quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Dia Mundial dos Recordes

Para comemorar o Guinness Day (o Dia Mundial dos Recordes), que é celebrado em todo mundo em 9 de novembro, a Ediouro traz ao Brasil o homem mais alto do planeta. Ele é chinês, tem 55 anos e mede nada menos que 2,36m. Xi Shun cumprirá extensa agenda, que inclui visitas a livrarias para autografar o "Guinness World Records 2007", que está sendo lançado pela Ediouro. O chinês gigantão nasceu na Mongólia Interior, província situada no norte da China, e foi criado no campo. "Antes eu queria ser 'normal', mas agora estou satisfeito", costuma dizer Xi quando perguntado como se sente sendo tão alto.

Por conta de sua estatura, tornou-se jogador do time de basquete do Comando Militar de Shenyang, em 1973, mas tempos depois foi obrigado a parar de jogar por causa de reumatismo. Em 1975, voltou a trabalhar como pastor em sua cidade natal, Chifeng.

O chinês, que vive em uma casa especialmente construída para ele, em sua cidade natal, Chifeng, entrou para o Livro dos Recordes após ser submetido a uma bateria de exames físicos e mentais, em janeiro de 2005. Médicos do Hospital Municipal de Chifeng comprovaram que Xi cresceu naturalmente e não sofre de nenhuma enfermidade, o que garantiu o recorde.

Só para se ter idéia do tamanho do gigante, só a bengala que o chinês usa para se apoiar mede 1,30m. Outra medida impressionante é a altura do pé direito de sua casa: mede 5 metros!
Hospedado numa suíte presidencial, Xi Shun precisou de algumas adaptações no hotel em que ficou, no Flamengo, na Zona Sul do Rio. A cama de casal king size teve que se somar a uma cama de solteiro na horizontal para dar o comprimento necessário ao gigante chinês.

Sem comentários: