quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

112 - SOS

112 - SOS Portugal
Em caso de doença súbita, acidente ou assalto ligue 112. A chamada é gratuita e está acessível de qualquer ponto do país a qualquer hora do dia.

O 112 é o Número Nacional de Emergência, sendo comum, para além da saúde, a outras situações, tais como incêndios, assaltos, etc.; A chamada será atendida por um operador da Central de Emergência, que enviará os meios de socorro apropriados. Em determinado tipo de situações a chamada poderá ser transferida para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.

A sua colaboração é fundamental:
Faculte toda a informação que lhe for solicitada, para permitir um rápido e eficaz socorro às vítimas. Informe, de forma simples e clara:
O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
O número de telefone do qual está a ligar;
A localização exacta e, sempre que possível, com indicação pontos de referência;
A gravidade aparente da situação;
O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
As queixas principais e as alterações que observa;
A existência de qualquer situação que exija outros meios para o local, por exemplo, libertação de gases, perigo de incêndio, etc.

Depois de feita a triagem da situação
Os operadores das centrais 112 indicam-lhe a melhor forma de proceder, enviando – se necessário – os meios de socorro adequados. Lembre-se que as ambulâncias do INEM deverão ser apenas utilizadas em situação de risco de vida eminente. No caso de não ser necessário enviar uma ambulância do INEM são dadas todas as informações sobre a melhor forma de ser transportado para as unidades de saúde adequadas.
Desligue o telefone apenas quando o operador indicar.

112-SOS Europa
112 é o Número Único de Emergência da União Europeiar.
Os cidadãos da EU em situações de emergência deverão poder ligar para o 112 e ser atendidos pelos serviços de socorro. Assim, todos só necessitam memorizar um único número garantindo uma intervenção mais rápida e eficaz.
O objectivo do SOS 112 Europe é envolver o maior número possível de serviços de emergência, com a intenção de trocar informação, garantindo uma maior informação pública sobre os diferentes serviços de socorro existentes na Europa, em especial aqueles ligados ao sistema 112.
Por favor participe, enviando os seus comentários, informações e contactos para europe@sos112.info
SOS 112 Europe decorre por iniciativa Sueca.

Sem comentários: