quinta-feira, 10 de julho de 2008

"Bem-vindo Principe Karim Aga Khan"

Lisboa 06/07 - O príncipe Karim Aga Khan, líder institucional e espiritual de milhões de muçulmanos ismailis a viver em cerca de 25 países, vai visitar Portugal de 10 a 14 de Julho, com o objectivo de comemorar os 50 anos de subida ao trono.

O Aga Khan é o 49º Imam hereditário dos Muçulmanos Shia Imami Ismailis e dirige uma comunidade de 15 milhões de muçulmanos, oito mil dos quais a residir em Portugal.

Para os seus seguidores, Karim Aga Khan, que acedeu ao trono do Imamat Ismaili a 11 de Julho de 1957, é um descendente directo do Profeta Maomé através do seu primo e genro Ali, o primeiro Imam, e da sua mulher Fátima, a filha do Profeta.

De acordo com a tradição Shia do Islão, o mandato do Imam abarca tanto as questões espirituais como as materiais.

Durante o ano de Jubileu que começou em Julho de 2007, Aga Khan efectuou várias visitas oficiais, em resposta a convites por parte de Chefes de Estado.

Nas visitas a países como a India, Estados Unidos, Moçambique, Bangladesh, Madagascar e Reino Unido, o lider espiritual dos ismaelitas reuniu-se com Chefes de Estado e de Governo e revisitou os programas e projectos da rede para o desenvolvimento Aga Khan.

A visita a Portugal, que se realiza de 10 a 14 de Julho e que concide com a celebração do dia (11 de Julho) em que o príncipe acedeu ao trono há 50 anos, está a ser preparada com a ajuda de mais de 700 voluntários sendo esperadas mais de 15 mil ismaelitas quer do território português quer de outros países.

As celebrações do Jubileu do Imam, segundo a comunidade, oferecem oportunidades para o lançamento de novos projectos de desenvolvimento, de âmbito social, cultural e económico.

De acordo com a ética da fé, estes projectos pretendem melhorar a qualidade de vida dos mais vulneráveis da sociedade com a criação de escolas, hospitais e projectos de habitação.

No seu Jubileu de Prata, há 25 anos, o actual Aga Khan lançou novas instituições e projectos de desenvolvimento social e económico que têm contribuído para a melhoria da vida de milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento.

Rede Aga Khan para o Desenvolvimento em Portugal

LMCF: Atrás de uma grande fila de táxis, ver pessoas, seguranças de cor castanho..
Pensei: será algum principe indiano??
Ao passar por tanta gente, de um lado e de outro, com bonés vermelho e verde, quase senti, princesa, vip por um momento..LOOL

Sem comentários: