Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de Dezembro.
A data tem como principal objectivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.
Em 1998 a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Origem do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

A ONU - Organização das Nações Unidas é a responsável pela criação da comemoração, o que aconteceu em Assembleia Geral em 14 e Outubro de 1992.
pessoas com deficiência

Actividades para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Em Portugal as variadas instituições realizam distintas actividades para celebrar o dia, tais como seminários, concursos de frases e ideias, almoços de gala, corridas, entrega de prémios, espectáculos de teatro, dança e cinema, entre outros, apelando à participação da população.
As actividades levadas a cabo neste dia têm como fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...