segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Mãe de 8 gémeos divide americanos...

Tinha tudo para ser uma história feliz, mas está a dividir a América. O parto de oito gémeos, todos vivos, gera ódios à medida que são conhecidos pormenores da vida da mãe dos bebés, já com seis filhos, divorciada e desempregada. Várias ameaças de morte obrigaram Nadya Suleman - a mulher que deu à luz os oito bebés, no final de Janeiro - a esconder-se em "parte incerta", segundo o seu porta-voz. Nadya terá levado consigo os seis filhos, com idades entre dois e sete anos, enquanto os recém-nascidos continuam internados no hospital, onde deverão permanecer nos próximos meses. A mulher e a empresa de comunicação por ela contratada terão sido alvo de uma série de ameaças, através de chamadas telefónicas e mensagens de e-mail, de acordo com o porta-voz, Michael Furtney, citado pela Reuters.

São cada vez mais ferozes as críticas contra Nadya, de 33 anos, que apesar de desempregada e divorciada, decidiu fazer um tratamento para a infertilidade, numa altura em que já não tinha condições de sustentar os seis filhos. Na Internet, em blogues e fóruns, são vários os insultos e há mesmo quem defenda que Nadya deveria ser forçada a uma esterilização. A comunicação social especula sobre quem vai pagar os encargos financeiros resultantes do alargamento da família, que conta agora com 14 crianças. É que Nadya recebe apenas 490 dólares (cerca de €380) mensais em senhas de alimentação e subsídios por deficiência para três dos seus filhos. Além disso, a mãe das crianças contraiu um empréstimo de 50 mil dólares (€39 mil) para prosseguir os estudos. Mas apesar das críticas, Nadya criou um sítio na Internet que visa angariar fundos para ajudar a família (thenadyasulemanfamily.com).

Desejos de família grande
A própria mãe de Nadya, numa entrevista publicada no passado dia 9 no sítio radaronline.com, critica a decisão "inconsciente" da filha de engravidar quando já tinha seis filhos. "Parece-me que ela não faz a menor ideia do que está a fazer a estas crianças e do que me está a fazer. Não sei como é que ela vai resolver isto", afirmou Angela Suleman, que vivia até agora com Nadya e os seis netos num apartamento de quatro assoalhadas. "Sinto-me mesmo muito cansada por tomar conta das seis crianças e é preciso que ela pense numa forma de resolver isto", afirma, acusando a filha de nunca ter cumprido a promessa de ajudar nas despesas. A avó das crianças ressalva, contudo, que Nadya é uma "boa mãe", embora "obcecada por bebés", e atribui essa obsessão ao facto de ser filha única.
Nadya já terá recebido propostas para escrever livros, dar entrevistas pagas, fazer anúncios publicitários e apresentar programas televisivos.

Médico sob inquérito
Os oito gémeos - seis rapazes e duas raparigas - nasceram prematuros, com 30 semanas e meia de gestação, no Kaiser Permanente Bellflower Medical Center, Califórnia, e continuam a lutar pela vida. Pesavam à nascença entre 800 gramas e 1,4 quilos. A equipa médica esperava sete gémeos, mas foi surpreendida quando um dos clínicos disse ainda sentir uma mão, que se revelaria ser do oitavo. Neonatologistas do hospital dizem que há "pequenos sinais positivos a cada dia" de que os bebés estão a desenvolver-se bem.

Entretanto, a Sociedade Norte-americana de Medicina Reprodutiva e a Comissão Médica da Califórnia abriram inquéritos para apurar as responsabilidades do médico que procedeu à transferência dos seis embriões. Nadya disse ter sido submetida a fertilizações in vitro (FIV) para os 14 filhos, sempre na mesma clínica em Beverly Hills, Los Angeles.

Numa entrevista à televisão, afirmou que lhe foram implantados seis embriões para cada uma das seis vezes que esteve grávida. Destas gravidezes resultaram seis crianças (duas das quais são gémeos), e os agora famosos óctuplos. Nos Estados Unidos, tal como em Portugal, três embriões é o número máximo que um médico deve transferir, em regra, pelo que o nascimento de oito gémeos a partir de uma FIV com transferência de seis embriões é considerado um caso muito grave de má prática médica.

Obesessão por bebés
Tentar compreender a mãe
"Antes ter um filho a mais do que um filho a menos", diz o psicólogo clínico Manuel Coutinho, para explicar o que vai na cabeça de uma mulher que, tendo já seis filhos, se submeteu a um tratamento de fertilidade através do qual viria a dar à luz outros oito. Segundo o especialista, há quem "se preencha e realize através dos filhos, nos quais procura uma extensão da sua própria vida", projectando-se assim "no tempo e no espaço". Muitas mulheres têm "um sentido de maternidade tão apurado que a vida só faz sentido com gravidezes múltiplas e uma família numerosa". Para Manuel Coutinho, a falta de um emprego ou de recursos financeiros pode também explicar a procura de uma gratificação através da maternidade. "Quer mostrar que como mãe ela é boa"

Curiosidades
Foram 52 os membros da equipa médica que fez o parto
Inicialmente, os bebés tiveram nomes de letras

4 comentários:

Anónimo disse...

Peço a Deus que a abençoe e que para todas as coisas existe uma explicação.
Talvez pensamos...foi o homem que fez(FIV), mas o dono da vida é Deus!!!
E não cai uma folha de uma arvore sem sua permissão.
Tenha força mamãe e mostre para todos que não está louca e muito menos é obcessão... Isso tudo é um aprendizado individual, onde existe as percepções, mas o desfecho final... quem pode dar é você. Parabéns e não desista dessas jóias ricas e abençoadas.
Um beijinho para os seus 14 filhos!!!!

Josibel Gomes
Uma mamãe apaixonada

Anónimo disse...

parabéns!!!
deve de haver uma explicaçao pa isso tudo!

Anónimo disse...

Fiquei espantada com a reportagem...confesso q fiquei com vontade de morar perto so pra ajudar vc a cuidar dessas joias lindas! É uma pena q moro em outro país. Que Deus te der forças para cuidar dos seus pequeninos.
Parabéns!

Anónimo disse...

Fiquei espantada com a reportagem...confesso q fiquei com vontade de morar perto so pra ajudar vc a cuidar dessas joias lindas! É uma pena q moro em outro país. Que Deus te der forças para cuidar dos seus pequeninos.
Parabéns!