Avançar para o conteúdo principal

Duelo de nomes: Lara vs Laura

Lara
significado: existem várias definições, como "protecção" ou "esperança ao nascer"; diz-se que é o diminutivo de Larisa, uma ninfa da mitologia grega.
possíveis alternativas: Larissa, Clara, Iara, Mara, Sara

curiosidades: Nome popularizado pela personagem do videojogo Tomb Raider, Lara Croft, mais tarde interpretada no cinema por Angelina Jolie.

Laurasignificado: "loureiro"
possíveis alternativas: Aura, Isaura, Maura, Laurina, Laurinda

curiosidades: nome popular em todo o mundo, representado em áreas tão diferentes como a música (Laura Pausini) ou a política (Laura Bush, ex-primeira-dama dos EUA).


Embora os dois nomes sejam graficamente muito parecidos, são muito diferentes entre si. Lara é um nome contemporâneo, que imagino numa criança ou numa adulta jovem; já Laura regressou recentemente aos jardins-de-infância, depois de se ter estabelecido como nome de avó ou de tia. Claro que é extraordinariamente subjectivo, mas acho Laura mais "credível", mais adequado a profissões de responsabilidade.

Comentários

Aproveito para deixar o link do blog onde o texto foi originalmente publicado:

http://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/02/duelo-de-nomes-lara-vs-laura.html

Mensagens populares deste blogue

O Inverno Que Regressou

  O frio chegou sem cerimónia, gelado e húmido, cortando a pele antes de ser sentido, trazendo o cheiro da terra revolvida e o toque metálico da chuva a bater nas telhas, devolvendo às manhãs uma luz cinzenta que não pede desculpa. Não anunciou visita. Entrou. Espalhou-se pelas ruas, infiltrou-se nas janelas mal vedadas, fez-se ouvir no ranger antigo das portadas. A chuva veio atrás dele, densa e persistente, com aquela autoridade que não se discute. E, de súbito, o país pareceu surpreendido por algo que sempre fez parte da sua história. Os velhos reconheceram-no de imediato. Encostados aos balcões dos cafés, mãos fechadas em torno das chávenas, disseram sem dramatismo: “Isto era o inverno da minha infância.” Não era saudade gratuita. Era memória concreta. Rios que cresciam sem pressa, valas abertas à enxada, a lâmina a cortar a região molhada, encostas deixadas em paz porque se sabia que a terra tem temperamento. O inverno era duro, mas conhecido, previsível na sua força. Hoje, ca...