Avançar para o conteúdo principal

Avenida 24 de Julho

LISBOA - AVENIDA 24 DE JULHO...

Uma das mais maiores e mais conhecidas avenidas de Lisboa e que corre paralela ao rio Tejo tem este nome: Avenida 24 de Julho. Acredito que nem toda a gente sabe a razão desta data. Até mesmo que poucos saberão ao que ela se refere.
De facto a data de 24 de Julho marca um episódio importante daquele que foi um dos momentos mais dramáticos da história de Portugal: refiro-me à Guerra Civil de 1828 a 1834 que opôs as tropas absolutistas de D. Miguel às forças liberais do seu irmão D. Pedro IV. 
Ora, em 24 de Julho de 1833 as tropas liberais comandadas pelo Duque daTerceira e que tinham desembarcado no Algarve e atravessado o Alentejo, entram em Lisboa. Sem dispararem um tiro, já que as tropas miguelistas tinham abandonado a cidade de madrugada, a capital do país é libertada das tropas absolutistas, antecipando o que iria acontecer no ano seguinte (1834), a vitória definitiva do Liberalismo em Portugal e o exílio de D. Miguel.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Inverno Que Regressou

  O frio chegou sem cerimónia, gelado e húmido, cortando a pele antes de ser sentido, trazendo o cheiro da terra revolvida e o toque metálico da chuva a bater nas telhas, devolvendo às manhãs uma luz cinzenta que não pede desculpa. Não anunciou visita. Entrou. Espalhou-se pelas ruas, infiltrou-se nas janelas mal vedadas, fez-se ouvir no ranger antigo das portadas. A chuva veio atrás dele, densa e persistente, com aquela autoridade que não se discute. E, de súbito, o país pareceu surpreendido por algo que sempre fez parte da sua história. Os velhos reconheceram-no de imediato. Encostados aos balcões dos cafés, mãos fechadas em torno das chávenas, disseram sem dramatismo: “Isto era o inverno da minha infância.” Não era saudade gratuita. Era memória concreta. Rios que cresciam sem pressa, valas abertas à enxada, a lâmina a cortar a região molhada, encostas deixadas em paz porque se sabia que a terra tem temperamento. O inverno era duro, mas conhecido, previsível na sua força. Hoje, ca...