Um avião Airbus 330-200 da Air France que voava do Rio de Janeiro para Paris desapareceu nesta segunda-feira, 1 de Junho, dos radares quando sobrevoava a costa do Brasil a cerca de 704 quilômetros de Fernando de Noronha e a 1 296 quilômetros de Recife, durante a travessia do Oceano Atlântico.
De acordo com a companhia aérea, havia 228 pessoas, 12 delas tripulantes - três técnicos e nove comissários - a bordo do voo AF 447. Segundo a Air France, estavam a bordo 80 brasileiros, 73 franceses e mais de 20 alemães. De acordo com a chancelaria italiana, havia ao menos 10 italianos na aeronave. Dos 216 passageiros, 126 eram homens, 82 mulheres, sete crianças e um bebé.
Leia a nota, na íntegra:
"O Comando da Aeronáutica informa que iniciou as buscas para localizar o vôo 447 da AIRFRANCE, que desapareceu quando voava do Rio de Janeiro para Paris, com estimativa de aterragem às 06h10 (horário de Brasília).
A aeronave da AIRFRANCE decolou do Aeroporto do Galeão às 19h30 (horário de Brasília). Às 22h33 (horário de Brasília) o vôo AFR 447 realizou o último contacto via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (CINDACTA III) na posição INTOL (565 quilômetros de Natal RN), informando que ingressaria no espaço aéreo de DAKAR - Senegal (posição TASIL – 1.228 quilômetros de Natal RN), às 23h20 (horário de Brasília). Às 22h48 (horário de Brasília), quando a aeronave saiu da cobertura radar do CINDACTA III, de Fernando de Noronha, as informações indicavam que a aeronave voava normalmente a 35.000 pés (11 quilômetros) de altitude e a uma velocidade de 840 quilômetros por hora.
No horário estimado para a posição TASIL (23h20), a aeronave da AIRFRANCE não efectuou o contacto via rádio previsto com o CINDACTA III, o que foi informado ao Controle DAKAR.
A Companhia AIRFRANCE informou ao CINDACTA III, às 08h30 (horário de Brasília), que a aproximadamente 100 quilômetros da posição TASIL, o vôo AFR 447 enviou uma mensagem para a companhia informando problemas técnicos na aeronave (perda de pressurização e falha no sistema elétrico).
Às 02h30 (horário de Brasília), o SALVAERO Recife acionou os meios de busca da Força Aérea Brasileira – FAB, com 01 aeronave C-130 Hércules, 01 P-95 Bandeirante de patrulha marítima e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARASAR).
Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica"
Segundo alguns documentários na Revista Visão, haviam casais que iam ou que voltavam de lua-de-mel. Havia um casal com dois filhos, em que ela (sueca) tinha medo de aviões, tinha por costume irem em aviões separados, mae e filho num, pai e outro filho noutro, para o caso de acontecer alguma coisa, os filhos não ficam orfãos.
Comentários:
Desde o inicio, e já comentei com várias pessoas. Este caso é muito estranho... Segundo as informações que vamos recebendo da comunicação social:
Como é que só dão conta do avião ter desaparecido, qd na hora da chegada a Paris, ele não aparece.
Ou segundo algumas noticias, só deram o alerta de crise, passado 6 horas depois do ultimo contacto.
Porquê que em alguns aviões, nomeadamente alguns aviões portugueses a caminho de Portugal, desviaram da rota da tempestade e este não desviou??
Este avião passava pelo radar do brasil, depois passava por uma zona desconhecida, sem radares, depois apanhava o radar de senegal, de lisboa e no final de Paris. Porquê que quando não passou pelo o radar do senegal, não deram logo o alerta??
Dizem que a caixa negra deste avião enviou depois do ultimo contacto, em 5 segundos 24 mensagens de erros técnicos... Juntando ao comentário anterior, era outro motivo para dar um alerta.
Imaginemos que o avião tinha perdido o controle, o contacto, mas que tivesse aplanado no mar, como aconteceu com o avião nos EUA... Se tivessem dado o alerta de emergência, poderia sido resgatado algumas pessoas. Isto é um exemplo de uma situação.
Mas pela situação dos destroços, poderá dar a ideia, de que o avião despenhou a pique, indo até ao fundo do mar... Outra situação que me passa pela cabeça. Imagina se o avião que tem aquela cablagem toda, aguentasse inteiro no fundo do mar, até estourar pela pressão do mar, poderia ser um dos motivos, para os corpos e destroços viram á tona no segundo dia.
De dia 1 a 23, em 228 pessoas, só apareceram 50. E ainda não descobriram as caixas negras... Também para mim, é outra coisa estranha.. sendo um objecto que está minimamente indicado, preparado para ser recuperado em qualquer situação, está a ser dificil de ser encontrado? Sei que o fundo do oceano, ainda é um mistério para a humanidade, mas de um objecto que emite sons, que tem um tamanho razoavelmente grande para ser encontrado...
Nem podemos imaginar o sofrimento das pessoas que iam dentro do avião, seja em que situação. Nem imagino a dor e a tristeza dos familiares por um caso de desaparecimento de um avião que até hoje permanece em mistério...
Talvez haja algo estranho não revelado, talvez um atentado, talvez um misterio, só saberemos quando descobrirem as caixas negras. Talvez...
2 comentários:
Ultimas noticias:
"O avião não se destruiu enquanto estava em voo. Aparentemente ele atingiu a superfície da água na direcção do voo e com uma aceleração vertical intensa", disse Alain Bouillard, que lidera as investigações realizadas pela agência francesa BEA.
Bouillard disse que o controle aéreo do voo deveria ter sido transferido das autoridades do Brasil para Senegal, mas que isso nunca aconteceu. O investigador da França afirmou que os pilotos do voo AF447 tentaram três vezes realizar contacto com um sistema de dados em Dacar, capital senegalesa, mas não tiveram sucesso aparentemente porque Dacar nunca recebeu o plano de voo.
"Isso não é normal", disse ele, acrescentando que os investigadores também tentam descobrir por que se passaram seis horas desde que o avião desapareceu até que fosse declarada uma emergência.
A Força Aérea Brasileira (FAB) garantiu que a transferência Brasil-Dacar foi realizada e que as transcrições do procedimento foram inclusive enviadas ao BEA. "O BEA fez uma interpretação preliminar de que talvez o Brasil não tivesse feito a passagem do controle aéreo para Dacar, mas isso foi feito sim", disse à Reuters por telefone o tenente-coronel Henry Munhoz, porta-voz da FAB. "Temos a transcrição disso, que inclusive foi mandada ao BEA. Temos a informação de que Dacar recebeu essa transferência", acrescentou.
O chefe da investigação afirmou ainda que as buscas pelas caixas-pretas do Airbus A330 vão continuar até 10 de Julho. Os equipamentos emitem um sinal sonoro por um determinado período.
Segundo os investigadores, apesar do acidente, não há dados disponíveis que indiquem a necessidade de manter a frota de aviões Airbus A330 no solo."Eles já voaram 10 milhões de horas e há 600 deles voando", disse ele. "Para mim, não há nenhum problema", acrescentou Bouillard.
Nem quero imaginar no sofrimentos das pessoas dentro do avião... Nem pensar se o avião manteve intacto, e não receberam ajuda nenhuma... Mas ainda continua a ser ESTRANHO CASO
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