sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Fabrica Braço de Prata

Localizada na Rua da Fábrica de Material de Guerra (é esse mesmo o nome da rua) no Braço de Prata em Lisboa, esta antiga fábrica de material militar é desde 2007 um dos espaços culturais mais originais de Lisboa.
As antigas salas da fábrica, são agora uma espectacular livraria, salas de exposições e salas de workshops, cinema, bar e restaurante. E o que é mais fantástico, é que está aberto até à meia-noite, ou mesmo até mais tarde, dependendo dos espectáculos em cartaz.

E é mesmo à noite que a Fabrica se torna num espaço único, com uma luminosidade própria dos grande casarões antigos e a música a propagar-se pelas diversas salas. Esta Fábrica de Braço de Prata (FBP), que foi um antigo estabelecimento fabril militar do Estado, tendo sido desactivado na década de 90, deu origem a um original centro cultural.

A FBP começou a funcionar em 1908, como Fábrica de Projecteis de Artilharia, fabricou essencialmente munições e armamento. Atingiu o auge da sua produção durante a Guerra do Ultramar, altura em que conseguiu produzir centenas de milhares de material militar diverso, que servia as Forças Armadas Portuguesas.
Ao mesmo tempo, ainda produzia equipamentos para exportação, sobretudo para a Alemanha. Foi aqui, que foi produzida durante décadas, a famosa G3 (produzida sob licença alemã).

Os muitos desgraçados que cumpriram o Serviço Militar Obrigatório, conhecem a fundo esta arma, chegando a ter que a saber desmontar e montar e chegando mesmo a dormir com ele (a arma claro). Pois agora a FBP em vez de G3, apenas produz sons para MP3!...

Sem comentários: