quarta-feira, 28 de março de 2018

As Mangas de Goa

Todo o Goês concordaria comigo de que de todos os meses do ano, Maio é um dos mais festivos em Goa. Logo após a Páscoa em Abril começam as festas nas nossas igrejas paroquiais com as suas “feiras de provisões”, assim chamadas porque, nos velhos tempos, nelas se compravam as provisões de cebolas, pimentas, condimentos, etc. para o resto do ano, dado que logo a seguir vêm os meses de intensas chuvas, os meses da “monção”.
Maio é o mês das nossas frutas, a manga, a jaca, o caju, o ananás, etc. Maio é o mês das praias para as vilegiaturas, banhos do mar, festas dançantes e, daí, Maio é o mês quando os namoros nascem e os noivados desabrocham sobre as areias  sobre as quais se pintam corações e se escrevem breves palavras, cheias de emocao: “I love you”.... "
Este ambiente único  tem enriquecido o folclore e a literatura goesa em mais de uma língua e ainda falada  por estrangeiros que tem visitado Goa. E foi a UNICA  fruta goesa cantada pelos nossos Poetas, Manohar Sardessai e Berardo Pinto Pereira., dois dedicados amigos da mmha familia, hoje cantando juntos Hosanaas ao Senhor no Paraizo
Quando da “Expo Europa:1998” em Lisboa o “Instituto Superior de Agronomia” teve a gentileza de me pedir um artigo sobre a “Manga De Goa” para o seu pavilhão
Posteriormente, a “Fundação Oriente” publicou-o na sua revista ‘Oriente’ nº 3  (Agosto de 2002) com uma tradução em inglês. Agora a F.O., em mais uma gentileza vai publicar em breve um trabalho mais completo em Português e Inglês.

Sem comentários: