Avançar para o conteúdo principal

Avenida 24 de Julho

LISBOA - AVENIDA 24 DE JULHO...

Uma das mais maiores e mais conhecidas avenidas de Lisboa e que corre paralela ao rio Tejo tem este nome: Avenida 24 de Julho. Acredito que nem toda a gente sabe a razão desta data. Até mesmo que poucos saberão ao que ela se refere.
De facto a data de 24 de Julho marca um episódio importante daquele que foi um dos momentos mais dramáticos da história de Portugal: refiro-me à Guerra Civil de 1828 a 1834 que opôs as tropas absolutistas de D. Miguel às forças liberais do seu irmão D. Pedro IV. 
Ora, em 24 de Julho de 1833 as tropas liberais comandadas pelo Duque daTerceira e que tinham desembarcado no Algarve e atravessado o Alentejo, entram em Lisboa. Sem dispararem um tiro, já que as tropas miguelistas tinham abandonado a cidade de madrugada, a capital do país é libertada das tropas absolutistas, antecipando o que iria acontecer no ano seguinte (1834), a vitória definitiva do Liberalismo em Portugal e o exílio de D. Miguel.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Hora em Que a Casa Respira

 O  relógio da sala estava parado às três e dezassete. Não avariado: cansado. Amélia aprendera a medir os dias por ele, e agora imitava-o — ficava sentada, rendida, à espera de que nada acontecesse. A casa cheirava a linho fechado e a ossos fervidos. As paredes tinham a cor dos dentes que já não mordem. Sobre a mesa, três peças de porcelana: duas gastas, uma intacta, branca demais para aquela divisão, como um erro esquecido. Amélia entrou com o pé a arrastar. O soalho gemeu, reconhecendo-a. No espelho do corredor, ajustou o lenço sem se encarar. O reflexo demorou a obedecer. Quando surgiu, o lenço já estava torto — e o reflexo não se apressou a corrigir. Amélia não sorriu. Na cozinha, a chaleira começou a chiar cedo demais, um som curto, aflito. Desligou o gás e pousou a mão no metal quente. O ardor espalhou-se devagar, confundindo-se com o cheiro da sopa esquecida, ambos igualmente antigos, ambos familiares. Sentou-se. Os joelhos estalaram. A porcelana intacta vibro...