Google Analytics

    MINHA AUTORIA    PIMENTINHA    LIVROS    FILMES

4 de novembro de 2006

Mãe negra e pai branco podem gerar filhos de cores diferentes


O jornal britânico "The Sun" fez neste fim-de-semana uma coletânea com vários casos recentes que parecem desafiar a lógica -- bebês gêmeos com cor de pele diferente, um "branco" e outro "negro". O último caso a ganhar notoriedade foi o da britânica Kerry Richardson, com seus meninos Layton (loiro) e Kaydon (mulato).

Trata-se de um acontecimento raro, mas não tem nada de miraculoso - e não é nem preciso duvidar da fidelidade da mãe ao marido para explicar o que acontece!

A informação crucial na maioria dos casos é que pelo menos um dos membros do casal tem herança racial mista. Como a cor da pele entre seres humanos é determinada por um conjunto de quatro a seis genes diferentes, casais mestiços podem, com uma bela dose de sorte, gerar bebês muito diferentes entre si.

Esses vários genes contêm a receita para a produção da melanina, a "tinta" bioquímica que dá cor à pele humana. Cada um deles induz a produção de tipos ligeiramente diferentes de melanina, uns ligados a pessoas de pele mais clara, outros a pessoas de pele mais escura. Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe.


Luca e Marina
(inglesas)
Boyd e Oliver
(ingleses)
Alícia e Jasmin
(australianas)


Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária. Mas, em seu DNA, o bebê tem ambos os tipos de gene.

Assim, no caso de Kerry, ela poderia passar a seus filhos tanto genes para pele clara quanto os para pele escura. Aí é que vem o acaso: quando produziu seus óvulos, ela deve ter passado para um deles apenas as cópias ligadas à pele clara; já o outro óvulo "ganhou" apenas as cópias de genes para pele escura. Assim, um dos bebês nasceu mulato (por causa da ação dos genes para pele clara do marido), enquanto o outro é loiro. -- Fonte: http://www.g1.com.br/

3 comentários:

CANTINHO DO AMOR!!!!!!!! disse...

[red]que coisa mas linda,muito fofo adorei

Anónimo disse...

Adorei seu blog, e mais ainda foto da Reciclagem, gostaria de recebê-la, sou professora de Educação Infantil na Creche Consuelo em Paraíba do Sul - RJ. Nosso blog é:
http://crecheconsuelo.blogspot.com

matheus klaatter (theu) disse...

AI MEU DEUS QUE COISA MAIS GOSTOSA AMEI ESSES BEBES MUITO LINDOS
E TAMBEM ACHEI INTERESSANTES TIREI MINHAS DUVIDAS