuja por não considerar sua função capturá-lo, o fugitivo acaba assassinando seu tio Ben. A partir de então, Peter aprende que com grandes poderes vem grandes responsabilidades (frase essa que ouvira do seu falecido Tio Ben) e decide se tornar um combatente contra o crime, o super-herói "O Espetacular Homem-Aranha" e não mais usa seus poderes para proveito próprio. Ao enfrentar o crime e defender os inocentes, ele encontra seu primeiro grande desafio: enfrentar um super-vilão, o psicótico Duende Verde (Willem Dafoe). Esse inimigo na verdade é o empresário Norman Osborn (Pai de seu melhor amigo, Harry) que, após ter sido exposto à um gás experimental, mudou para uma segunda personalidade maligna e de grande intelecto e força física.

Principais prêmios e indicações

Oscar 2003 (EUA)
  • Indicado nas categorias de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som.
Prêmio Saturno 2003 (Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films) (EUA)
  • Venceu na categoria de Melhor Trilha.
  • Indicado nas categorias de Melhor Filme de Ficção Científica, Melhor Diretor (Sam Raimi), Melhor Ator (Tobey Maguire), Melhor Atriz (Kirsten Dunst) e Melhores Efeitos Especiais.
BAFTA 2003 (BAFTA Film Award) (EUA)
  • Indicado na categoria de Melhores Efeitos Especiais.
MTV Movie Awards 2003 (EUA)
  • Venceu na categoria Melhor Atriz (Kirsten Dunst).
  • Venceu na categoria Melhor Beijo (Tobey Maguire e Kirsten Dunst).
  • Indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Tobey Maguire) e Melhor Vilão (Willem Dafoe).

Recepção

Homem-Aranha foi a maior bilheteria de 2002 nos Estados Unidos, com $403 milhões, sendo US$ 114 milhões apenas no fim de semana de estréia (um recorde quebrado apenas em 2006 por Piratas do Caribe: O Baú da Morte), e a terceira maior mundialmente - atrás de O Senhor dos Aneis: As Duas Torres e Harry Potter e a Câmara Secreta, com arrecadação de aproximadamente US$ 822 milhões.1 . No Brasil, foi visto por 8,5 milhões de espectadores,2 maior desempenho desde o filme Titanic.
O filme obteve boa recepção crítica, tanto no exterior3 como no Brasil (incluindo um 8\10 da revista Set4 , 4\5 do cineasta Pablo Villaça 5 e crítica positiva na Veja6 ).


Continuações

Sem comentários: