Avançar para o conteúdo principal

Nossa Senhora dos Mártires

A capela de Nossa Senhora dos Mártires é a mais antigo da Baixa alfacinha; fundada por Dom Afonso Henriques, é dedicada aos cruzados franceses, ingleses e alemães (os mártires) que morreram na tomada de Lisboa aos mouros em 1147.

O templo actual, em estilo neo-barroco, da autoria do arquitecto Reinaldo Manuel dos Santos, foi construído de raiz após o terramoto de 1755 e terminado em 1784.

Sobre o seu pórtico central pode ver-se um medalhão redondo, um baixo-relevo que representa Dom Afonso Henriques dando graças à Virgem pela conquista de Lisboa, da autoria de Francisco Leal Garcia.

A igreja tem uma única nave, enquadrada por oito capelas; no tecto, vê-se uma pintura de Pedro Alexandrino, cujo tema é a dedicação do templo primitivo a Nossa Senhora dos Mártires, com uma cercadura de doutores da Igreja; a banqueta e o trono do Santíssimo Sacramento são de mármore preto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manto branco em Buenos Aires

A neve caiu em Buenos Aires, na Argentina, um fenónemo natural que já não acontecia desde 1928. Esta criança posa para a fotografia junto de um carro depois da supreendente queda de neve na capital. Os media locais afirmam que já morreram três pessoas na última vaga de frio na Argentina, uma das quais perdeu a vida em Buenos Aires. Foto: Enrique Marcarian/Reuters