sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sexta-feira, 13..


A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.
Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13.
O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.

Se fosse olhar todas as supertições, eu não existia. Eu sou católica e não acredito nisso. Coincidências.
Quem diz que desde que estipularam o numéro 13, o dia de azar, que não poem tudo a 12 ?? Pois, tudo o que conhecemos acaba a 12. 12 meses, 12 signos, 12 horas, etc...
Quem nos disse que Jesus morreu numa sexta-feira?? Não terá sido imposto, esse dia, para ser vespera de fim-de-semana?

Por isso, não acredito nessa supertição de dia 13. Dia 13 é como dia qualquer, como o 7, como 9. Eu nasci no dia 13, tenho amigos e familiares que também nasceram no dia 13. Já tiveram algum azar? Mesmo nas sexta-feira dia 13? Calhou-me dia 13, sexta-feira, quando fiz 7 anos, 13 (dia 13, sexta-feira, 13 anos, bolo com numero 13), 18, 24 e este ano tb, irei fazer no dia 13, sexta-feira. Nunca nada aconteceu nesses dias!

Sem comentários: