domingo, 21 de fevereiro de 2010

Madeira e a turbulência das marés vivas

" As inundações que ocorreram na Madeira, numa dimensão nunca vista, e com impressionantes resultados (à hora que escrevo, 42 mortos, 250 desaparecidos, 70 hospitalizados, quedas de pontes, destruição de estradas, ruas e casas), causaram em todos os portugueses, sem excepção, uma profundíssima consternação, tanto no Continente como nas Regiões Autónomas, e um genuíno impulso de solidariedade nacional. Não houve "cubanos", como antigamente, alguns, chegaram a rotular os seus irmãos continentais. Felizmente!

A Madeira sofreu uma catástrofe natural terrível, talvez relacionada com os desequilíbrios que têm vindo a manifestar-se, em todos os continentes neste nosso planeta, ameaçado pela falta de bom senso do ser humano. A verdade é que a Ciência deu aos homens um enorme poderio, capaz de destruir os equilíbrios da natureza e o próprio planeta. Nunca houve, que saibamos, tantas e tão graves catástrofes ditas naturais. Tremores de terra, tsunamis, erupções vulcânicas, inundações, calores excessivos, ventos ciclópicos, escassez de água potável, presumivelmente provocados pelas alterações climáticas. "
In "Visão"

Digamos que não é altura para recriminar mas chamar atenção a certos erros que se poderiam ter evitado. A locais naturais que, logicamente, não deveriam permitir, mão humana. Não permitir construções, em sitios montanhosas que poderão sofrer enxurradas, derrocadas. Terra foi moldada assim e nada nem ninguém, poderá mudar, apenas outras forças da natureza.
Nomeadamente a Madeira, que dizem do tempo passado, foram feitos ribeiras, lençois para as fugas de águas, mas quando não deveriam fazer manutenção, limpezas, de vez de enquanto??!!??
Como por exemplo, no outono, sabendo que dentro de dias irá chover e supostamente deveria haver limpezas de esgotos... e só se lembram disso, quando surgem as inundações....
Tantas coisas estão a surgir, a quem tem as antigas profecias que referem algo que a "mão humana faz" e a natureza desfaz. Será?

Sem comentários: