quinta-feira, 26 de abril de 2007

O nosso universo é mesmo grande...

Descoberto novo planeta
Maior do que a Terra e com temperaturas entre os 0º e os 40º, "Gliese 581 b" pode ser habitável
O novo planeta descoberto fora do sistema solar e semelhante à Terra faz os cientistas sonhar com a possibilidade de encontrar vida noutro planeta. Ainda sem nome registado, o planeta aparenta ter condições para ser habitável mas a humanidade está a anos de luz de lá chegar.
É preciso deixar o Sol e todos os oito planetas para trás. Longe do sistema solar, os cientistas descobriram uma outra estrela à volta da qual gira um planeta parecido com a Terra.
É um velho sonho da humanidade descobrir planetas habitáveis mas a pergunta é uma quimera.
Em vez de amarela, a estrela é vermelha e tem um terço do tamanho do Sol. Chamam-lhe estrela anã.
O planeta demora 13 dias a completar a órbita e tem cinco vezes a massa da Terra, talvez por isso lhe chamem a super Terra.
Através de um telescópio, os investigadores do Observatório Europeu do Sul determinaram que a temperatura do planeta à superfície varia entre os zero e os quarenta graus Celsius. Suficientemente quente para ter água em estado líquido.
O telescópio ainda não permite observar a atmosfera do planeta. Só a existência de metano e ozono poderia permitir qualquer forma de vida.
O Gliese 581 b é o planeta mais pequeno encontrado até agora fora do sistema solar. Mas o que tem feito sonhar mais alto.
As sondas humanas que foram mais longe foram as Voyager e demoraram dez anos a chegar a Plutão. Se agora mantivessem a mesma velocidade demorariam cerca de 700 mil anos a ir à estrelinha mais próxima que se encontra a uma distância cinco 5 vezes superior. Isto, a nível de escalas relativas a milhões de anos de viagem.
A dúvida vai continuar a não ser que o novo planeta disponha de tecnologia mais avançada.

Sem comentários: