domingo, 17 de junho de 2012

Festa de Nossa Senhora Perpetua Socorro


No próximo dia 17 de Junho realiza-se na Paróquia de Nossa Senhora do Cabo em Linda a Velha, a tradicional festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, promovida pelas comunidades goesas residentes em Portugal, particularmente, no Concelho de Oeiras.
A efígie de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi venerada na ilha de Creta até ao século XV, mas a difusão da sua devoção deve-se aos Padres Redemptoristas desde 1896, tendo o Papa Pio IX solicitado aos mesmos a propagação mundial desta devoção.
Uma observação atenta da imagem revela-nos uma mãe amorosa, carinhosa e- ao mesmo tempo -sofredora, pensando, talvez, nos instrumentos de tortura que farão parte do sofrimento do seu Filho que se encontra no seu colo: um simples quadro engloba o amor de uma mãe e a sua resignação pela paixão do seu próprio Filho.
Em Portugal, a devoção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi introduzida nos fins do século XIX, por diversas vias, mas os grandes arautos desta devoção têm sido os Missionários Redemptoristas.
Convidamos assim toda a comunidade paroquial a participar na festa litúrgica, com início às 11h30, seguida de convívio/almoço no salão de festas da paróquia de Linda a Velha.

Sem comentários: