Avançar para o conteúdo principal

A amiga Olga


Voltamos aos primórdios da TVI e recordar um dos seus programas míticos, A Amiga Olga. Foi o primeiro grande trunfo do canal, o concurso que os colocou sobre a atenção do público e alguns dos chavões entraram no vocabulário do povo.

Como já aqui foi falado, o canal Quatro (ou canal da Igreja) não era tão popular como a SIC no começo das emissões, mas logo no seu começo teve um programa que captou a atenção do público, um concurso apelativo que se tornou muito popular e fez com que muitas pessoas andassem a gritar "A chave! A chave! O dinheiro! o dinheiro" ou então "vem aí o rapaz do gongo".

Olga Cardoso era uma personalidade conhecida do mundo da rádio, foi a parceira de António Sala no programa Despertar durante anos, e aproveitou a oportunidade da TVI (na altura mais conhecida por Quatro) para apresentar então um programa televisivo. A simpatia dela era contagiante, apresentava sempre um sorriso de orelha a orelha e o seu discurso era entusiástico e animado, muitas vezes sempre com uns décibeis acima do esperado.


O seu "UAU!" tornou-se rapidamente a imagem de marca, algo que ela explorou bem, assim como a frase "Vem aí o rapaz do gongo" onde vinha sempre um rapaz bem apresentável com um gongo para a prova onde não podiam responder nem "sim" nem "Não" às perguntas de Olga Cardoso, e muito menos se repetirem nas respostas com constantes "talvez" ou algo do género. Sempre que perdiam lá se ouvia o gongo, muito para divertimento de todos no público, quer os do estúdio quer os que estavam em casa.

A amiga Olga fazia jus ao nome porque tentava sempre ajudar as pessoas, facilitava muito quando era a prova das perguntas mas não em demasiado e não interferia na parte em que tinham que escolher a chave que abria algo que podia dar direito a grandes prémios (ou não tão grandes), ou ficarem com o dinheiro que ela ia pondo na mão deles. Um pouco o conceito do lendário "1,2,3" e que já estávamos habituados a ver e a apreciar.

A simpatia da apresentadora e o seu entusiasmo ajudaram a que o programa tivesse sucesso, mais do que se calhar poderia ter se fosse outro a apresentar. No entanto ainda hoje continua-se a brincar com os chavões do programa, a prova que muitos de nós viram e gostaram deste concurso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...