sábado, 16 de maio de 2009

Festival da eurovisão da cançao 2009 em Moscovo


Local Olimpiisky Indoor Arena, Moscovo, Rússia

Sistema de votação
A votação é efectuada por televoto, onde cada país vota nas suas dez canções preferidas, numa pontuação que vai de 1 a 7, e 8, 10 e 12. A votação por televoto, será efectuada em ambas as semi-finais e na final, porém na final será acrescentado um júri, que valerá metade do voto, sendo assim, a votação da final será de 50-50 (50% televoto e 50% júri). Nas semi-finais, os júris escolheram um país que passará directamente para a final.

Número de participantes 42 (18 na 1º semi e 19 na 2º, de onde passaram 10 de cada semi-final para a final, onde concorreram 25 países)
Países estreantes Nenhum
Países que regressam Eslováquia
Países que saem São Marino, Geórgia

Na Sexta-feira dia 30 de Janeiro de 2009 teve lugar o sorteio dos países que iriam participar na 1ª ou 2ª Semi-Final. De acordo com o sistema do Festival de 2008, todos os países são separados em seis potes individuais baseados nas votações efectuadas por cada um dos Festivais anteriores. O sorteio foi criado para assegurar que os países que têm uma maior probabilidade de dar pontos a outros na competição, não participem na mesma Semi-Final (onde só podem votar os países que participam na mesma). Depois do sorteio, foram então conhecidos os países que iriam participar em cada uma das 1ª e 2ª Semi-Finais. Mais tarde foi também feito outro sorteio, para determinar em que Semi-Final e em que países iriam votar o grupo dos Big 4 (Reino Unido, Espanha, Alemanha e França) e o país anfitrião (Rússia). Os Big 4 e o país anfitrião já estão automaticamente qualificados para a Final do concurso. O sorteio para a ordem de actuação nas Semi-Finais e na Final, assim como o sorteio para a ordem na qual cada país, através de um porta-voz apresenta as suas pontuações atribuídas, ocorreram em Março de 2009.

Big 4, são os quatro países participantes no Festival Eurovisão da Canção com passagem directa á final do concurso (devido ao facto de serem os principais contribuidores). A possibilidade dos quatro países (França, Reino Unido, Espanha e Alemanha) passarem directamente para a final foi questionada tendo mesmo sido notificado a obrigatoriedade destes países passar por uma das semifinais [63], porém a 14 de Setembro de 2008, os altos comissários da EBU, vieram a público dar a conhecer a sua decisão na sua última reunião: que os Big 4 (Reino Unido, Espanha, França e Alemanha), não perderiam o seu privilégio de não passarem por uma das semifinais, mas sim diretamente para a final.

Participações individuais no Festival Eurovisão da Canção 2009
Albânia · Andorra · Alemanha · Arménia · Azerbaijão · Bélgica · Bielorrússia · Bósnia e Herzegovina · Bulgária · Chipre · Croácia · Dinamarca · Eslováquia · Eslovénia · Espanha · Estónia · França · Finlândia · Geórgia · Grécia · Hungria · Irlanda · Islândia · Israel · Letónia · Lituânia · Macedónia · Malta · Moldávia · Montenegro · Noruega · Polónia · Portugal · Países Baixos · República Checa · Roménia · Rússia · Reino Unido · Sérvia · Suíça · Suécia · Turquia · Ucrânia

Sem comentários: