quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Abóbora

Parece ser nativa das Américas, apesar de estar espalhada pelo mundo. Existem cerca de 760 espécies de abóbora. Algumas são nativas do Velho Mundo, outras da América do Sul, outras do México e América Central e até existem relatos nos Estados Unidos que datam de 2700 a.C. Na América antiga algumas espécies eram utilizadas como recipiente para bebidas, nas classes mais altas. Era cultivada pelos índios sul-americanos por centenas de anos. No século XVII eram utilizadas em tortas junto com maçãs na Inglaterra. Também em 1824, foi encontrado um livro onde falavam de uma abóbora pesando 120kg. São da família das Corcubitáceas, assim como o pepino e o melão. Rica em betacaroteno (precursor da Vit. A) e potássio. Também contém vitaminas do Complexo B, um pouco de cálcio e ferro.

A abóbora, dependendo da variedade, pode ser armazenada por até por seis meses. O melhor é guardá-las em lugares claros, ventilados e sem umidade. Os ambientes quentes ou frios são os menos indicados, o excesso de calor gelatiniza parte do amido da abóbora, diminuindo sua durabilidade.

As abóboras são grandes e de difícil manipulação. Para facilitar o seu manuseio, o melhor parti-las em pedaços, eliminar as sementes e a parte fibrosa. Por último, retirar a casca e colocá-las em saco plástico próprio para alimentos, por até dois dias na geladeira ou até quatro meses no congelador.

Da abóbora, utiliza-se a polpa, as flores, os brotos (conhecido como cambuquira) e as sementes. Com a polpa pode-se preparar refogados, purês, cremes, suflês, pães, sopas, recheios de tortas, quiches e nhoque. Sem falar nos bolos, doces cremosos, em conserva, compotas e os cristalizados. As flores da abóbora são muito apreciadas, principalmente na Itália. Possuem um delicado aroma e ficam maravilhosas depois de empanadas e fritas, em suflês, em risotos, em ensopados de peixes e frutos do mar e recheadas. Os brotos da aboboreira (cambuquira) são comuns no interior de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Por último, têm-se as nutritivas sementes que depois de torradas tornam-se um excelente aperitivo. São consideradas, por alguns, afrodisíacas.

Valor nutricional da abóbora
A abóbora tem poucas calorias e muito rica em beta-caroteno (provitamina A), um antioxidante que ajuda nas defesas do organismo e previne o envelhecimento precoce.

Já as suas sementes são energéticas e fornecem uma boa dose de fibras — importante para o bom funcionamento do intestino — e, ainda, contém gordura do tipo insaturada, o que a torna mais saudável. Tem sido atribuído às sementes das abóboras, poderes de medicamento, como vermífugos, diuréticos, para o tratamento de infecções do trato urinário e para as desordens da próstata.

DICAS:
Da abóbora se aproveita quase tudo.
Polpa – em sopas, refogados, doces, tortas, assada, etc
Sementes – fonte de proteína e óleos insaturados. Podem ser torradas no forno, retiradas da casca e temperadas com sal. Quando a semente inteira é consumida, todo o tocopherol ( VitE) está presente
Broto – ou cambuquira, para preparar sopas e refogados
Flores – podem ser consumidas como vegetais e são ricas em phenólicos, antioxidantes poderosos.

Sem comentários: