Avançar para o conteúdo principal

Máquina de calcular humana

Shakuntala Devi faria 84 anos

Esta segunda-feira, Shakuntala Devi faria 84 anos. Morreu em abril deste ano a indiana que ficou mundialmente conhecida por ser um prodígio da Matemática desde criança. Apelidada de “computador humano”, esta mulher fazia contas mais depressa do que uma máquina de calcular.
Nascida no dia 4 de novembro de 1929, Shakuntala Devi descobriu o talento três anos depois, através de um truque de cartas que aprendeu com o pai. Em 1982, esta indiana entrou para o livro de recordes do Guinness ao acertar em apenas 28 segundos no resultado de uma multiplicação de dois números ao acaso com 13 dígitos cada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...