Avançar para o conteúdo principal

Nª Sª do Perpétuo Socorro


No próximo dia 26 de Junho realiza-se na Paróquia de Nossa Senhora do Cabo em Linda a Velha, a tradicional festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, promovida pelas comunidades goesas residentes em Portugal, particularmente, no Concelho de Oeiras.
A efígie de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi venerada na ilha de Creta até ao século XV, mas a difusão da sua devoção deve-se aos Padres Redemptoristas desde 1896, tendo o Papa Pio IX solicitado aos mesmos a propagação mundial desta devoção.
Uma observação atenta da imagem revela-nos uma mãe amorosa, carinhosa e- ao mesmo tempo -sofredora, pensando, talvez, nos instrumentos de tortura que farão parte do sofrimento do seu Filho que se encontra no seu colo: um simples quadro engloba o amor de uma mãe e a sua resignação pela paixão do seu próprio Filho.
Em Portugal, a devoção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi introduzida nos fins do século XIX, por diversas vias, mas os grandes arautos desta devoção têm sido os Missionários Redemptoristas.
Convidamos assim toda a comunidade paroquial a participar na festa litúrgica, com início às 11h30, seguida de convívio/almoço no salão de festas da paróquia de Linda a Velha.



Deus, nosso Pai,
nós vos agradecemos
porque nos destes Maria como nossa Mãe
e refúgio nas aflições.
Socorrei-nos, dia e noite,
ó Mãe do Perpétuo Socorro.
Ajudai os doentes, e os aflitos vinde consolar!
Vosso olhar a nós volvei e vossos filhos protegei.
Ó Maria, dai saúde ao corpo enfermo,
dai coragem na aflição;
sede a nossa estrela-guia na escuridão.
Socorrei-nos, amparai-nos
e dai-nos hoje a graça que vos pedimos.
Amém!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poda das Macieiras

Poda é limpar ou cortar a rama ou braços inúteis das videiras, árvores, etc.. tem por objetivo regularizar a produção e melhorar a qualidade dos frutos.~ A importância de se podar varia de espécie para espécie, assim poderá ser decisiva para uma, enquanto que para outra, ela é praticamente dispensável. Com relação à importância, as espécies podem ser agrupadas em: • Decisiva: Videira, pessegueiro, figueira, nespereira. • Relativa: Pereira, macieira, caquizeiro, oliveira. • Pouca importância: Citros, abacateiro, mangueira, nogueira, pecã. OBJETIVOS DA PODA Os sete objetivos principais da poda são: 1º- Modificar o vigor da planta; 2º- Produzir mais e melhor fruta; 3º- Manter a planta com um porte conveniente ao seu trato e manuseio; 4º- Modificar a tendência da planta em produzir mais ramos vegetativos que frutíferos ou vice-versa; 5º- Conduzir a planta a uma forma desejada; 6º- Suprimir ramos supérfluos, inconvenientes, doentes e mortos; 7º- Regular a alternância das safras, de modo a ...