22 de agosto de 2024

Dinamica com as palavras escolhidas na "À LUZ DAS LETRAS"

 

'Não aguento mais!' ou 'atingi o meu limite!' podem ser os desabafos de quem sofre da chamada Síndrome de ‘Burnout’.

Considero ‘Burnout’, uma depressão com incidência no ‘stress’ crónico. A depressão sempre existiu e muito gente já passou por isso. Mas este, junta-lhe o ‘stress’ ou os problemas com o trabalho que gostamos de fazer.

No ano passado, senti isso. Descontente com algumas coisas que aconteceu com o trabalho e retive dentro de mim. Engolia em seco, entregava-me aos jogos de telemóvel, perdia a calma e irritava-me com outras pessoas, somente para não ter maiores problemas. E com isso, provocava-me problemas com a saúde, voltei a ter problemas com o estômago, dores de cabeça que passou a ser todos os dias e as tonturas vinha do nada.

Comecei a pensar que tenho de mudar alguma coisa para ter um pouco de paz e tranquilidade que tanto procuro. Falei com uma amiga que me deu claridade da situação. Tenho de pensar noutras soluções, dar tempo ao trabalho, melhorar a saúde, que é importante e ter uma atividade, um passatempo.

Eu tenho o poder de dar a volta a situação. Sempre fui contra as depressões, contra o não fazer nada e contra os medicamentos que nos deixam fora de nós. Foi quando apareceu esta formação da Escrita da Analita Santos, que me ajudou a desviar a minha mente para outros assuntos. Pegar no meu manuscrito que está na gaveta, há muito tempo e aperfeiçoar a minha linguagem portuguesa, seja para escrever, seja para falar.

Neste momento, o trabalho corre dentro dos possíveis, a saúde melhorou e espero melhorar brevemente. E o manuscrito a correr às maravilhas, a aprender palavras e conceitos novos. Finalmente, a ter sombra para escrever, sol para divagar e navegar nos livros interessantes e emocionantes.

Sem comentários: