sexta-feira, 8 de maio de 2015

Dar a lingua faz diminuir os ressonar

Simples exercícios com a língua e a boca podem diminuir drasticamente a frequência e a intensidade dos roncos.

“Testámos a eficácia de exercícios orofaríngeos para diminuir os casos de pessoas que ressonam”, explica Geraldo Lorenzi-Filho, o autor do estudo, acrescentando que "os exercícios reduziram significativamente os roncos no nosso grupo de estudo”.

Os 39 pacientes estudados fizeram um tratamento de três meses com tiras dilatadoras nasais e exercícios de controlo da respiração ou uma terapia com exercícios diários.

A investigação, publicada na publicação CHEST e divulgada no Daily Mail, descobriu que em pacientes com ressonar primário ou com Apneia Obstrutiva do Sono, os exercícios orofaríngeos, ou da boca e língua, reduzem significativamente a frequência dos roncos em 36% dos casos e a potência total do ronco em 59%.

A prevalência de casos de pessoas que ressonam na população em geral varia entre os 15 e os 54%. Esta percentagem incerta de pessoas que ressonam deve-se ao facto de grande parte dos estudos se basearem em questionários preenchidos pelos próprios pacientes.

Este estudo demonstra um promissor e inovador tratamento para a população que ressona e para os que com eles partilham a cama, como sublinha a diretora médica do Laboratório do Sono da Universidade do Kentucky, Barbara Phillips.

Exercícios:

1. Leve a ponta da língua até ao céu-da-boca e deslize a língua para trás.

2. Sugue a língua para cima, contra o céu-da-boca, e pressione toda a língua contra o céu-da-boca.

3. Force a parte inferior da língua contra o chão-da-boca, mantendo a ponta da língua em contacto com a parte inferior, os dentes da frente.

4. Eleve a parte de trás do céu-da-boca e úvula enquanto diz a vogal "A".

5. Coloque um dedo de cada lado da boca e pressione para fora.

6. Alterne a mastigação entre cada lado da boca enquanto come.

Sem comentários: