Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial do Sono

O Dia Mundial do Sono, que este ano se assinala no dia 14 de Março é promovido pela World Association of Sleep Medicine e tem como objetivo alertar as populações para os danos provocados por problemas do sono, como a apneia do sono, a insónia, o bruxismo, entre outros, através da informação e sensibilização para a sua prevenção e tratamento.

O sono é uma função vital necessária à manutenção de um bom estado de saúde, dado que contribui para a recuperação física e psicológica do organismo.
A quantidade de sono que um indivíduo adulto necessita diariamente para manter um nível de funcionamento adequado é variável. A maioria dos indivíduos necessita de dormir entre sete a nove horas por dia, mas há quem se sinta restabelecido após quatro a cinco horas de sono, e há quem necessite de dez horas.
Assim, considera-se que a quantidade de sono ideal para um indivíduo é o número de horas que esse indivíduo necessita de dormir para acordar física e psicologicamente recuperado.
Períodos de sonolência diurna, irritabilidade ou diminuição da concentração e da produtividade podem ser sinais de sono insuficiente ou de sono de má qualidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...