quarta-feira, 7 de julho de 2010

Hagia Sofia

A Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia (grego: Άγια Σοφία Hagia Sophia, que significa "Sagrada Sabedoria"; Ayasofya em turco) é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia) e que foi convertido em mesquita em 1453 até ser transformado em museu, em 1935.

A primeira grande igreja no local foi construída pelo Imperador Constâncio, filho de Constantino o Grande, mas foi destruída durante a Revolta de Nika de 532. O edifício foi reconstruído em sua forma atual entre 532 e 537 sob a supervisão pessoal do imperador Justiniano I. É considerada o exemplo principal da arquitectura bizantina. De grande importância artística, seu interior foi decorado com mosaicos e colunas e esculturas de mármore. A riqueza e o nível artístico da basílica teria levado Justiniano a dizer Νενίκηκά σε Σολομών ("Salomão, eu te superei!").

Olho para aquele monumento brutal e o tempo recua...imagino na altura de grandes glórias, paredes e teco doirados. Devia brilhar como se fosse todo de ouro, cada pormenor interessante, cada história em cada canto. Pelas fotos, mostrava monumento grandioso.Foram duas horas, a apreciar... os túneis de pedra, o acesso para o andar de cima.

"Quer um guia?"
"Não, já conheço isto."
"Ai sim, quem foi o primeiro arquitecto?"
"Junta as letras e forma uma palavra"

A Cisterna de Basílica ou de Yerebatan Sarnıcı é a maior das 60 construídas em Istambul durante a época bizantina e se encontra perto da Basílica de Santa Sofia. Construída em poucos meses, no ano 532, utilizando 336 colunas romanas procedentes de templos pagãos da Anatólia, a maioria de ordem coríntia. Ocupa uma área de 10.000 metros quadrados e tem 8 metros de altura com uma capacidade para 30 milhões de litros. Foi utilizada até finais do século XIV como cisterna de água e a meados do século XIX foi restaurada depois de ser usada como armazém de madeira.
A cisterna foi construída para evitar a vulnerabilidade que significava para a cidade que durante um assedio foi destruído o Aqueduto de Valente.
A cisterna foi usada como cenário para o filme de James Bond, em Desde Rússia com amor.
As bases de dois reusar das colunas obstruem mais cedo carved com a cabeça de a Medusa. São ficados situados no canto noroeste da cisterna. A origem das duas cabeças é desconhecida, embora se espalha boatos que as cabeças estiveram trazidas à cisterna após ser removido de um edifício antique do período Roman atrasado. Um outro mistério é porque uma das cabeças é de cabeça para baixo, quando a outra for inclinada a um lado. Aceita-se geralmente por cientistas que estiveram colocados que maneira deliberadamente.

Museu de Arte Islamica: Muséu da água, Tapetes, sarcofagos, colunas, materiais com madreperola... Saber o meio que eles utilizavam para transportar a água, e o pedido tinha de ser directamente ao Sultão.

Fomos ver, a loja do museu, e aproveitamos para comer um gelado, na esplanada, enquanto alguns iam a casa de banho. Comprei um corneto e ao abrir, achei mto estranho. Tinha falta de gelado de um lado, uma enorme cratera até quase la abaixo, e uma cor estranha...Mostrei ao empregado e ficaram a olhar para mim, com a cara de idiotas. Deixaram-me tirar outro, ficaram a olhar e deitaram fora, a rir.

Grand Bazar - kapaliçarsi, o maior mercado do mundo.
Considerado o maior mercado do mundo, Kapali Çarsi possui cerca de 4 mil lojinhas distribuídas entre ruelas e praças vendendo a torto e a direito tudo o que você imagina. Só pra resumir ao invés de entrar em detalhes, o enorme mercado é o Paraguai da Turquia. Era de se esperar, pois vontade de negociação dos vendedores e a pechincharia por parte dos turistas é o que não falta.
Àqueles que apreciam os temperos, pode dar uma visitada ao sector de especiarias. Também existe o sector do ouro, sector dos livros, sector da roupa.

Mais uma aventura ás lojas dos tapetes, interesse, manda abrir alguns tapetes, recebemos a hospitalidade deles, a "apple tea". E regateiamos o preço de mini-tapetes, depois dizia q nao queria e ia embora, deixando os outros com a batata quente. Mas seguiram-nos, baixando o preço, até um de nós comprar.
Comprei os meus candeeiros por 70 liras os dois com pendura de parede.
O bazar fecha as portas ás 19h, fomos para feira de fora, aonde o nosso amigo regateador, queria comprar ums boxers. estava a discutir com o comerciante o tamanho dos boxers, que eram pequenos.. Surreal.
Fomos ao mercado do livro, aonde um dos nossos comprou o livro de Istambul. Demos voltas e mais voltas e perdemos. Tivemos de pedir ajuda para sair. Fomos para o Hotel, tomar banho para irmos jantar.
Fomos a um restaurante, que o empregado queria falar espanhol. A seguir fomos ao local de chá de ontem. Jogamos damas.
"Comer para trás.."
As 3.30 fomos para o hotel. Havia duas pessoas que seguiam para portugal, no dia seguinte.

Sem comentários: