sexta-feira, 22 de agosto de 2008

TRIMURTI (OS TRÊS ROSTOS)

RITMOS DIVINOS DA ÍNDIA ATÉ BELÉM.
22, 23 e 24 Ago 2008 - 21:30
PRAÇA DO MUSEU

ENTRADA LIVRE

TARIKAVALI
Da Índia chega-nos a Bharata-Natyam, dança em que linhas simétricas e geometricamente perfeitas se juntam a movimentos vivos, como piruetas e saltos, tendo como base os ritmos complexos do batimento de pés. À técnica pura junta-se a abhinaya: as expressões do rosto acompanhadas de gestos das mãos e de posturas do corpo para interpretar os poemas e os hinos cantados. Os músicos chegaram de Bangalore para actuar no Festival Fora de Si no CCB - Lisboa.

Bharatanatyam é uma dança clássica indiana originada em um estado do sul chamado Tamil Nadu. Trata-se de uma reconstrução do século XX do Cathir, a arte dos dançarinos dos templos.

3 comentários:

LMCF disse...

Uma dança diferente das nossas, do nosso grupo. dança tipica da regiao da Tamilnadu, terra dos deuses misticos... Gosto dos olhares dela, expressivos e as mãos. Como se pelas as mãos falassem.
LMCF

Anónimo disse...

PODERIA ME MANDAR AS IMAGENS DAS INDIANAS?AMEI SEU BLOG.BEIJOS
lygiamarcia@yahoo.com.br

LMCF disse...

Amiga, obrigada pelo elogio ao meu blog.
O blog, é como se fosse o meu diário... aonde conto aventuras, culturas, e coisas escritas por mim.
Acerca da indiana, Tarivalli, ela tem o site dela, daonde eu tirei as fotos...
http://www.madrugada-cigana.com/tarikavalli/

Bjs e volta sempre...