sábado, 8 de novembro de 2008

Andar nu em Barcelona é permitido

BARCELONA: Lei que permite andar nu pelas ruas entrou em vigor (01/09/2004)

Desde o dia 1 de setembro de 2004, qualquer cidadão tem o direito de andar nu pelas ruas da cidade de Barcelona, na Espanha.
A medida, aprovada pela prefeitura da cidade, tende a "fomentar o respeito do cidadão à liberdade de indumentária”.

A idéia foi desenvolvida pelas associações de nudismo Addan e Aleteia, cujos presidentes Jacint Ribas e Just Roca apareceram fotografados nus lendo um folheto na avenida Diagonal, a principal da cidade. De acordo com os presidentes das organizações, esta medida trata-se de uma "primícia internacional".

O Conselho da Mulher e dos Direitos Civis também apoiavam a legalização da nudez pública: um dos últimos folhetos da entidade, distribuídos gratuitamente em locais públicos, trazia, na primeira página, uma foto de duas mulheres nuas nas escadarias das fontes de Montjuic, sob o título "Expressar-se em nudez, o direito individual à indumentária livre".

Já o prefeito de Barcelona, Joan Clos, preferiu economizar palavras sobre a aprovação da medida. Em entrevista concedida ao jornal El Periódico, Clois limitou-se a declarar que "a Prefeitura não propõe que as pessoas andem nuas pelas ruas”. Mas que elas tem esse direito, “se assim desejarem”. Na Espanha, este tipo de postura é regularizado por leis municipais. Outras cidades do país, portanto, também podem conferir este direito aos seus habitantes.

O senhor na foto ao lado é muito famoso pelas suas caminhadas nas ruas de Barcelona.

4 comentários:

Anónimo disse...

Nossa,eu gostaria tbm essa lei aki no brasil

Anónimo disse...

E daí todo mundo é obrigado a ver essa coisa horrorosa aí... vai é traumatizar as pessoas...rsrsrs...

Edeneia Rippel (Neia) disse...

Já vi um monte de rapazes completamente pelados no meu bairro do mirizola em Cotia. Pra min foi o mesmo que olhar pra cachorro.
Eu acho que cada um cuida da sua vida.
Fiquei sabendo através de amigas, que outros caras andam pelados também em Itapevi.

Anónimo disse...

Aqui no meu bairro ando nu na rua todo dia. nunca tive problemas.