sexta-feira, 14 de março de 2014

Dia Mundial do Sono

O Dia Mundial do Sono, que este ano se assinala no dia 14 de Março é promovido pela World Association of Sleep Medicine e tem como objetivo alertar as populações para os danos provocados por problemas do sono, como a apneia do sono, a insónia, o bruxismo, entre outros, através da informação e sensibilização para a sua prevenção e tratamento.

O sono é uma função vital necessária à manutenção de um bom estado de saúde, dado que contribui para a recuperação física e psicológica do organismo.
A quantidade de sono que um indivíduo adulto necessita diariamente para manter um nível de funcionamento adequado é variável. A maioria dos indivíduos necessita de dormir entre sete a nove horas por dia, mas há quem se sinta restabelecido após quatro a cinco horas de sono, e há quem necessite de dez horas.
Assim, considera-se que a quantidade de sono ideal para um indivíduo é o número de horas que esse indivíduo necessita de dormir para acordar física e psicologicamente recuperado.
Períodos de sonolência diurna, irritabilidade ou diminuição da concentração e da produtividade podem ser sinais de sono insuficiente ou de sono de má qualidade.

Sem comentários: