sexta-feira, 27 de julho de 2012

Jogos Olimpicos Londres 2012

Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 se inauguram no estádio de Stratford a sexta-feira 27 de julho. A cerimônia marca o início da XXX olimpíadas. O encarregado artístico da inauguração será o diretor de cinema, Danny Boyle, diretor “Slumdog Millionaire" e "Trainspotting" e se estima que terá uma duração de três horas.

O início da cerimônia estará marcado pelo som de um sino de 23 toneladas com a mensagem gravada “Não Temas. A ilha está cheia de sons” da Tempestade “”, obra de William Shakespeare. Dito sino foi criada pela Whitechapel Bell Foundry, quem em 1858 criou o sino do Big Ben londrino, de 13,7 toneladas.

Diz-se que a inauguração é o melhor secreto guardado em Londres já que Boyle lhes solicitou aos 10 000 voluntários “um pacto de silêncio” para do que não adiantassem detalhes nem imagens.

O espetáculo foi denominado “Ilhas maravilhosas” e proporá a paisagem de uma campiña inglesa recreada com os animais próprios do lugar: 70 ovelhas, 12 cavalos, 10 galinhas, três vacas, duas cabras e vários cachorros e gansos. Terá também pequenos sítios, um campo de crícket e até maquinaria de poços de carvão, com a intenção de destacar o passado industrial de Inglaterra.

Boyle quer render tributo à criação de a Previdência Pública Britânica (NHS, sigla em inglês), depois da II Guerra Mundial fazendo desfilar a centos de mulheres vestidas de enfermeiras.

Se rumorea a participação de Paul McCartney cantando “Hey Jude” para o fechamento do espetáculo e a aterrissagem no estádio em paraquedas do ator que protagoniza a James Bond, Daniel Craig.

A inauguração será a maneira de dar as boas vindas a 10.500 atletas de 39 disciplinas olímpicas diferentes, provenientes de 205 Comitês Olímpicos Nacionais.

Elementos que não podem faltar no protocolo de cada cerimônia inaugural dos Jogos Olímpicos:
1- Receber o Chefe de Estado do país anfitrião: O Chefe de Estado do país anfitrião é recebido na entrada do Estádio Olímpico pelo Presidente da COI e o Presidente do Comitê Organizador. Em Londres 2012, Sua Majestade a Rainha será recebida por Jacques Rogge, e Sebastian Coe.

2- Desfile dos Atletas: desfilam os atletas de cada país com sua bandeira. As equipes entram em ordem alfabético, segundo o idioma do país anfitrião. A equipe grega entrará em primeiro lugar, e o país anfitrião o fará em último lugar.

3- Discursos: O Presidente do LOCOG Seb Coe, dará um discurso, seguido pelo Presidente do COI, Jacques Rogge quem terminará seu discurso com a introdução do Chefe de Estado para declarar oficialmente inaugurados os Jogos. Ato seguido, se escutará o Hino Olímpico e a entrada da bandeira olímpica, a qual ser{a içada ao finalizar a cerimônia. A mesma deve permanecer no mastro durante todos os Jogos Olímpicos.

4- Juramentos: Cada país terá um atleta designado como porta-bandeira e formará um círculo ao redor da tribuna. Um atleta participante, o juiz e o treinador da nação anfitriã estarão de pé no estrado e, sustentando uma esquina da bandeira olímpica em sua mão esquerda, farão o Juramento Olímpico, comprometendo-se a competir e julgar de acordo às normas de seus respectivos esportes.

5- A tocha e o acendido do pebetero: A inauguração finaliza com a chama olímpica no estádio. A chama olímpica continuará ardendo durante o corso dos Jogos. O nome da pessoa que acenderá o pebetero é um segredo.

Nicarágua nos Jogos Olímpicos
Para Nicarágua é a onceava assistência aos Jogos Olímpicos, mas ao igual que outros países centroamericanos ainda não obteve medalhas olímpicas.

Nesta edição participarão seis desportistas em cuatros disciplinas diferentes. O porta-bandeira do pavilhão nacional na cerimônia de inauguração, será o boxeador Osmán Bravo.

Desportistas: Ingrid Narváez e Edgard Cortés em atletismo, Osmán Bravo em boxe, Lucía Castañeda em halterofilia e, Omar Núñez e Dalia Torres em natação.

Sem comentários: