quinta-feira, 27 de março de 2014

O Dia Nacional do Dador de Sangue

O Dia Nacional do Dador de Sangue comemora-se a 27 de março, com o objetivo de reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos Dadores Benévolos de Sangue para o tratamento de doentes de todo o país.
Com a institucionalização do Dia Nacional do Dador de Sangue através da Resolução do Conselho de Ministros nº 40/86, passou-se a reconhecer e a salientar o valor social e humano da dádiva de sangue, desmistificando, informando e promovendo a sua prática junto da população em geral.

Segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) tem-se assistido a uma quebra nas doações de sangue nos primeiros meses deste ano, o que está a afetar as reservas do país, pelo que o IPST apela aos dadores que possam contribuir, sobretudo os que não o fazem há mais de um ano ou aos novos dadores, reforçando a necessidade de continuidade das dádivas, de forma a não comprometer as reservas de sangue durante todo o ano.
Em 2013, o IPST conseguiu recolher 208.629 unidades de sangue, devido ao aumento de colaboradores no terreno e também pelo impacto da criação da plataforma “Dador”, que contribuiu para o aumento das dádivas, com a ajuda de uma aplicação para telemóvel, uma para Facebook e um site nos quais se encontram informações sobre o estado da reserva nacional de sangue, os grupos sanguíneos mais procurados no momento e os locais onde se podem realizar as dádivas.

Dar sangue é um ato de cidadania totalmente voluntário.
Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Sem comentários: