Avançar para o conteúdo principal

Identidade Cultural

"A lingua é a alma da cultura, e a cultura são valores...
A identidade cultural aocntece quando saimos do pais e sentimos falta das coisas..."

Eu não cresci em Goa, mas sou descendente goesa, pelo meus Pai, que nasceu e cresceu em Goa e sempre que podia voltava a Goa, para sentir, recordar e mostrar aos filhos as suas raizes, pelos avós do lado da minha mãe.
Em casa, há muito costumes Goeses, comidas tipicas, zarapatel, arroz e caril, bebinca.
Estive fora durante um ano e meio em Coimbra para primeiros anos profissional. E quando voltei para casa, senti a vontade de sentir os sabores de Goa. E foi ai que decidi entrar no Grupo de danças da Casa de Goa. É aqui que se pode considerar identidade cultural?
E sempre de volto a Goa sinto, algo tranqulizante, algo diferente que até hoje não consigo explicar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...