Avançar para o conteúdo principal

LENDA DA LOBA

Como todas as lendas, esta também nos diz que aconteceu em tempos de que a memória já não lembra.
Um rico lavrador da vila era o proprietário de uma vaca que dava pelo nome de “Lourin”. Um dia, a vaca foi pastar, tendo-se perdido nas pastagens verdes. O dono, muito aflito, correu à procura do seu animal, chamando-o “Lourin, onde estás Lourin?”
Ao fundo de um pequeno monte, ouviu-se a vaca … “Nhã!”
E pronto, aqui temos a origem do topónimo “Lourinhã”.
LENDA DA LOBA
A lenda leva-nos a recuar muitos, mas muitos anos. Nesta vila, determinadas pessoas puseram-se em pé de guerra por via de um alão (grande cão de caça) que pertencia a uma família muito rica. Certo dia, o cão, dada a sua corpulência e força, soltou-se! Vários homens avisaram a população de que se encontrava uma loba muito grande que a todos ameaçava. Assim, logo se juntou um grupo munido de paus, forquilhas e caçadeiras.
Correram atrás do animal, pensando ser uma loba e mataram-no. Viram que afinal era uma linda cadela de raça corpulenta.
Por causa desta lenda, a Lourinhã não se livrou de ainda em nossos dias, ser conhecida como a “terra da loba”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desejos

Depois de 2025 ser um ano difícil, de travessias e silêncios.   Chega o 2026, um ano das mudanças, das sementes que germinam, das transformações que pedem coragem.   Que cumpra os desejos antigos e novos, meus e vossos, dos que me rodeiam.   Que traga a Paz onde houve tumulto, Amor onde faltou abraço, Tranquilidade onde reinou o cansaço.   Que sejamos sinceros, gratos e unidos. E que o “muito mais” venha com luz e com tempo.